Resumo de biologia: Lipídeos



Composição química dos seres vivos II

Sumário

Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.

Lipídeos 

Lipídeos são um grupo diverso de moléculas orgânicas, pouco solúveis ou insolúveis em água devido a sua estrutura química apolar. É possível classificar os principais lipídeos com base em sua estrutura química e função biológica. 

Glicerídeos

Resultado de imagem para reação de saponificação

Figura 1: Reação de saponificação; um triglicerídeo reage com hidróxido de sódio e gera um sal orgânico (sabão) e glicerina

Os glicerídeos são moléculas resultantes da reação entre ácidos graxos e glicerol. Dentre os glicerídeos, os triglicerídeos são os mais relevantes para organismos biológicos formando os óleos (líquidos em temperatura ambiente) e gorduras (sólidos em temperatura ambiente). Em ambas as formas, os triglicerídeos são utilizados como reserva energética de segunda ordem, isto é, em uma situação com alto gasto energético os lipídeos são consumidos após a catabolização dos carboidratos. 

Os óleos são predominantemente encontrados em vegetais, seja em folhas na forma de óleos essenciais solubilizando alguns compostos fenólicos com ação anti-herbivoria, ou na semente como reserva para o crescimento do embrião. 

As gorduras são comumente encontradas em animais, predominantemente no tecido adiposo hipodérmico. Nos animais, além de reserva energética, o acúmulo de triglicerídeos também é utilizado como isolante térmico e proteção contra impactos. 

O estado físico dos glicerídeos à temperatura ambiente depende da saturação das cadeias carbônicas, portanto, óleos se encontram em estado líquido apresentam cadeias insaturadas. Por outro lado, gorduras apresentam cadeias carbônicas saturadas.

 

Figura 2: Esquema com estrutura da pele apontando o tecido adiposo na hipoderme

Fosfolipídeos 

Os fosfolipídeos são lipídeos estruturais que consistem em um grupo fosfato ligado à uma cadeia carbônica constituindo, assim, uma molécula anfipática. As características químicas dos fosfolipídeos- uma região polar, o grupamento fosfato, e uma região apolar, a calda carbônica- permitem que ele forme as membranas celulares. 

C:\Users\isabe\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\7DBAB540.tmp

Figura 3: esquema de uma bicamada fosfolipídica

Cerídeos 

Cerídeos ou ceras são lipídeos associados com álcoois que atuam na impermeabilização de estruturas. É possível observar uma camada de cera na porção mais superficial de folhas e frutos, por exemplo. A atuação como impermeabilizante está diretamente relacionada à insolubilidade em água.

Esteroides

Os esteroides são moléculas lipídicas que possuem anéis carbônicos em sua estrutura. Um esteroide de grande importância em organismos biológicos é o colesterol, molécula que é sintetizada no fígado de animais e, consequentemente, é incorporada à dieta a partir do consumo de produtos animais. 

O colesterol, além de participar da modulação da fluidez da membrana celular, é precursor de hormônios sexuais, como o estrógeno, progesterona e a testosterona. Portanto, o colesterol se faz importante para determinação de características sexuais femininas e masculinas 

C:\Users\isabe\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\7F7E0D4E.tmp C:\Users\isabe\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\6228368C.tmp C:\Users\isabe\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\C2DFB87A.tmp C:\Users\isabe\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\5CC60698.tmp

 Figura 4: estruturas químicas do colesterol (A); estrógeno (B); testosterona (C) e progesterona (D). 

Além disso, o colesterol é um precursor da bile, secreção pancreática que emulsifica as gorduras durante o processo de digestão. 

Transportadores de lipídeos 

O transporte de lipídeos pela corrente sanguínea é dificultado uma vez que essas moléculas não são solúveis em água, portanto, as lipoproteínas de transporte são importantes para garantir a distribuição e metabolização correta dessas substâncias. 

Existem dois tipos principais de transportadores: 

HDL: transportador responsável por retirar lipídeos de órgãos e tecidos e conduzir essas substâncias para a metabolização no fígado. É chamado de colesterol bom por estar associado à um estado metabólico de consumo de reserva energética. 

LDL: transportador responsável por retirar lipídeos do fígado e conduzir essas substâncias para reservas nos órgãos e tecidos. É chamado de colesterol ruim por estar associado ao excesso e estocagem de lipídeos, assim como a alterações nos vasos sanguíneos, como a aterosclerose.

 Imagem relacionada

Vitaminas 

Vitaminas são compostos essenciais para alguns processos metabólicos e atuam, predominantemente, como cofatores enzimáticos, portanto, na ausência de vitaminas algumas enzimas podem não ser funcionais.

De forma geral, podemos classificar as vitaminas como hidrossolúveis, que além de solúveis em água são rapidamente excretadas e dificilmente acumuladas no organismo, e as vitaminas insolúveis, que não são dissolvidas em água e se acumulam no tecido adiposo podendo causar hipervitaminoses quando consumidas em excesso. 

  • Vitamina C 

É uma vitamina hidrossolúvel essencial para a síntese de colágeno e atua como um bom antioxidante no organismo. O ácido ascórbico, como também pode ser chamada, é abundante em frutas cítricas e sua deficiência no organismo causa escorbuto, uma condição que causa sangramento nas gengivas. 

  • Complexo B

Todas as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12) são hidrossolúveis e podem ser encontradas em grãos e cereais, com uma única ressalva referente à vitamina B12 que é mais abundante em alimentos de origem animal e é encontrada em quantidades muito pequenas em produtos vegetais.

  • Vitamina A

Vitamina lipossolúvel que está relacionada ao processo de captação de luz. Através da alimentação são ingeridos os Betacarotenos, substância precursoras da vitamina A que podem ser encontradas em vegetais amarelos e vermelhos. A deficiência dessa vitamina causa cegueira noturna e xeroftalmia. 

  • Vitamina D

A vitamina D participa diretamente da absorção de fósforo e cálcio, elementos importantes durante a formação de ossos e dentes. Assim como a vitamina A, essa vitamina é obtida a partir de um precursor, 7-dehidrocolesterol, que é convertido em sua forma utilizada pelo organismo pela radiação solar. A carência de vitamina D pode gerar raquitismo, principalmente em crianças em desenvolvimento. 

  • Vitamina E

É um excelente antioxidante presente em sementes. Alguns estudos têm indicado que sua deficiência está relacionada à redução da fertilidade. 

  • Vitamina K

É um dos fatores que participam da ativação da cascata de coagulação, portanto, sua ausência pode ocasionar hemorragias. A obtenção de vitamina K vem de uma relação com a microbiota intestinal que libera pequenas quantidades dessa substância que é absorvida pelo intestino.