Resumo de biologia: Método Científico



Compreendendo o Método científico

Muitas vezes quando falamos de ciência pensamos em algo de difícil compreensão e complicado, mas ela está relacionada com a curiosidade e a persistência de alguém.Aciência está no nosso cotidiano, na televisão que assistimos, na rede social que acessamos do celular, na caneta e em praticamente tudo o que temos contato. No nosso texto de hoje, vamos pensar um pouco sobre como é fazer ciência. Vamos pensar um pouco mais sobre isso?

Como é feita a Ciência?

A ciência tem como seu principal objetivo dar explicações sobre os diversos fenômenos naturais. O cientista deve ser alguém curioso, vontade de aprender e com persistência para conseguir as respostas para suas indagações.

O cientista não segue os pensamentos do senso comum, como opiniões ou preferências de certo grupo de pessoas.O pesquisador além de observar ou fazer a confirmação dos fatos analisados, ele tem interesse em compreender o porquê determinado fenômeno ocorre e quais suas relações entre outros fatos e a natureza. Assim, fazer ciência está relacionado com a compreensão dos fatos e na forma como eles ocorrem.

Quando alguém decide realizar uma pesquisa científica, é feita uma pergunta. Por exemplo, uma bióloga percebe que em determinado ano apareceram menos insetos polinizadores na plantação de maracujá de uma região. Ela quer saber o motivo da menor quantidade de insetos. A partir do momento em que uma pergunta é feita, o cientista inicia sua pesquisa utilizando o método científico.

Passo a passo do Método Científico

Ao pensar nessas perguntas, o cientista já possui algumas possíveis respostas em sua mente. Essas respostas são chamadas de hipóteses. Elas são pensadas pelo pesquisador que ao seguir o método científico, passa a refletir a partir de informações e o conhecimento que ele possui sobre determinado assunto. Porém, é importante que as hipóteses formuladas possam ser testadas.

O método científico defende que as hipóteses devem ser testáveis, o que pode ocorrer por exemplo a partir da experimentação, observação entre outras maneiras. Nem sempre as hipóteses são confirmadas, há situações em que o pesquisador não obtém a resposta esperada, dessa forma, ele pode reformular sua hipótese e refazer o teste para saber se a hipótese será aceita ou não. 

É importante salientar que o pesquisador deve fazer uma boa análise dos dados obtidos, visto que eles são fundamentais para a solução do problema apresentado e para garantir a aceitação ou da hipótese formulada.

O que é uma teoria?

Na ciência existem várias teorias, como por exemplo a Teoria da Evolução de Charles Darwin. Há quem pense que hipótese e teoria sejam a mesma coisa, mas não é! Quando estudamos o método científico é importante saber diferenciar os termos utilizados, então vamos distinguir os esses termos:

A hipótese é uma tentativa de se explicar determinado evento, enquanto que podemos considerar uma teoria o conjunto de conhecimentos que visam explicar um determinado fato ou fenômeno. Por exemplo, a teoria da evolução que procura explicar a alterações sofridas pelas espécies ao longo do tempo. Uma teoria é o resultado de diversas hipóteses testadas e confirmadas, porém não é considerada uma verdade absoluta, já que podem ser reformuladas ao longo do tempo.

A ciência está no nosso cotidiano, faz parte da nossa vida, por isso é tão importante compreender o método científico e a forma de fazer ciência. Vamos ver como esse assunto é cobrado nas provas?Aqui em baixo, vou deixar algumas questões de vestibulares para você pensar um pouquinho!

Bons estudos e conte com a gente!