Resumo de biologia: Transporte através da membrana - osmose em células animais e vegetais



  • Transporte através da membrana - osmose em células animais 

 

Agora veremos um pouco sobre o processo de osmose dentro das células animais. Utilizaremos como modelo as hemácias cuja função é transporte de gases dentro do corpo. Vamos colocar três soluções  diferentes : 

 

  • Meio hipertônico : A concentração de sais  da hemácia é menor do que a concentração de sais da solução externa, logo, a água presente na hemácia vai sair por osmose para o meio externo e fazer a hemácia murchar.

  • Meio isotônico : A concentração de sais da hemácia é igual a concentração externar, logo, a mesma quantidade de água que entra na hemácia também sai, não causando nenhum efeito.

  • Meio Hipotônico :  A concentração de sais da hemácia é menor do que a concentração de sair da solução externa,logo, a água presente na solução externa vai entrar na hemácia e causar sua lise.

 

A passagem de água nessas células é muito rápida pois existe uma série de proteínas em sua membrana chamadas de aquaporinas que são canais de passagem de água, logo a osmose acontece muito mais rápido do que a difusão.

 

Também é possível que, se a diferença de concentrações não for muito alta, a hemácia entre em equilíbrio com o meio externo.


 

  • Osmose em células vegetais 

 

As células vegetais apresentar um vacúolo e uma parede celular, isso faz com que elas respondam de forma diferente a vários estados de concentração.

No meio hipotônico por exemplo, a célula vegetal não sofre lise como a célula animais pois a força de resistência da parede celular é mais do que a pressão que a água exerce.

Já em meio hipertônico, a célula vegetal murcha da mesma forma que a animal, porém, se ela for colocada em um meio hipotônico ela volta ao normal.