Resumo de biologia: Tecidos Vegetais



HISTOLOGIA VEGETAL

Apresentação dos tecidos

Estuda os tecidos que constituem as estruturas das plantas. Os diferentes tecidos permitem a organização e o funcionamento do vegetal. 

Cada tecido vegetal possui um conjunto de células que propicia o crescimento da planta, o transporte de substâncias em seu interior, a sua sustentação e até mesmo a sua proteção, a partir do revestimento externo.

Tecidos são formados pelos meristemas (tecido indiferenciado) e podem ser dérmicos, vasculares e fundamentais.

 Dérmicos e pelos e acúleos.

Tem como função proteger as estruturas internas do vegetal, bem como evitar a perda de água, o que representa um importante fator evolutivo na adaptação das plantas no meio terrestre. 

Tipos:

Epiderme

Tecido VIVO constituído de uma camada de células justapostas (uniestratificado), achatadas, aclorofiladas e com um grande vacúolo. 

Tem origem na protoderme e está presente nas raízes, nos caules jovens, nas folhas, nas flores, nos frutos e nas sementes.

Pode apresentar anexos com pelos (absorção das raízes), tricomas (armazenamento de água e substâncias, evita desidratação excessiva), acúleos (proteção).

Súber

Compõe a PERIDERME juntamente com o FELOGÊNIO e FELODERME; 

Constituído de várias camadas de células MORTAS, em decorrência da impregnação de suberina (rigidez). 

Reveste caules e raízes desenvolvidas e tem como funções proteger o vegetal e realizar seu isolamento térmico. 

A cortiça, usada na fabricação de rolhas, é obtida do tecido suberoso.

Ritidoma e lenticelas.


 

 Xilema e Floema

O sistema de transporte ou condução dos vegetais vasculares consistem nos vasos lenhosos ou xilemáticos e nos vasos liberianos ou floemáticos.

XILEMA = transporte de seiva bruta ou inorgânica (água e sais) das raízes até as folhas.

Apresenta células mortas com lignina (suporta a variação de pressão necessária ao transporte de água das raízes até as folhas). 

Presença de ELEMENTOS DE VASO E TRAQUEÍDES

Função de sustentação das plantas com crescimento secundário.

FLOEMA = condução de seiva elaborada – rica em compostos orgânicos produzidos pela fotossíntese – desde as folhas até todas as partes do vegetal.

Apresenta células vivas e anucleadas, além de septos transversais com orifícios (placa crivada), pelos quais circula a seiva elaborada. Possui células companheiras que transportam nutrientes e outros compostos para as células anucleadas do floema.