Resumo de biologia: Classificação dos grupos zoológicos - Tecido e reprodução dos cnidários



  • Classificação dos grupos zoológicos - Tecido do cnidário 

 

Epiderme apresenta cnidócitos ou cnidoblastos. Essas estruturas apresentam substância urticante. Tem fibras musculares que auxiliam na sua movimentação. Estrutura ampliada na imagem é o cnidócito com sua espícula. O nematocisto presente dentro da célula é o responsável pela liberação da substância urticante, ele é ejetado para fora e quando toca a pele ocasiona a queimadura. O animal mais venenoso do mundo é a vespa-do-mar. 

 

  •  Classificação dos grupos zoológicos - Reprodução dos cnidários

 

Reprodução assexuada - por brotamento ou estrobilização. No caso da estrobilização, os pólipos formam camadas e vão se destacando em medusas. 

 

Reprodução sexuada - por fecundação externa. Os gametas são liberados na água. 

 

Metagênese - alternância de gerações. Aurélia e obelia são os principais animais que se reproduzem dessa forma. Após a reprodução sexuada, surge uma larva plânula. 

 

Desenvolvimento indireto - apresenta uma fase larval, é a larva plânula que ocorrem em aurélia e obelia. Essa larva encontra um substrato, se fixa e começa a crescer em formato de pólipo. Esse pólipo se reproduz tanto por brotamento, quanto por estrobilização. 

 

Diferenças entre aurélia e obelia: reprodução assexuada por estrobilização dentro do ciclo da metagênese, estamos falando de aurélia. Mas se for por brotamento, é obelia. 

 

Não são todos os cnidários que fazem metagênese, então terão seres que são dióicos (1 sexo por indivíduo) e outros que são monóicos (ambos sexos). 

 

Corais (tem larva plânula) e hidras são apenas pólipos (não possuem a larva plânula).