Resumo de biologia: As Drogas e seus efeitos no organismo



As Drogas e seus efeitos no organismo

Autora: Profª Carla Aquino

 

Sabemos que as drogas causam problemas para nosso corpo. Mas em que parte do organismo elas atuam? Em geral, as drogas afetam o sistema nervoso e outros sistemas, causando diversos prejuízos para nossa saúde. Hoje, vamos compreender como funcionam as drogas psicotrópicas, aquelas que atuam sobre o sistema nervoso central (psico – está relacionado com o que sentimos, fazemos e trópico – está relacionado com atração por algo - tropismo). Ela atua no cérebro, altera a nossa forma de pensar, nossa forma de sentir ou nossas atitudes. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto?

 

O que são as drogas?

 

Todo mundo já ouviu falar a palavra droga, na linguagem popular é associada a algo ruim e na literatura a palavra droga médica está associada a algum medicamento. É chamada de droga qualquer substância, de origem natural ou sintética que, quando é introduzida no organismo de um ser vivo, altera suas funções fisiológicas ou seu comportamento.

 

O que ocorre no corpo de uma pessoa que consome algum tipo de droga:

 

Quando uma pessoa consome uma certa quantidade de drogas, o fígado trabalha bastante para retirar aquelas substâncias do seu organismo.  Em geral, a maioria das células apresenta uma pequena quantidade de retículo endoplasmático liso, porém essa organela é muito abundante em células do fígado que atuam na desintoxicação do corpo do corpo, elas atuam inativando e facilitando a eliminação das drogas do organismo.

 

Além disso, os efeitos das drogas podem alterar os diversos sistemas que existem no corpo humano, principalmente o sistema nervoso central que é o alvo de muitas drogas. Por ser um tema de importância social e médica, é muito abordado no Enem e nos principais vestibulares do Brasil.

 

 Classificação das drogas:

De acordo com a forma que agem no nosso organismo, as drogas são classificadas em:

1.    Depressoras

2.    Estimulantes

3.    Perturbadoras

Figura: Tipos de drogas https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/hard-drugs-on-dark-table-413804086?src=heOzuEz71MvcMaQfljxp3Q-1-7 Acesso em: 15.6.19

 

Depressoras:

As drogas depressoras estão relacionadas com a redução da atividade do sistema nervoso central (SNC), podem causar delírios nas pessoas que as utilizam. Na medicina, há medicamentos depressores que são utilizadas para o tratamento de insônia e ansiedade. Essas drogas são chamadas também de psicodislépticas. Entre os exemplos de drogas depressoras temos:

Álcool

Lança perfume (cloreto de etila)

Heroína

Cola de sapateiro

Morfina

 

Estimulantes:

Essas drogas apresentam como efeito principal uma elevação das atividades cerebrais. O resultado é aumento do estado de vigília e dos níveis de adrenalina no sangue.

Essas drogas geram uma elevação da atividade dos pulmões, reduzindo a fadiga e ativando os sentidos. Alguns exemplos de drogas com eleito estimulante são:

Anfetaminas

Crack

Cocaína

Cafeína

 

Perturbadoras

Inicialmente, essas drogas geram sensação de bem-estar. Porém, em determinado momento levam a um estado de alteração das noções de espaço e também de tempo, é comum seus usuários apresentarem alucinações.

Entre os tipos de drogas perturbadoras temos:

Maconha

Haxixe

LSD

Ecstasy

 

Efeitos das principais drogas consumidas no Brasil:

 

Drogas lícitas: são aquelas que apresentam seu uso, produção e comercialização regularizados pelo governo. É importante salientar que ser lícita não está relacionado com prejuízos para a saúde. Dessa forma, álcool, cigarro e diversos medicamentos são permitidos, porém não vamos detalhar os efeitos de medicamentos.

 

 Álcool

 

É uma das drogas mais consumidas no mundo. Em geral, os primeiros efeitos observados são a sensação de bem-estar e segurança, porém com o passar do tempo, o indivíduo pode apresentar comportamento agressivo e até mesmo depressivo. O uso prolongado dessa droga pode causar problemas cardíacos, cirrose hepática e hipertensão.

 

Figura: Bebidas alcoólicas https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/female-hand-rejecting-glass-alcoholic-beverage-536563018?src=YmsFWkEAWHEgO6D6zaaU4g-1-0 - Acesso em: 15.6.19

 

Cigarro

É também outra droga muito consumida. É formada por diversos tipos de susbtâncias tóxicas e cancerígenas. Entre os principais efeitos no organismo estão perda da resistência respiratória, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, entre tantos outros problemas. O vício é causado pela nicotina, uma vez que ela age em diversos neurônios e causa a dependência.

