Resumo de biologia: Tecido Muscular



Tecido Muscular

Autora: Profª Carla Aquino

 

 

Todos nós sabemos que a realização de atividades físicas trás muitos benefícios para nossa saúde física, mas a nossa saúde mental melhora muito quando nos exercitamos.

Um tipo de atividade física que apresenta muitos adeptos é o treino de força – como a musculação, treinos funcionais e outros.

Segundo um estudo publicado pelo periódico JAMA Psychiatry, a realização de treinos de força está associada à redução dos sintomas da depressão. Em um grupo de mais de duas mil pessoas, foi observado que aquelas que fizeram exercícios de levantamento de peso apresentaram uma redução na falta de interesse pelas atividades do cotidiano e no desânimo, que são sintomas frequentes na depressão.

Cuidar do corpo e da mente é fundamental para uma vida mais equilibrada. No nosso texto de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre os músculos. Vamos lá?

 

 

O tecido muscular compõe os diferentes tipos de músculos e é responsável pelos movimentos do corpo. É composto por células alongadas que apresentam grande quantidade de filamentos que realizam contração, essas células são chamadas de miócitos ou fibras musculares. A contração muscular está relacionada ao deslizamento dos filamentos de actina e miosina.

 

Há três tipos de tecidos musculares:

Tecido Muscular Estriado Esquelético:

Esse é o tipo que forma a maior parte dos músculos do corpo, estrutura que é popularmente chamada de “carne”. É responsável pela maioria dos movimentos corporais, visto que esses músculos estão ligados diretamente aos ossos.  As fibras desses músculos são multinucleadas e os núcleos estão na periferia, já que os filamentos de actina e miosina estão presentes no meio da fibra muscular. A contração muscular, que é voluntária, está relacionada ao deslizamento das fibras de actina sobre as de miosina, gerando um encurtamento da fibra.

A figura abaixo mostra o esquema da contração muscular:

Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio22.php Acesso em: 18/05/2019

 

O tecido muscular apresenta dois tipos de fibras musculares: as vermelhas (de contração lenta) e as brancas (de contração rápida). A classificação é feita de acordo com as características de contração e metabolismo dessas fibras.

As fibras de contração lenta (vermelhas) apresentam algumas características como: grande quantidade de mitocôndrias, contração lenta, coloração vermelha devido à grande quantidade de mioglobina e mitocôndrias. São tecidos que suportam atividades com intensidades de baixa a moderada e de longa duração.

Ex: maratonas, natação em longas distâncias.

As fibras de contração rápida (brancas) são tecidos que fadigam rapidamente, porém suportam atividades que necessitam de grande capacidade de contração rápida e vigorosa. Apresentam coloração branca e podem ser muito empregadas em atividades muito rápidas e intensas. Ex:  futebol, corridas de velocidade de até 200 metros, musculação, entre outras atividades.

É importante lembrar que todas as pessoas, sem exceção, possuem todos os tipos de fibras em seu corpo. Porém, algumas têm mais fibras de um tipo do que de outro.

A figura abaixo, mostra uma figura com o tecido muscular estriado esquelético:

 

Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio22.php Acesso em: 18/05/2019

 

 Tecido Muscular Estriado Cardíaco:  É composto por fibras mononucleadas e com formato fusiforme. A contração é ritmada e involuntária, por isso independe da nossa vontade. É inervado pelo sistema nervoso simpático e parassimpático. Esse tecido muscular está presente nas paredes do coração e forma o chamado miocárdio. A figura abaixo, mostra o tecido muscular estriado cardíaco:

Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio24.php Acesso em: 18/05/2019

 

 

 Tecido Muscular Liso:

Esse tecido apresenta contração involuntária. As fibras musculares desse tecido são mononucleadas, sem estriação e alongadas. O tecido muscular liso é encontrado em órgãos como bexiga, útero e órgãos do sistema gastrointestinal. Observe o detalhe da lâmina com um fragmento de músculo da bexiga de um cão:

Fonte: https://www.flickr.com/photos/andrea_scauri/2970361768 Acesso em: 18/05/2019

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes tipos de tecidos musculares, vamos abordar esse assunto nas questões abaixo. Vamos lá?

 

No vestibular...

 

Questões:

(UFV) Preocupados com a boa forma física, os frequentadores de uma academia de ginástica discutiam sobre alguns aspectos da musculatura corporal. Nessa discussão, as seguintes afirmativas foram feitas:

I – O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo humano.
II – O tecido muscular liso é responsável direto pelo desenvolvimento dos glúteos e coxas.
III – O tecido muscular estriado cardíaco, por ser de contração involuntária, não se altera com o uso de esteroides anabolizantes.

Analisando as afirmativas, pode-se afirmar que:
a) apenas II e III estão corretas.
b) apenas I está correta.
c) apenas II está correta.
d) I, II e III estão corretas.
e) apenas I e II estão correta

 

(UEL) Considere os tipos de fibras musculares e as ações a seguir:

I. cardíaca
II. estriada
III. lisa

a) Contração involuntária e lenta.
b) Contração voluntária, em geral vigorosa.
c) Contração involuntária e rápida.

Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de fibras musculares com sua respectiva ação.

a) Ia, IIb, IIIc
b) Ia, IIc, IIIb
c) Ib, IIc, IIIa
d) Ic, IIa, IIIb
e) Ic, IIb, IIIa

 

Gabarito:

1. B

I. Verdadeira. Constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados, chamado popularmente de “carne”.

II. Falsa. Glúteos e coxas são compostos por tecido muscular estriado esquelético.

III. Falsa.O tecido muscular estriado cardíaco é de contração involuntária. Porém, o uso de esteroides anabolizantes pode causa uma hipertrofia muscular e causar a “insuficiência cardíaca do anabolizado”.

2. E

Ic. A musculatura cardíaca apresenta contração involuntária. No coração, a frequência das contrações (frequência cardíaca) pode variar de acordo com alguns fatores como (grau de atividade física, estresse físico e emocional entre outros).

IIb. A musculatura estriada esquelética apresenta contração voluntária, isto é, é possível contrair esses músculos quando queremos.

IIIa. A musculatura lisa apresenta contração involuntária e lenta. Não podemos controlar esse tipo de musculatura.

 

Resumão...

O que devemos lembrar sobre o tecido muscular?

O tecido muscular compõe os diferentes tipos de músculos e é responsável pelos movimentos do corpo. É composto por células alongadas que apresentam grande quantidade de filamentos que realizam contração, essas células são chamadas de miócitos ou fibras musculares. A contração muscular está relacionada ao deslizamento dos filamentos de actina e miosina. Existem três tipos de tecidos musculares, o estriado cardíaco, estriado esquelético e o liso, que estão localizados respectivamente no coração, em conjunto com os ossos e em órgãos como bexiga e sistema digestório.

 

 

Referências:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo,  2016.

MUSEU DE CIÊNCIAS DA VIDA. Histologia: Disponível em: http://mcv.ufes.br/histologia Acesso em:06/10/2018

SOBIOLOGIA. Tipos de Tecidos: Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio2.php Acesso em: 05/10/2018