Resumo de biologia: Características dos Seres Vivos, Hierarquia Biológica e Vírus



Níveis de Organização dos Seres Vivos

Por: Isabela Nunes

O que é um ser vivo?  

A biologia é a ciência que estuda a dinâmica e as relações dos seres vivos entre si e o meio onde vivem. Para isso, precisamos definir o que é um ser vivo, podemos pontuar como características comuns aos seres vivos: 

  • São formados por matéria e apresenta uma composição química comum formada predominantemente por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. 

  • Apresentam metabolismo, isto é, uma série de reações químicas essenciais as funções vitais. Podemos dividir essas reações em dois grandes grupos: anabolismo, reações de síntese de compostos; catabolismo, reações de degradação de compostos. 

  • São formados por células. A célula é a menor unidade funcional presente em um organismo vivo e nela se concentram as reações metabólicas desse organismo. Nesse aspecto, podemos organizar os seres vivos em multicelulares (seres compostos por muitas células) e unicelulares (seres compostos por uma única célula). 

  • Apresentam material genético, isto é, moléculas de DNA que carregam todas as informações que regem seu metabolismo. 

  • Evolui, ou seja, todo ser vivo sofre mutações e tem sua população alterada ao longo das gerações

  • Se reproduz deixando descendentes para garantir a existência da espécie nas próximas gerações.

  • Apresenta capacidade de reagir à estímulos do meio.

 

Hierarquia biológica

A biologia organiza os seres e suas unidades a partir daquela mais basal e simples até a mais complexa. 

Partindo disso, a estrutura mais básica estudada pela biologia são os átomos, sendo os mais abundantes nos seres vivos o carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Os átomos, por sua vez, formam moléculas que formarão as organelas, estruturas organizadas no interior celular, dentre essas podemos citar mitocôndria, cloroplasto complexo de golgi e outros. O conjunto de organelas formam as células, a menor estrutura funcional de um ser vivo, a célula. Quando células com mesma função e especialização são unidas, é formado um tecido. O tecido, por apresentar um tipo celular específico e bem diferenciado pode dar origem à um órgão com função bem definida e os órgãos, por sua vez, podem formar os sistemas a partir de interações com outras estruturas. Por fim, a união de todos esses componentes dá origem à um organismo. 

Vírus, constituição e seres vivos

Apesar das características comuns compartilhadas pela maior parte dos seres vivos, nem todos os organismos biológicos apresentam todas as características listadas, existe uma exceção: os vírus. 

Os vírus são seres acelulares, não apresentam estrutura celular são constituídos, basicamente, por um envelope proteico que contém seu material genético. Consequentemente, os vírus também não apresentam metabolismo, afinal, não existem organelas responsáveis por realizar as reações químicas. Entretanto, os vírus possuem material genético, DNA ou RNA, assim como possuem capacidade de se reproduzir quando estão no interior de seu hospedeiro, o que o torna um parasita celular obrigatório. 

Não há um consenso sobre a classificação dos vírus, alguns autores defendem que, por não apresentar estrutura celular e metabolismo independentes, vírus não são seres vivos. Por outro lado, por apresentar material genético e capacidade de se reproduzir, outros autores o consideram um ser vivo. 

Resultado de imagem para esquema bacteriófago

Figura 1: esquema de um bacteriófago.

Bactérias, protozoários, fungos, plantas e animais são organismos vivos, que variam entre pluricelular e unicelular, autótrofo e heterótrofo.