Resumo de biologia: Composição química da célula: Proteínas - aplicações



Composição química da célula: Proteínas

Autora: Profª Carla Aquino

 

Hoje em dia, muitos adultos e adolescentes procuram academia para praticar musculação, com o objetivo de ganhar massa muscular e emagrecer. Sabemos que ter uma boa alimentação e realização de atividades físicas regulares são importantes para manter a saúde do corpo.

Uma nutrição adequada é fundamental para otimizar os efeitos das atividades físicas e obter os melhores resultados. Em geral, os praticantes de atividades que visam a hipertrofia muscular, consomem proteínas e suplementos de aminoácidos regularmente, o que pode ajudar no aumento da massa muscular. Porém é essencial o acompanhamento de um nutricionista para que não haja prejuízo à saúde e para que se obtenha os melhores resultados possíveis.

Hoje, vamos estudar como são formadas as proteínas, suas funções e em que alimentos podemos obter.

 

As proteínas são moléculas fundamentais para os organismos. Elas participam das reações químicas que ocorrem dentro das  células, elas realizam o transporte de gases no sangue, fazem a defesa do nosso corpo (anticorpos), compõem nossos músculos, entre tantas outras funções.

Encontramos as proteínas em diversos alimentos, como carnes, leite, ovos, feijão, lentilhas, brócolis. Elas são encontradas em animais, em plantas e em outros seres. Mas o que são as proteínas? Como elas são formadas? Vamos estudar um pouco mais sobre essas macromoléculas.

 

Figura: Ovos (proteínas) - https://www.pexels.com/pt-br/foto/1150616/ Acesso 14/05/2019.

 

Figura: Grão de bico https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/cooked-chickpeas-white-bowl-on-spilled-469595090?src=EpeBnVKVy-6C_ZdjeM1Qow-1-3 Acesso 14/05/2019.

 

Composição química das proteínas:

As proteínas são moléculas orgânicas formadas por aminoácidos, os quais são compostos por moléculas de nitrogênio, hidrogênio, carbono e oxigênio. Os aminoácidos podem ser produzidos pelo organismo ou obtidos pela alimentação, eles são chamados respectivamente de aminoácidos naturais e essenciais.

Uma proteína pode ter uma quantidade variável de aminoácidos. Quando estão agrupados dois aminoácidos, chamamos de dipeptídios e quando há muitos aminoácidos, são chamados de polipeptídios.  Os aminoácidos que formam as proteínas estão unidos por ligações peptídicas.

 

Observe uma ligação peptídica na figura abaixo:

Figura: Ligação peptídica https://brasilescola.uol.com.br/biologia/peptideos.htm Acesso em 14/05/2019

 

Estrutura da proteína:

A estrutura e a forma de uma proteína são muito importantes para seu funcionamento. A proteína é classificada de acordo com a forma e como a sequência de aminoácidos é enrolada:

Estrutura primária: É uma sequência linear de aminoácidos, eles estão arranjados como os “elos” em uma corrente.

Estrutura secundária: Nesse caso, a cadeia de aminoácidos apresenta forma helicoidal.

Estrutura terciária:  A cadeia polipeptídica forma um tipo de dobra sobre si mesma. Como um “emaranhado de fios”.

Estrutura quaternária: É composta por duas ou mais cadeias polipeptídicas terciárias agrupadas.

A estrutura da proteína é fundamental para seu funcionamento, a quebra dessa configuração pode anular sua função. Essa quebra é chamada de desnaturação e ela pode ocorrer devido às variações de pH e temperatura.  Por exemplo, quando fazemos um ovo cozido desnaturamos suas proteínas.

 

Figura: Estrutura da proteína https://www.euquerobiologia.com.br/2017/12/tipos-estruturas-proteinas.html Acesso em: 14/05/2019

 

Origem das proteínas:

As proteínas podem ser de origem animal, como por exemplo, as carnes, leite e ovos. Podem ser vegetais, como por exemplo as que são encontradas em alimentos como brócolis, grão-de-bico, nozes, lentilhas, entre outros produtos. Há também as proteínas sintéticas, que são manipuladas em laboratório, como por exemplo o Whey protein – que é muito consumido por atletas e pessoas que querem um reforço proteico em sua dieta.

 

Como são formadas as proteínas?

As proteínas são feitas no citoplasma da célula, em um processo chamado de tradução ou síntese proteica. Uma molécula de RNA mensageiro (RNAm) possui uma informação que foi repassada por uma molécula de DNA. A leitura do RNAm e a montagem da nova cadeia polipeptídica é feita com o auxílio de ribossomos (organelas citoplasmáticas), enzimas e aminoácidos. A figura abaixo mostra um esquema resumido desse processo:

Figura: Síntese proteica - https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/central-dogma-gene-expression-infographic-diagram-695774158?src=3inASnR9k5OZ1IHDMZsMMQ-1-6 Acesso em: 15/5/2019.

 

Mas como esse assunto é cobrado nas provas? Vamos ver algumas questões? 

 

No vestibular...

 

1.    (ENEM 2009) Arroz e feijão formam um “par perfeito”, pois fornecem energia, aminoácidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro. Por exemplo, o arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão, e o aminoácido metionina é abundante no arroz e pouco encontrado no feijão. A tabela seguinte apresenta informações nutricionais desses dois alimentos.

A partir das informações contidas no texto e na tabela, conclui-se que

a) os carboidratos contidos no arroz são mais nutritivos que os do feijão.

b) o arroz é mais calórico que o feijão por conter maior quantidade de lipídios.

c) as proteínas do arroz têm a mesma composição de aminoácidos que as do feijão.

d) a combinação de arroz com feijão contém energia e nutrientes e é pobre em colesterol.

e) duas colheres de arroz e três de feijão são menos calóricas que três colheres de arroz e duas de feijão.

 

2. (Enem/2014) Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.
O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).

Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em
A) vitaminas A e E.
B) frutose e sacarose.
C) aminoácidos naturais.
D) aminoácidos essenciais.
E) ácidos graxos saturados.

 

 

Gabarito:

1.    D - O feijão é um alimento rico em proteínas vegetais, também sendo fonte de ferro, vitaminas do complexo B e o arroz é rico em carboidratos e vitaminas.

2.    D - Por realizarem uma dieta sem proteínas, os produtores rurais deveriam tomar algum tipo de suplementação alimentar que fosse rica em aminoácidos essenciais, aqueles que só obtemos através da dieta.
[Fechar sessão – No vestibular...]

 

 

Resumão:

As proteínas são macromoléculas orgânicas compostas por aminoácidos, os quais são unidos por ligações peptídicas. Encontramos proteínas em alimentos como carnes, ovos, grão-de-bico, feijão e muitos outros.

As proteínas podem desempenhar função de defesa do organismo, transporte de substâncias, estrutura, enzimática, entre outras.

A estrutura proteica é essencial para seu funcionamento, a mudanças em sua forma podem acarretar na perda da função da molécula – desnaturação da proteína.