Resumo de biologia: O que é Biologia



O que é Biologia?

Quando pensamos em Biologia, logo pensamos nas plantas, nos animais e na natureza como um todo...Ela é conhecida como a ciência da vida, mas o que é a Biologia como ciência? O que estuda? Vamos falar um pouco mais isso nesse texto! Vamos lá?

O que é Biologia: Compreendendo a Biologia como ciência

A palavra Biologia é formada pela união de duas palavras gregas Bios – que significa vida e logos que significa estudo. Dessa forma, podemos dizer que Biologia é o estudo da vida. Esse termo passou a ser utilizado pelos pesquisadores a partir do começo do século XIX.

A Biologia foi pensada como ciência quando os pesquisadores concluíram que animais e plantas não se encaixavam na classificação de seres inanimados, os seres vivos apresentavam características típicas e exclusivas e por isso passaram a ser estudados de uma forma mais específica.

Até aquele momento, não havia um conceito do que é vida. Então os seres vivos eram estudados separadamente, ou seja, as plantas eram consideradas muito diferentes dos animais, assim como os animais são diferentes das rochas. Não havia um estudo que mostrasse que os seres vivos apresentavam características comuns.

A Biologia como ciência, independente das Ciências Naturais passou a ser reconhecida a partir do século XIX e a partir desse momento, ela passa a fazer parte da ciência moderna.  Porém é importante lembrar que os estudos da Biologia já existiam. No Antigo Egito, havia vários estudos sobre o corpo humano durante os processos de mumificação.  Na Grécia Antiga, Aristóteles também realizou alguns estudos a respeito dos seres vivos.

Como a Biologia caracteriza um ser vivo?

Um robô se movimenta, mas não é caracterizado como um ser vivo, o robô é uma máquina – nem tudo que se movimenta é vivo. Mas o que é preciso para se considerar um ser vivo? O que é preciso para distinguir um ser vivo de um não vivo? Quando observamos algo, sabemos se é vivo ou não.

O conceito de vida é algo abstrato, porém é preciso reconhecer algumas características que são exclusivas dos seres vivos. Dessa forma, a Biologia considera como ser vivo aqueles que possuem algumas características como as citadas abaixo:

Célula – todo ser vivo é composto por células. O organismo pode ser uni ou multicelular;

Bioquímica complexa: todo ser vivo é composto por moléculas orgânicas e inorgânicas. Uma característica importante é a presença de carbono em seus tecidos. Entre as moléculas encontradas nos seres vivos estão os lipídeos, carboidratos, proteínas, DNA e RNA.

Código genético: possuem DNA e RNA moléculas importantes para a determinação das características do organismo.

Metabolismo próprio: são as transformações e reações químicas que ocorrem no organismo do ser vivo.

Alimentação: podem consumir um alimento (heterótrofo) e produzir seu próprio alimento (autótrofo).

Reprodução: capacidade de produzir novos organismos, o que pode ser sexuada ou assexuada.

Hereditariedade: os seres vivos possuem a capacidade de transmitir seus genes e por consequência, suas características para seus descendentes.

Adaptação: Os seres vivos possuem a capacidade de se adaptar às variações do ambiente. Aqueles que não conseguem se adaptar morrem, sofrendo a ação da seleção natural.

Evolução: Está relacionada com as alterações que ocorrem nos organismos ao longo do tempo e a transmissão delas para as próximas gerações.

Mutações: alterações que ocorrem de forma espontânea e ao acaso, as quais podem ser positivas ou negativas para os seres vivos, a seleção natural é muito importante nesse processo.

 

Quais são os ramos de estudo da Biologia?

A Biologia é uma área muito ampla e é base para muitas profissões, para o vestibulando que pensa em seguir essa área é importante saber que existem muitas áreas de estudo dentro das Ciências Biológicas. Entre os principais ramos estão:

Citologia é o estudo das células;

Zoologia é o estudo dos animais;

Botânica é o estudo das plantas;

Micologia é o estudo dos fungos;

Fisiologia é o estudo dos sistemas dos organismos vivos;

Ecologia é o estudo dos ecossistemas;

Virologia é o estudo dos vírus;

Bacteriologia é o estudo das bactérias;

Biologia evolutiva estuda os processos evolutivos nos seres vivos;

Genética é o estudo dos genes e da hereditariedade;

Taxonomia estuda a classificação, descrição e identificação dos seres vivos;

Histologia é o estudo dos tecidos vivos.

Existem muitos outros ramos dentro da Biologia. Essa é uma ciência em constante evolução, visto que ainda existe muito para ser descoberto, o fundo do oceano - por exemplo- ainda é uma área pouco conhecida e ainda há muitas espécies para serem descritas. Infelizmente, as ações humanas têm contribuído para o desaparecimento de muitas espécies muito antes delas serem descobertas. É importante conhecer sobre as diferentes formas de vida para pensar em maneiras de preservá-las.

 

Referências:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo, V. 2, 2016.

MARTINS, R. Aristóteles eo estudo dos seres vivos. Editora livraria da fisica, 2015..Disponível em: http://www.ghtc.usp.br/server/PDF/ram-Aristoteles-livro.PDF Acesso em: 12/01/2019.