Resumo de biologia: 2 - Mitose



Mitose

Autora: Proª Carla Aquino

 

Você sabia que o câncer é gerado por algum erro no processo de mitose? Quando as células de uma pessoa passam a se multiplicar de forma desordenada e mais rápido do que o normal, há a formação de tumores malignos. As células cancerígenas tem a capacidade de se desprender do tumor e se deslocar pelo organismo, fazendo com que mais regiões do corpo tenham células desreguladas e à medida que as células cancerosas vão se multiplicando e substituindo as normais, os tecidos vão perdendo sua função – é quando ocorre a metástase.  Dessa forma, vão ocorrendo mitoses sucessivas e descontroladas em várias regiões do corpo.

O câncer não possui uma causa específica, existem diversos fatores que facilitam a ocorrência de um câncer. A maior parte das mutações ocorrem por fatores externos ao organismo, como por exemplo hábitos e estilo de vida. Além disso, fatores genéticos, alguns tipos de alimentos, corantes, exposição à agrotóxicos, alguns tipos de trabalho podem favorecer o desenvolvimento de um câncer. [Fechar box – Linkando assuntos]

 

O que você lembra sobre mitose?

A palavra mitose tem sua origem no grego e significa "tecer com fios", essa denominação é uma referência aos cromossomos, que durante o processo de divisão celular se tornam mais condensados e como consequência, mais visíveis ao serem observados através do microscópio.

Você sabia que o tempo todo existem células se dividindo dentro de você? Pois é, esse processo ocorre em nosso corpo diariamente e a duração do ciclo celular varia de acordo com o tipo de célula em divisão. O ciclo celular é o tempo de vida de uma célula, desde o momento em que ela nasce até o momento em que essa célula se divide.

A interfase é o período que antecede a divisão celular (mitose ou meiose), é dividida em três fases:

G1 – Nessa etapa, ocorre a síntese de organelas e proteínas;

S – Nessa fase ocorre a duplicação do DNA;

G2 – Ocorre a síntese de proteínas e organização do conteúdo celular. Preparo para a duplicação.

 

Figura: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cell_Cycle-es.jpg Acesso: 05/05/2019

 

 As células epiteliais apresentam vida muito curta, por exemplo o revestimento intestinal apresenta uma renovação celular a cada 2 a 5 dias, ou seja, a mitose é um processo frequente nesse órgão. 

A mitose é um processo equacional - a partir de uma célula são produzidas duas células-filhas com a mesma quantidade de cromossomos. Para seres unicelulares – como as bactérias, é responsável pela reprodução assexuada.  Em seres pluricelulares, a mitose está envolvida na produção e regeneração de tecidos, além disso está relacionada com multiplicação celular e crescimento, entre outras funções.

Figura: O processo de crescimento dos seres vivos depende da ocorrência de mitose.

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/germination-oak-390472834?src=crKXYjVrZXEmzJ5LcaFB7w-1-6 Acesso em: 05/05/2019

 

Fases da Mitose

A divisão mitótica é ocorre em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

 

 Prófase:

Nessa fase, ocorre a condensação dos cromossomos, que se tornam inativos - ou seja - a partir desse momento a molécula de DNA não poderá produzir um RNA. Além disso, há desaparecimento do nucléolo, migração dos centríolos para os polos celulares e a formação do fuso mitótico. Lembrando que nos animais há a formação do áster em torno do centrossomo.

 

Metáfase

Essa fase costuma aparecer muito nas provas de Biologia e sua característica marcante é o posicionamento dos cromossomos na região equatorial, isto é, os cromossomos presos às fibras do fuso se organizam no meio da célula e formam a placa equatorial, também conhecida como placa metafásica. Uma dica que pode ajudar a caracterizar a metáfase da mitose é o posicionamento dos cromossomos um sobre o outro.

 

 Anáfase

Nessa fase, ocorre a separação das cromátides-irmãs que serão direcionadas para os polos opostos da célula, esse processo é resultado do encurtamento dos microtúbulos do fuso. Após a separação, cada cromátide dará origem a um cromossomo.

 

 Telófase

Essa é a última fase da mitose, nesse momento ocorre uma reorganização celular e a separação em duas células-filhas idênticas à célula original. Há descondensação dos cromossomos, reorganização da carioteca nos novos núcleos. A figura abaixo mostra as etapas do processo de divisão:

 

Nesse caso, não encontrei figura gratuita. Posso desenhar caso seja necessário! Pode entrar em contato comigo se precisar!

 

 

Após a reorganização dos núcleos-filhos, ocorre a citocinese, que é caracterizada pela divisão do citoplasma no fim da mitose. Nos animais, a divisão do citoplasma ocorre da periferia da célula para o centro e por isso é chamada de centrípeta, nos vegetais ocorre do centro para a periferia e é chamada de centrífuga.

 

Figura: Resumo da mitose https://de.wikipedia.org/wiki/Mitose Acesso em: 05/05/2019.

 

Figura: Imagens da mitose feitas pelo microscópio. https://gl.wikipedia.org/wiki/Ciclo_celular Acesso em: 05/05/2019.

 

Após a multiplicação da célula, há outro período de interfase e em após determinado tempo há outro período de divisão celular. [Fechar seção teórica]

 

No Vestibular...

 

Vamos testar nossos conhecimentos?

 

1. (Fuvest) Analise os eventos mitóticos relacionados a seguir:

I. Desaparecimento da membrana nuclear.
II. Divisão dos centrômeros.
III. Migração dos cromossomos para os pólos do fuso.
IV. Posicionamento dos cromossomos na região mediana do fuso.

Qual das alternativas indica corretamente sua ordem temporal?

a) IV-I-II-III.

b) I-IV-III-II.
c) I-II-IV-III.
d) I-IV-II-III.
e) IV-I-III-II.

 

2. Enem

 

São características do tipo de reprodução representado na tirinha:

a)     Simplicidade, permuta de material gênico e variabilidade genética.

b)Rapidez, simplicidade e semelhança genética.
c)Variabilidade genética, mutação e evolução lenta.
d)Gametogênese, troca de material gênico e complexidade.
e) Clonagem, gemulação e partenogênese.

 

Gabarito:

1.    D - O que marca o término da prófase é o desaparecimento da carioteca, há fragmentação da membrana. Na próxima etapa, na metáfase, os microtúbulos que partem dos centrossomos e se ligam aos centrômeros dos cromossomos e os puxam para o centro da célula.  Após a formação da placa equatorial, inicia-se a anáfase e ocorre a separação das cromátides-irmãs, que migram para os polos da célula.

2.    B – o processo mostrado é a mitose. As bactérias realizam esse processo para se reproduzirem. Nesse caso, é um tipo de reprodução muito simples e rápido. No fim da mitose são geradas duas células-filhas idênticas à célula mãe.

 

Resumão

A mitose é o processo de divisão celular que gera duas células-filhas idênticas à célula-mãe. Esse tipo de divisão tem como função regeneração de tecidos, crescimento, desenvolvimento embrionário e nos seres unicelulares, é responsável pelo processo de reprodução.

A fases da mitose são: prófase, metáfase, anáfase e telófase. É importante salientar que antes do processo de divisão celular ocorre a intérfase, um processo que está relacionado com a duplicação do material genético.

 

Referências:

Referências:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo,  2016.

INCA: https://www.inca.gov.br/como-se-comportam-celulas-cancerosas Acesso em: 03/05/2019