Resumo de biologia: Morfologia interna e tipos de caule



Morfologia interna do caule:

 

Resultado de imagem para estrutura primária e secundária caule"

 Tipos de caule

Tronco: O tronco é um tipo de caule aéreo ereto, um dos mais comuns que existem. Ele apresenta estrutura cilíndrica que pode ter ramificações. É mais comum de ser encontrado em plantas de médio a grande porte.

Estipe: O estipe é um caule ereto, rígido e longo. Em geral, ele não se ramifica e as folhas sempre surgem no seu ápice.

Haste: A haste é um tipo de caule aéreo e ereto. Apresenta estrutura mole e frágil, com coloração esverdeada.

Colmo: O colmo é um caule aéreo e sua principal característica é a presença de nós e entrenós visíveis em toda a sua extensão.

Volúvel: Caule aéreo, com estruturas finas e longas que crescem enroladas nos mais variados tipos de suporte, como chuchu, jasmins e heras.

Rastejante: É um caule incapaz de sustentar suas folhas, por isso cresce rente ao chão, além disso, é capaz de fixar-se sobre uma determinada base durante o seu desenvolvimento.

Rizoma: Os rizomas são caules subterrâneos que crescem de forma horizontal e podem se ramificar. Eles apresentam gemas, de onde surgem as brotações para dar origem a novas plantas.

Tubérculo: Os tubérculos são caules subterrâneos que acumulam substâncias de reserva energética.

Bulbo: Os bulbos são caules e folhas subterrâneas que podem armazenar substâncias de reserva. No caso, o caule apresenta uma forma achatada, sendo chamado de prato. Enquanto as suas folhas são suculentas e armazenam as substâncias. 

Rizóforo: O rizóforo é um tipo de caule aéreo que tem como característica principal o geotropismo positivo, crescendo em direção ao solo, no mesmo sentido da gravidade.

Cladódio: Caules aéreos e achatados, muito semelhantes á folhas. Apresenta ramos verdes e longos, e seu crescimento é indeterminado;