Resumo de biologia: Táxons



Táxons 

Por : Isabela Nunes

São os grupos nos quais são distribuídos todos os seres vivos de acordo com a proximidade filogenética sendo, quanto mais aparentados e semelhantes, mais grupos serão compartilhados por populações de indivíduos. Os táxons atuais foram majoritariamente definidos por Lineu (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie), com exceção de domínio, um táxon incluído na classificação biológica mais recentemente para atender a estudos biomoleculares. 

Resultado de imagem para resumo de representantes de cada táxon

Figura 3: esquema que apresenta um breve resumo de características gerais dos integrantes de cada táxon.

Algumas informações importantes: 

  • Ao escrever a ordem de um organismo, é necessário utilizar letra maiúscula;

  • As terminações “ae” ou “eae” são referentes à família;

  • O gênero deve ser sempre grifado;

  • A espécie deve ser escrita na forma binominal e em itálico ou grifado. 


 

Considerando o grau de proximidade entre os organismos, ao nos depararmos com os seguintes organismos: 


 

Oryza sativa

Avena sativa

Oriza barthii

Avena byzantina


 

É possível afirmar que Oryza sativa e Oriza barthii são filogeneticamente próximas uma vez que pertencem ao mesmo gênero. Equanto Oryza sativa e Avena sativa, apesar de compartilharem o mesmo epíteto, não compartilham o gênero, portanto, são menos aparentadas. 

Espécie 

O conceito de espécie ainda é muito discutido e, portanto, existem diversos posicionamentos sobre a definição exata de uma espécie. Apesar das discussões ainda em curso, o conceito biológico de espécie é comumente adotado para os vestibulares: 

Espécie é um grupo de populações naturais intercruzantes que acasalam e reproduzem entre si e que está isolado reprodutivamente de outros grupos.

Portanto, de acordo com o conceito biológico, é possível definir espécie de acordo com os limites reprodutivos e o fluxo gênico estabelecido entre grupos de organismos. 

Domínio 

É o táxon mais recentemente incluído na classificação biológica estabelecida para atender a classificação dos organismos com base nas novas características observadas em alguns seres vivos. Com o desenvolvimento de técnicas biomoleculares foi possível reconhecer grandes diferenças entre alguns grupos de procariontes, até então conhecidos como bactérias. 

A identificação de diferenças fisiológicas e genéticas entre procariontes gerou a necessidade da criação de um táxon superior a reino para abrigar adequadamente bactérias e arqueias. As arqueias são procariontes, bastante semelhantes a bactérias, que vivem em ambientes com características extremas. 

Reinos 

É o segundo táxon com maior diversidade, isto é, é o segundo em número de organismos abrangidos. A classificação de Whittaker (1969) agrupou os seres vivos em cinco grandes reinos com base no tipo e quantidade celular e o modo de nutrição, com isso temos: 

  • Monera: procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos. Nesse reino estão inclusos bactérias, cianobactérias e arqueas. 

  • Proctista: eucariontes, uni ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos. Estão inclusos protozoários e mixomicetos (a classificação desse grupo ainda está em discução)

  • Fungi: eucariontes, uni ou pluricelulares, heterótrofos. Inclui leveduras, cogumelos e bolores. 

  • Plantae (Metaphyta): eucariontes, pluricelulares e autótrofos. Agrupa os vegetais. 

  • Metazoa: eucariontes, pluricelulares e heterótrofos. Inclui todos os animais