Resumo de biologia: As variações da 1ª Lei de Mendell



As variações da Primeira Lei de Mendel - Genes letais 

 

Como sabemos, uma característica é definida por dois alelos separados que  interagem no novo indivíduo com relações de dominância e recessividade, mas nem sempre essa relações funcionam, por isso nós temos as variações da Primeira Lei de Mendel.

 

Após alguns experimentos de cruzamento os cientistas começaram a observar frequências genotípicas e  fenotípicas diferentes daquelas observadas na primeira lei de mendel.

 

Por exemplo : Em um cruzamento de dois indivíduos heterozigotos ( Aa x Aa ) o esperado seria a frequência de 3 : 1, porém o que os cientistas observaram foi um resultado de 2 : 1 devido ao que nós chamamos de genes letais. Nesse caso, o gene A é letal em homozigose, ou seja, indivíduos AA morrem prematuramente. Isso acontece porque dependendo da relação de dominância e recessividade,  uma determinada enzima, por exemplo, pode deixar de ser produzida, causando a morte do indivíduo.

 

Pleiotropia 

 

Vimos até agora que um par de alelos condiciona uma característica mas as vezes esse par de alelos pode condicionar mais de uma característica e isso é o que nós chamamos de pleiotropia.

Ex : A Fenilcetonúria é uma doença genética causada pela recessividade de um gene, que faz com que o indivíduo não consiga processar um aminoácido no seu metabolismo e isso causa diversas outras consequências fenotípicas como retardo mental, diminuição dos pelos e perda de pigmentação.

 Dominância Incompleta 

​​​​​​​

 

Outra variação da Primeira Lei de Mendel é a dominância incompleta, que é quando o indivíduo apresenta um fenótipo intermediário em casos de heterozigose.

 

Exemplo : Cruzamento entre flores vermelhas e brancas  parentais geram descendentes rosas.

 

Codominância 

 

Codominância é mais uma das variações da Lei de Mendel onde ambos os fenótipos parentais são apresentados nos descendentes em caso de heterozigose.

 

Exemplo : boi avermelhado x vaca branca resulta no boi ruão que apresenta manchas vermelhas e brancas.




 

Gêmeos

 

Existem dois tipos de gêmeos, os monozigóticos que são univitelinos, ou seja, ambos vem de somente um zigoto e são geneticamente iguais, porém os fenótipos são diferentes pois isso é afetado pelo ambiente. O outro tipo de gêmeos são os dizigóticos ou bivitelinos, eles nascem ao mesmo tempo porém eles vem de zigotos diferentes, portanto eles são geneticamente diferentes.