Resumo de biologia: O filo dos Equinodermos



O filo dos Equinodermos

Autora: Profª Carla Aquino

O aquecimento global é uma ameaça para os animais que vivem nos oceanos. Estrelas-do-mar, lagostas, corais, peixes e muitos outros animais estão sofrendo com o aquecimento das águas dos mares. Acredita-se que a elevação da temperatura nos oceanos Atlântico e Pacífico tem causado a desintegração de populações inteiras de estrelas-do-mar, pois esses animais estão sendo atingidos por uma doença debilitante e que causa uma dissolução do organismo desses animais. O que pode ser uma ameaça para diversas espécies de animais marinhos. É importante cuidar para que possamos preservar a diversidade de espécies que vivem nos oceanos.

 

Quem são os equinodermos?

 

Os principais representantes dos equinodermos (o nome tem origem grega: echinos = espinho, derma = pele) são as estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, ouriços-do mar. Os animais desse filo são exclusivamente marinhos, pluricelulares e apresentam estruturas semelhantes a espinhos na sua superfície corporal.  Atualmente, existem em torno de 6000 espécies de animais desse filo, porém no período Paleozoico a quantidade dessas era bem maior. 

Outro ponto importante é que nesse filo não existem parasitas e não há animais formando colônias.  Os seres do filo dos equinodermos são bentônicos, ou seja, estão no fundo do mar. São sésseis (fixos) ou se movem lentamente sobre o substrato.

Figura: Ouriço-do-mar https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/colorful-coral-reef-many-fishes-sea-1237169773?src=TLI88ROoK-5jE7vxBYUTOg-1-8 Acesso em: 14.06.2019

 

Características gerais dos equinodermos:

São animais eucariontes, triblásticos, ou seja, apresentam os três folhetos embrionários – endoderme, mesoderme e ectoderme. São celomados e no adulto a simetria é radial, já na fase larval, os animais apresentam simetria bilateral.  São deuterostômios – ou seja – o blastóporo dá origem ao ânus, assim como acontece com os cordados.

 

Entre as classes de equinodermos estão os seguintes grupos:

 

Echinoidea que é representada por ouriço-do-mar e bolachas-da-praia. Asteroidea é representada pelas estrelas-do-mar. Ophiuroidea que é representada pelo ofiúro. Holothurioidea que é representada pelos pepinos-do-mar. Crinoidea que apresenta como representantes os lírios-do-mar. As figuras abaixo mostram alguns representantes das classes de equinodermos:

Figura: Bolacha-da-praia – que pertence à classe Echinoidea: https://pixabay.com/pt/photos/bolacha-de-praia-mar-natureza-1275906/ Acesso em: 14.09.2019

 

Figura: Lírio do mar, que pertence à Crinoidea. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/crinoids-known-sea-lily-marine-animals-1020173065?src=6ztoXk8pK1sKGp6UZWgXPQ-1-5 Acesso em: 14.06.2019

 

Características específicas do filo dos equinodermos:

Os equinodermos apresentam os sistemas corporais muito simples. Além disso, apresentam uma grande capacidade de regeneração de seus tecidos. Uma estrela-do-mar que tem uma parte de seu corpo cortada consegue se regenerar em poucos meses. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre os diferentes sistemas desse filo:

 

Sistema digestório: O sistema digestório é completo, ou seja, os equinodermos possuem boca e ânus. Esses animais produzem enzimas e as liberam sobre seu alimento e o digerem, assim é considerada uma digestão extracorpórea. Alguns animais desse grupo – como os ouriços do mar - apresentam uma estrutura chamada lanterna de Aristóteles, que atua como um aparelho mastigatório. 

 

Sistema Nervoso: Assim como os demais sistemas dos equinodermos, é muito simples. Não possuem cérebro, mas possuem gânglios e células nervosas que formam uma rede simplificada.

 

Reprodução: São animais dioicos, ou seja, os equinodermos apresentam sexos separados e a fecundação é externa, os óvulos e os espermatozoides são jogados na água.

 

Sistema ambulacrário: Esse sistema é extremamente importante para os equinodermos. É um sistema composto por canais e válvulas, que participam de diversas funções como respiração, circulação, excreção e locomoção. Os pés ambulacrais possuem ampolas que se enchem e esvaziam de água e a diferença de pressão nessas ampolas é responsável pela locomoção desses animais. A figura abaixo mostra como é esse sistema de canais:

Figura: Pés ambulacrais dos equinodermos - https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Equinodermos.php Acesso em 14.06.2019

 

Os Equinodermos são o filo que apresenta maior proximidade com o filo dos cordados. Então é importante fazer associações ente os filos, como por exemplo: são ambos deuterostômios e a simetria bilateral é encontrada nos cordados e na larva dos equinodermos.  Agora que você relembrou um pouco mais sobre esse filo, vamos responder as questões abaixo:

 

No vestibular...

 

Questões

 

1.      (CESCEM - SP) - Os equinodermas estão relacionados com os cordados porque:

a) apresentam exoesqueleto calcário;

b) são protostômios;

c) são deuterostômios;

d) surgiram aproximadamente na mesma época;

e) apresentam epiderme pluriestratificada.

 

2.       (PUC - PR) - Em relação aos Equinodermatas, analise abaixo e assinale a alternativa correta. I) O sistema ambulacrário ou aqüífero é exclusivo destes animais.
II) São animais exclusivamente marinhos;
III) São celomadas, deuterostômios, com simetria radial na fase adulta e bilateral na fase de larva e endoesqueleto calcário de origem mesodérmica;
IV) Formam notocorda e tubo neural;
V) Todos os seus representantes apresentam lanterna de Aristóteles para raspar o alimento.
São corretas:
a) todas as alternativas.
b) apenas as alternativas I, II e III.
c) apenas as alternativas I, III e IV .
d) apenas as alternativas II, III, IV e V.
e) apenas as alternativas I, II e V. 

 

Gabarito:

1.    C – Os equinodermos e os cordados apresentam simetria bilateral, no caso dos equinodermos esse tipo de simetria está presente nas larvas, nos equinodermos adultos a simetria é radial. Além disso, ambos grupos de animais são deuterostômios.

2.    B – As afirmativas incorretas foram IV: está errada, os equinodermos não possuem notocorda nem tubo neural.
Afirmativa V: está errada, apenas a lanterna de Aristóteles (aparelho mastigatório) não está presente em todos equinodermos, apenas alguns possuem – como os ouriços-do-mar por exemplo.

 

 

 

 Resumo:

 

Os equinodermos são representados pelas estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, ouriços-do mar. Os animais desse filo são exclusivamente marinhos, pluricelulares e apresentam estruturas semelhantes a espinhos na sua superfície corporal.

São animais eucariontes, triblásticos, ou seja, apresentam os três folhetos embrionários – endoderme, mesoderme e ectoderme. São celomados e no adulto a simetria é radial, já na fase larval, os animais apresentam simetria bilateral.  São deuterostômios, assim como os cordados.

Os equinodermos apresentam os sistemas corporais muito simples. Além disso, apresentam uma grande capacidade de regeneração de seus tecidos.

Sistema ambulacrário: Esse sistema é exclusivo dos equinodermos. É um sistema composto por canais e válvulas, que participam de diversas funções como respiração, circulação, excreção e locomoção. Os pés ambulacrais possuem ampolas que se enchem e esvaziam de água e a diferença de pressão nessas ampolas é responsável pela locomoção desses animais.