Resumo de biologia: Filo dos Cordados: Peixes



Filo dos Cordados: Peixes

Autora: Profª Carla Aquino

 

Um estudo publicado pela revista Science diz que as mudanças climáticas na Terra são responsáveis pelo declínio da população de peixes no mundo, principalmente nas espécies que apresentam alguma importância econômica.  Foi observado que no Mar do Japão e no Mar do Norte houve uma grande redução, em torno de 35% da população de peixes foi afetada, já que além das mudanças no clima, os peixes dessa região sofrem com a pesca predatória.  O aquecimento das águas do oceano pode prejudicar a cadeia alimentar – visto que o fitoplâncton e o zooplâncton sofrem com a elevação da temperatura e são importantes na alimentação dos peixes.  

 

Quem são os peixes?

A denominação peixes está relacionada a diversos seres aquáticos e possuem respiração braquial. Acredita-se que os peixes foram os primeiros vertebrados que surgiram no planeta. Esses animais ocupam a água doce e salgada. Podem ser encontrados em rios, lagos e mares. O grupo dos peixes é composto por ágnatos – peixes sem mandíbula, por exemplo: os peixes-bruxa, pelos peixes cartilaginosos e pelos peixes ósseos.

Os peixes são organismos que apresentam grande adaptação ao ambiente aquático. Eles apresentam diversas características que favorecem sua vida nesse ambiente: possuem musculatura corporal segmentada, corpo hidrodinâmico – alongado e achatado lateralmente, pele produtora de muco e dotada de escamas – o que diminui a resistência e facilita seu deslocamento na água. Além disso, apresentam nadadeiras que são estruturas locomotoras. A figura abaixo, mostra um cardume:

Figura: Cardume - https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/underwater-life-199427666?src=L_aDlndn4j6-O1_tj9v3eA-1-3 Acesso em: 13.06.2019

 

Características gerais dos peixes:

Os peixes são pecilotérmicos, sua temperatura corporal varia de acordo com o ambiente, assim a temperatura interna e a externa são semelhantes. Com relação à fisiologia dos peixes, vamos falar um pouco sobre os diferentes sistemas:

Respiração:  os peixes possuem respiração branquial, eles retiram o oxigênio presente na água através das brânquias.

Circulação: Os peixes possuem coração com duas cavidades – um átrio e um ventrículo – e apresentam circulação simples e completa, ou seja, o sangue faz apenas uma passagem pelo circuito: coração – brânquias – órgãos e não mistura de sangue arterial e venoso dentro do órgão.

Excreção: Em geral, os peixes excretam amônia, que necessita de grande quantidade de água para ser diluída. Porém, há peixes – como os tubarões - que excretam ureia.

Digestão: O sistema digestório é completo. Há peixes carnívoros, herbívoros e há também os detritívoros, como os que vivem em zonas abissais – regiões em que não são encontrados seres fotossintetizantes.

Linha lateral: é composta por uma linha formada por poros, que se comunicam com células sensoriais no corpo do peixe. É importante para que o animal sinta alterações na correnteza, assim como consegue perceber a movimentação em seu entorno – como presas ou predadores se aproximando.

 

Classes de peixes:

Agnatos – Os peixes sem mandíbulas

Os agnatos (também são conhecidos como ciclostomados, devido ao formato circular da sua boca. Entre os exemplos desse grupo de peixes estão os peixes-bruxa e as lampreias, os quais apresentam notocorda até a fase adulta. A figura abaixo mostra a boca circular dos agnatos:

Figura: Boca circular - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Petromyzon_marinus.003_-_Aquarium_Finisterrae.JPG Acesso em: 13.06.2019

 

Figura: Lampréia https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lamprey_illustration_side.png Acesso em: 13.06.2019

 

Condrictes – Os peixes cartilaginosos

São peixes que apresentam esqueleto cartilaginoso. Entre os principais representantes do grupo estão as arraias e os tubarões. Esses animais apresentam reprodução sexuada, fecundação interna e são dioicos. Os machos apresentam um órgão especializado para a reprodução, que foi formado a partir das dadeiras pélvicas e é conhecido como clasper.  Sua função é introduzir gametas na cloaca da fêmea. Possuem escamas placoides, cobertas por dentina.

 

Figura: Condrictes – tubarões: https://pxhere.com/pt/photo/1377202 Acesso: 13.03.2019

 

 Osteíctes – Os peixes ósseos

Os osteíctes são peixes com esqueleto ósseo. Os animais desse grupo apresentam fecundação externa e são dioicos. Além disso, apresentam boca ventral e escamas são de origem dérmica. Esses peixes apresentam bexiga natatória e sua principal função é controlar a profundidade do peixe na coluna d’água. Em peixes pulmonados, como a piramboia, a bexiga natatória auxilia na respiração do animal.

Figura: Peixes ósseos - https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal5.php Acesso em 13.06.2019.

Figura: Característica dos peixes https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/fish-characteristics-infographic-diagram-including-slippery-1321110659?src=TMsbpcg6MqvN5_9xxj8r1Q-1-0 Acesso em: 13.06.2019.

 

Agora que sabemos um pouco mais sobre as características dos peixes, vamos testar nossos conhecimentos:

 

no vestibular...

 

Questões:

1. (UFG-GO) Os cardumes deslocam-se sincronizadamente na água, sem colisões entre os peixes. Esse fato deve-se à presença de:

a) cóclea.

b) glândulas mucosas.

c) opérculo.

d) fosseta loreal.

e) linha lateral.

 

2. (UFSM-RS) Dentre os tipos de peixe relacionados a seguir, o que possui uma bolsa cheia de gases acima do estômago, chamada bexiga natatória, com função de auxiliar na flutuação ou no afundamento na água, é o (a):

a) raia.

b) lampreia.

c) traíra.

d) tubarão.

e) peixe-bruxa.

 

 Gabarito:

1.    E - A linha lateral é uma estrutura presente nos peixes e fundamental para o animal captar variações na pressão e movimentação da água. É composta por células sensoriais que auxiliam na percepção do ambiente.

2.    C – A bexiga natatória está presente nos peixes ósseos, sua função é controlar a flutuabilidade do animal na coluna d’água.

 

 

Resumo

Os peixes são organismos que apresentam grande adaptação ao ambiente aquático. Eles apresentam diversas características que favorecem sua vida nesse ambiente: possuem musculatura corporal segmentada, corpo hidrodinâmico – alongado e achatado lateralmente, pele produtora de muco e dotada de escamas – o que diminui a resistência e facilita seu deslocamento na água. Além disso, apresentam nadadeiras que são estruturas locomotoras.

Além disso, os peixes possuem estruturas presentes apenas nesse grupo, como por exemplo: linha lateral que é uma estrutura sensorial, importante para que o animal sinta alterações na correnteza, assim como consegue perceber a movimentação em seu entorno – como presas ou predadores se aproximando. E de acordo com a classe a qual pertence, possuem características específicas. Os agnatos são peixes que não possuem mandíbula e apresentam boca circular. Os osteíctes são os peixes cartilaginosos, um representante desse grupo são os tubarões. Já no grupo dos osteíctes encontramos os peixes ósseos, um exemplo desse grupo são as sardinhas.

 

 

Referências:

Peixes – Unesp https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/biologia/MARIACELIAPORTELLA/11t.-aula-pisces-2014.pdf Acesso em 13.06.2019