Figura: Cigarro https://pixabay.com/pt/photos/cigarros-tabagismo-nicotina-cigarro-3871495/ Acesso em: 15.6.2019

 

 Drogas ilícitas:

São aquelas que não são regulamentadas pelo governo e por isso, seu uso, produção e comercialização são proibidos por lei.  Por isso, estão relacionadas ao tráfico de drogas.

 

 Maconha:

É usada na forma de cigarro, mas também pode ser ingerida. O seu princípio ativo é o THC, tetrahidrocanabinol e é o responsável pelos efeitos alucinógenos.  A droga vem de uma planta, a Cannabis sativa. Entre os efeitos estão a calma, relaxamento, secura na boca, além de falta de equilíbrio e de coordenação motora. Mas é possível fazer o uso medicinal das substâncias encontradas na maconha. Pode melhorar as condições de pacientes de depressão, epilepsia, mal de Alzheimer entre outros problemas. 

 

Figura: Plantação de maconha - https://pixabay.com/pt/photos/maconha-pote-grama-can%C3%A1bis-1549805/ Acesso em: 15.6.19

 

Cocaína

É uma droga estimulante. Ela é produzida a partir das folhas de coca e causa grave dependência nos usuários. Entre os efeitos no sistema nervoso central estão a sensação de euforia e poder que o usuário costuma sentir. É usada na forma de pó ou pode ser injetada.

Quando a cocaína é tratada por substâncias alcalinos ela forma pedras produzindo o crack, que é fumado e também apresenta grande capacidade de dependência dos usuários.

 

Figura: Efeitos nocivos da cocaína - https://pixabay.com/pt/photos/coca%C3%ADna-drogas-morte-396751/ Acesso em: 15.6.2019

Existem diversos tipos de drogas, é importante ter uma noção dos principais efeitos causados por elas. Mas como as drogas podem aparecer nos vestibulares?

 

No vestibular...

 

Questões:

1. UFF Cigarros viram droga nos E.U.A. 

Washington - O presidente americano, Bill Clinton, deve anunciar amanhã, que o cigarro passa a ser considerado uma droga que vicia, de acordo com a proposta da F.D.A. (Federal Drug Administration) .... Trecho da reportagem - Jornal "O Dia", de 22/08/96. 

Com relação ao fumo assinale a opção que encerra a afirmação INCORRETA. 

a) O fumo ocasiona problemas de saúde, com sobrecarga do sistema cardiorrespiratório. 
b) Os fumantes "passivos" não apresentam risco de desenvolver doenças respiratórias ou mesmo cardiovasculares. 
c) O fumo afeta o sistema nervoso central, podendo ocasionar distúrbios do sono. 
d) Existe uma forte correlação entre o câncer de pulmão e o hábito de fumar. 
e) Quando submetidas à exposição de fumaça de cigarro, mesmo antes do nascimento, as crianças apresentam maior risco de sofrer morte súbita.

 

2. PUC Um indivíduo ao ingerir certa quantidade de bebida alcoólica geralmente apresenta uma necessidade maior de urinar. Este fato ocorre porque o álcool:

a.     

estimula a produção do hormônio ADH.

b.     

aumenta a eliminação de açúcar pela urina.

c.      

inibe a produção do hormônio ADH.

d.     

inibe o funcionamento do fígado.

e.     

estimula o funcionamento do pâncreas.

 

 

Gabarito:

1 B – Os cigarros causam problemas de saúde em fumantes e não fumantes. Os fumantes passivos podem apresentar riscos de desenvolver problemas respiratórios e cardiovasculares.

2. C O álcool é uma droga que inibe a ação do hormônio ADH, assim a pessoa sente a necessidade de urinar diversas vezes.

 

 

Resumo:

É chamada de droga qualquer substância, de origem natural ou sintética que, quando é introduzida no organismo de um ser vivo, altera suas funções fisiológicas ou seu comportamento. De acordo com a forma que agem no nosso organismo, as drogas são classificadas em depressoras, estimulantes e perturbadoras. É importante lembrar que uma droga pode ser lícita ou ilícita, o que não está relacionado com os prejuízos para a saúde, mas com a regulamentação para produção, uso e comercialização.

Entre as principais drogas produzidas no Brasil estão o álcool, o cigarro, a maconha, a cocaína e o crack.

 

 

 

Referências:

Tipos de drogas: https://www3.faac.unesp.br/nos/olho_vivo/drogas/tip_drog.htm Acesso em 10/06/2019

https://www2.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/drogas_.htm