Resumo de biologia: Seres procariontes: bactérias e arqueias



Seres procariontes: bactérias e arqueias

Autora: Profª Carla Aquino

 

Bactérias

As bactérias são seres com constituição celular muito simples, apresentam seu material genético disperso no citoplasma – sem o envoltório nuclear. Possuem apenas uma célula – são unicelulares. Por apresentarem essas características, esses seres são classificados como procariontes.

 

Arqueias

Você já deve ter ouvido falar desse grupo em algum momento da sua vida! Assim como as bactérias, as arqueias são seres procariontess, que podem ou não apresentar paredes celulares. Esses seres, quando possuem parede celular não são compostas por peptideoglicanos.

 

Você sabia? A maioria das arqueias são encontradas em ambientes considerados extremos, nos quais dificilmente outros seres sobreviveriam. Como por exemplo nas fontes termais de Yellowstone.

 

As arqueias são divididas em três grupos principais:

 

·         Metanogênicas que produzem metano como um dos resíduos da respiração celular.

·         Halófilas extremas são aquelas encontradas em ambientes com grande concentração de sal, como o Mar Morto – por exemplo.

·         Termófilas extremas são aquelas que habitam em águas muito quentes - sulfurosas, como as existentes nas fontes termais do parque nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos.

 

Lago termal em Yellowstone  - Fonte (figura): Wikimedia Commons

 

Estrutura de célula procariótica

 

Citoplasma: é a substância que compõe o interior da célula. É composto principalmente por água, sais minerais, proteínas (enzimas), lipídeos, carboidratos, o nucleoide e os ribossomos – organelas responsáveis pela síntese proteica. As inclusões – depósitos de reversa de substâncias – também estão no citoplasma dos seres procariontes.

Atualmente, foi descoberto que os procariontes possuem citoesqueleto muito semelhante ao das células eucarióticas e que essa estrutura é importante para o processo de divisão celular.

 

Parede celular: Nos procariontes, essa é uma estrutura semirrígida e importante para dar forma à célula e proteger a membrana plasmática. Além disso, ela evita a ruptura celular. A parede celular das bactérias é composta por peptideoglicanos, uma substância também denominada mureína.

 

Membrana plasmática: Composta por uma bicamada lipoproteica e apresenta como função o controle da entrada e saída de substâncias da célula. Por isso, temos o costume de dizer que a membrana plasmática apresenta uma permeabilidade seletiva.

 

Nucleoide: O DNA bacteriano - denominado também de nucleoide – é único e circular, nele estão inseridas as informações hereditárias do organismo. Diferente das células eucarióticas, nessas células o material genético não é protegido por membrana nuclear e as histonas não estão presentes.

 

Algumas bactérias podem possuir uma molécula de DNA circular extra que é chamada de plasmídeo, essas estruturas não estão conectadas ao DNA cromossômico, possuem capacidade de replicação independente.

 

Atenção!. Os plasmídeos podem apresentar genes importantes o sucesso evolutivo desses seres, como por exemplo genes de resistência à antibióticos, de tolerância às substâncias tóxicas, entre outros.

É importante você conhecer essa estrutura e sua importância evolutiva para as bactérias!

 

Flagelos: algumas células procariontes podem possuir flagelos, estruturas essenciais para a movimentação celular. São constituídos por uma proteína denominada flagelina.

 

Pili: É um tipo de microfibrila composta por proteínas, que apresenta como funções o ancoramento da bactéria no meio em que vive, também pode estar relacionada com a patogenicidade – ou seja – com a capacidade dessa bactéria em causar doenças. Além disso, há um tipo de pili que está associado à transmissão de material genético de uma bactéria para outra. Por isso, costuma-se dizer que apresenta função sexual também.

 

Ribossomos: são organelas responsáveis pela síndrome proteica. Eles estão presentes em todos os tipos de células. É importante lembrar que as células procarióticas não possuem organelas membranosas como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, entre outras.

 

Cápsula: É uma estrutura localizada em torno da parede celular. Protege a célula bacteriana, evita que ela seja fagocitada por outras células e também favorece a aderência bacteriana ao substrato.

 

 

Célula procariótica básica - Fonte (figura): wikipedia.org (modificada)

 

Formas bacterianas

As células das bactérias podem ter formato de esfera (cocos), de bastão (bacilos, que significa bastonete) e de espiral. A figura abaixo mostra as principais formas bacterianas:

 

Formato das células bacterianas - Fonte: http://www.biologia.seed.pr.gov.br

 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre os seres procariontes. Vamos testar nossos conhecimentos?

 

Questões:

 

1.      (UFMG) Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?

     a) Ausência de núcleo e presença de clorofila

b) Ausência de carioteca e capacidade de síntese proteica

c) Incapacidade de síntese proteica e parasitas exclusivos

d) Presença de um só tipo de ácido nucleico e ausência de clorofila

e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.

 

2. (PUC-SP) Considere os seguintes componentes celulares:

(1) membrana plasmática;

(2) carioteca;

(3) cromossomos;

(4) citoplasma;

(5) ribossomos;

(6) retículo endoplasmático;

(7) mitocôndrias;

(8) cloroplastos;

 

Dentre as alternativas seguintes, assinale a que tiver a sequência representativa de estruturas ausentes em bactérias:

a) 1-2-7-8

b) 2-6-7-8

c) 2-3-5-6

d) 3-6-7-8

e) 5-6-7-8

 

3. (MACK-SP) Em relação a morfologia, as bactérias com formas esféricas, de bastão, em cacho de uva e em colar denominam-se, respectivamente:

a) cocos, bacilos, estafilococos, estreptococos.

b) bacilos, cocos estafilococos, estreptococos.

c) cocos, bacilos, estreptococos, estafilococos.

d) bacilos, cocos, estreptococos, estafilococos.

e) estreptococos, estafilococos, bacilos, cocos.

 

4. (FCMS-SP) Bacilos são:

a) vírus em forma de bastonete.

b) bactérias esféricas, agregadas em fio.

c) bactérias em forma de bastonete.

d) hifas de fungos do grupo dos basidiomicetos.

e) fungos unicelulares e de forma alongada


 

 

Gabarito:

1-B, 2-B, 3-A, 4-C

 

 

Referências:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo, V. 2, 2016.

LOPES, S. & ROSSO, S. Conecte. Biologia. Vol. Único. Ed. Saraiva. 3a ed. São Paulo, 2018

 

TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

 

 

 

 

Referências imagens:

1-                 Lago termal em Yellowstone  - Fonte (figura): Wikimedia Commons

Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:OSC_Microbio_01_03_archaea.jpg Acesso em: 10/03/2019

2-                 Célula procariótica básica - Fonte (figura): wikipedia.org (modificada) https://ast.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_procariota#/media/File:Average_prokaryote_cell-_es.svg Acesso em: 10/03/2019

3-                 Formato das células bacterianas - Fonte: http://www.biologia.seed.pr.gov.br Acesso em: 11/03/2019.