Resumo de biologia: Histologia Vegetal II - Tecidos Fundamentais



HISTOLOGIA VEGETAL II

 Tecidos fundamentais - Esclerênquima

Dentre os tecidos fundamentais podemos classifica-los em tecidos de sustentação, esclerênquima e colênquima (que dão rigidez e sustentação ao caule e outras estruturas do vegetal) e parênquimas.

Tecidos de sustentação:

O esclerênquima é um tecido formado por células MORTAS que apresentam espessamento de lignina. Há plantas com muitas fibras, como o linho e a juta, que são usadas na fabricação de fibras têxteis.



Colênquima e Parênquima

O colênquima é um tecido com células VIVAS que apresentam espessamento de celulose e pectina. Não há lignina, por isso o tecido é flexível. Pode ser encontrado em pecíolos das folhas, caules jovens e caules herbáceos.

Já o parênquima é um tecido de reserva, armazenamento e preenchimento, é o tecido mais abundante no vegetal. É tecido VIVO,  com células com parede celular delgada e unidas por plasmodesmos formando o SIMPLASTO, via de passagem de nutrientes para os vasos xilemáticos.

Podem ser classificados quanto à função:

Resultado de imagem para tipos de parenquima"

 Tecidos Meristemáticos

Os meristemas são tecidos constituídos de células indiferenciadas, que se encontram em constante divisão celular, promovendo assim o surgimento de novas células e, consequentemente, o crescimento da planta. As células meristemáticas, além de serem responsáveis pelo crescimento vegetal, dão origem aos tecidos adultos ou permanentes. Pode ser comparado a um tecido embrionário – constante divisão.

Tipos de meristema:

Meristemas primários: responsável pelo crescimento em comprimento do vegetal, é dividido em:

Protoderme: meristema que origina a epiderme;

Procâmbio: meristema que origina os tecidos vasculares do sistema vascular primário: xilema e floema;

Meristema Fundamental: meristema que forma os tecidos primários do sistema fundamental: parênquima, colênquima e esclerênquima.

Meristemas secundários: responsável pelo crescimento em espessura, composto por:

Felogênio: Compõe a PERIDERME juntamente com o SÚBER e FELODERME;

Câmbio vascular: Dá origem aos tecidos condutores secundários, xilema e floema;