Resumo de biologia: Introdução à Genética



O que preciso saber para a prova de Genética do Enem?

Essa é uma pergunta que fica na cabeça de muitos alunos e com razão! Genética é um tema recorrente nas provas de Ciências da Natureza e por isso você deve ter muita atenção durante os estudos para o Enem. Nós do Kuadro vamos te ajudar e mostrar pra você alguns assuntos que podem te salvar na hora da prova!

Existem vários temas muito importantes para a prova de Biologia no Enem, dentre eles está a genética. Essa é uma área muito importante, uma vez que ela estuda a herança das características hereditárias dos seres vivos. As questões de Genética no Enem costumam ser relativamente tranquilas, por isso é fundamental que você tenha domínio desse assunto.

O DNA e sua estrutura:

O Enem costuma apresentar questões que abordem o tema DNA. Para essas questões, é importante ter uma noção sobre a importância dessa molécula para a hereditariedade. Ou seja, o papel que ela desempenha na transmissão de características ao longo das gerações.

O DNA é formado por uma dupla-hélice composta por nucleotídeos – que são apresentam em sua estrutura um glicídio (pentose), uma molécula de fosfato e base nitrogenada. Essa dupla-hélice é formada pela união de bases nitrogenadas que no DNA são: adenina com timina e citosina com guanina.  Nas células eucarióticas, o DNA está no interior do núcleo celular – protegido pela carioteca, enquanto que nas células procarióticas o DNA está disperso no citoplasma.

Para a prova, também é importante lembrar que fragmentos de DNA que estão presentes em um cromossomo são chamados de genes. Os genes são responsáveis pela síntese de uma proteína que está relacionada a uma característica específica, como a cor dos olhos e até mesmo propensão a determinadas doenças.

O que cai sobre genética?

Genética Mendeliana:

Esse tema não é abordado com tanta frequência na prova do Enem, porém alguns assuntos já apareceram em algumas questões. É fundamental conhecer os conceitos básico em Genética.

É importante saber que “fenótipo” se refere às características observáveis em um ser vivo, como cor da pele e tipo sanguíneo.  Já o termo genótipo designa a constituição genética de um ser, por exemplo uma pessoa albina será duplo recessivo aa. Reveja também os conceitos como homozigoto, heterozigoto, genes recessivo e dominante.

Biotecnologia

Um dos temas  mais presentes no Enem, são relacionados a Genética Moderna, ou seja, temas atuais e novas descobertas científicas.

Dentro desses assuntos, o que é mais cobrado são os transgênicos, também conhecidos como organismos geneticamente modificados (OGM). Um organismo é considerado geneticamente modificado quando é inserido em seu material genético um gene retirado de outra espécie. Organismo transgênico é o que recebeu o gene de interesse e passará a produzir proteínas da espécie doadora do gene.

A clonagem também pode ser cobrada nas provas do Enem. Lembre que clonagem é a produção de cópias idênticas. A clonagem permite produzir um novo ser inserindo o núcleo de uma célula somática em um óvulo sem material genético nuclear. Também pode ser realizada a clonagem de moléculas de DNA apenas, produzindo cópias de trechos de interesse do DNA.