Resumo de biologia: Fisiologia comparada do enterozoários I



FISIOLOGIA COMPARADA DOS ENTEROZOÁRIOS I

 Funções vitais

Enterozoários são os organismo pluricelulares que apresentam tecidos verdadeiros, são os cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, artrópodes, moluscos e equinodermos.

Fisiologia é o estudo das reações metabólicas que buscam manter o organismo em homeostase, ou seja, o que mantêm as funções vitais em funcionamento.

A primeira função vital do organismo é a nutrição, relacionada a captação de energia desses organismo. O sistema responsável por isso é o sistema digestório que irá realizar a digestão de moléculas grande em menores para que estas sejam absorvidas.

Para realização de trocas gasosas, o sistema respiratório entra em ação, o oxigênio é combustível da produção de energia nas células, e cada grupo apresenta um aparato diferente para captação desse gás e eliminação do gás carbônico.

As reações metabólicas produzem alguns resíduos, por exemplo, a quebra de proteínas no organismo na digestão elimina amônia como resíduo, essa substância é tóxica e necessita ser eliminada, quem realiza o processo é o sistema excretor, que pode eliminar amônia, uréia ou ácido úrico.

Sistema Circulatório

Funções do sangue:

- Conduzir oxigênio para as células do corpo e recolher o gás carbônico.

- Distribuir nutrientes para as células.

- Recolher excretas.

- Manter o equilíbrio hidrossalino do organismo.

- Distribuir hormônios.

- Transporte de anticorpos.

- Manutenção da temperatura 

(vasodilatação: perda de calor / vasoconstrição: manter calor)

 

Constituição do sistema circulatório:

- Vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.

- Coração.

Tipos de vasos sanguíneos

- Artérias: com paredes espessas e elásticas (tecido conjuntivo); conduzem sangue do coração para os órgãos ou tecidos (eferentes).

- Veias: com paredes delgadas; sangue flui sob baixa pressão; com válvulas que impedem o refluxo; com auxílio da musculatura esquelética nos membros inferiores; trazem sangue dos tecidos para o coração (aferentes).

- Capilares: vasos microscópicos, com apenas uma camada de células (endotélio); promovem trocas entre as células e os tecidos por difusão e osmose. São denominados vênulas (veias) e arteríolas (arteríolas).

 Sistema Esquelético e Controle

O sistema esquelético tem por função a sustentação e locomoção de organismo, ele pode ser formado por um endoesqueleto, que pode ter constituição cartilaginosa, calcária ou óssea, ou pode ser um exoesqueleto de quitina e calcário.

Já o sistema controle pode ser dividido em sistema endócrino e sistema nervoso, ambos atuam respondendo aos estímulos externos e mantendo a homeostase interna, controlando todos os outros sistemas. O sistema endócrino atua a partir de hormônios, macromoléculas capazes de realizar alterações na permeabilidade das células, na frequência circulatória, na produção de outros hormônios e etc. Já o sistema nervoso é composto principalmente por células nervosas que são capazes de emitir impulsos elétricos que controlam a ação de outros órgãos e sistemas.

 Sistema nervoso dos Cnidários e Platelmintos

O sistema nervoso é composto por células nervosas, denominadas neurônios, estes se comunicam entre si por meio de sinapses, essas sinapses podem ser de dois tipos: elétricas (entre neurônios que estão em contato) e químicas (ocorre por meio de moléculas específicas, denominadas neurotransmissores).

Cnidários: Sist. Nervoso presente (do tipo difuso por todo o corpo).

Platelmintos: Sist. Nervoso presente (do tipo ganglionar com um par de gânglios cerebrais de onde partem cordões nervosos); são os primeiros animais com uma cefalização e centralização do sistema nervoso.

Resultado de imagem para sistema nervoso cnidários"

Resultado de imagem para sistema nervoso cplatelmintos"

Sistema Nervoso de Nematelmintos e Anelídeos

Nematelmintos: Sist. Nervoso presente (um anel nervoso em torno da faringe com cordões nervosos longitudinais – Anel periesofágico ou perifaringeano).

Anelídeos: Sist. Nervoso presente (composto por uma cadeia nervosa ventral, com um par de gânglios por segmento; gânglios cerebróides bem desenvolvidos).

Resultado de imagem para sistema nervoso nematelmintos"

Resultado de imagem para sistema nervoso anelideos"











 

Sistema Nervoso dos Artrópodes e Equinodermos

Artrópodes: Sist. Nervoso presente composto por gânglios cerebrais e por uma cadeia nervosa ventral, com cadeias de gânglios dispostas em sequência.

Moluscos: Sist. Nervoso presente (composto por três ou quatro pares de gânglios nervosos, ligados a nervos que atingem todo o corpo).

Equinodermos: Sist. Nervoso presente (anel nervoso em torno da boca e nervos radiais).

Resultado de imagem para sistema nervoso atropodes"

Resultado de imagem para sistema nervoso moluscos"

Resultado de imagem para sistema nervoso equinodermos"