Resumo de biologia: Protozooses - Tripanossomíase, Malária e outros



Tripanossomíase - ciclo biológico 

 

Tripanossomíase ou doença de chagas : 

 

Agente etiológico : Trypanossoma cruzi 

Vetor : Triatoma infestans ( barbeiro ) 

 

Como ele apresenta dois hospedeiros é classificado como heteroxênico.

 

Ciclo Biológico : 

fonte : http://www.goldanalisa.com.br/exibe_noticia.asp?id=59

 

Disciplina: Biologia

Aspectos gerais das parasitoses - Malária - ciclo biológico 

 

Agente etiológico : Plasmodium vivax

Vetor : Anopheles sp  ( Mosquito - prego ) 

Ciclo de vida : 

 

Fonte : https://dvspalmas.wordpress.com/doencas-transmissiveis/doencas-transmissiveis-2/malaria/

 

Vimos 3 diferentes tipos de protozooses com diferentes maneiras de contaminação, ciclos de vida e sintomas que são muito importantes, mas não são os únicos. Existem outras protozooses do nosso interesse, como por exemplo a Leishmaniose.

 

Essa doença tem como agente etiológico o parasita Leishmania sp e como vetor o Mosquito palha ( Lutzomyia sp ). Por ser transmitido por um mosquito, temos como uma das medidas profiláticas o combate ao vetor.

 

Outra doença importante é a Tricomoníase, que tem como agente etiológico o protozoário Trichomonas vaginalis  e é transmitido sexualmente, logo, pode ser evitada pelo uso de preservativo nas relações sexuais.

 

Além dessas doenças, ainda tem a Giardíase que tem como agente etiológico o parasita denominado de Giardia intestinalis e é transmitido através da ingestão de cistos desse parasita em água ou alimentos contaminados, logo, pode ser evitada com a higiene dos alimentos e saneamento básico.


A toxoplasmose também é uma doença importante, que tem como agente etiológico o Toxoplasma gondii e o contágio se dá através da ingestão de cistos do parasita. Curiosamente este parasita tem como hospedeiro definitivo os gatos, mas o hospedeiro intermediário é bem variado. Apesar desse fato, o contato com o gato não transmite o parasita, o mais comum é que os indivíduos infectados tenham se alimentado da carne dos hospedeiros intermediários, porém é possível que as fezes do gato estejam contaminadas, portanto, é necessária uma higiene pessoal muito grande como profilaxia.