Resumo de biologia: Histologia: Tecido Nervoso



Histologia: Tecido Nervoso

Autora: Profª Carla Aquino

 

Você sabe porque as lesões na medula podem prejudicar a movimentação de uma pessoa? A medula espinal faz parte do sistema nervoso central e é composta por tecido nervoso. A medula é fundamental para conectar o cérebro a outras partes do corpo e uma lesão nessa estrutura pode prejudicar essa comunicação.

Os neurônios são células que transmitem os impulsos nervosos para diversas partes do corpo. Em uma lesão, quando os corpos celulares dos neurônios são atingidos, ocorre a morte do neurônio. Em alguns casos, pode haver uma reorganização neuronal e o retorno de algumas funções. Porém, as células nervosas são muito complexas e a regeneração completa das atividades perdidas é bastante complicada.

 

Vamos estudar um pouco mais sobre o tecido nervoso?

 

O tecido nervoso é de grande importância para conectar as diferentes partes do nosso corpo. O tecido nervoso é responsável por receber informações do meio ambiente que chegam ao nosso corpo através dos sentidos (visão, paladar, audição, olfato e tato) e também recebe informações do meio interno do organismo, como por exemplo - variações de temperatura e liberação de hormônios, que podem alterar algumas características corporais.

Esse tecido está interligado e forma o sistema nervoso, que é dividido em sistema nervoso central (SNC) – que é composto por medula e encéfalo e sistema nervoso periférico (SNP), que é composto por aglomerados de neurônios, pelos gânglios nervosos os nervos, que são os prolongamentos dos neurônios.

Apresenta origem ectodérmica. Esse tecido é composto basicamente dois tipos celulares: os neurônios e as células glias.

Neurônio e células da glia: https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/cells-humans-brain-neuron-glial-microglia-1315214561?src=iplcSCn66FQwmSrMF32lyA-1-6 Acesso em: 23/05/2019.

 

Neurônio

É considerado a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso, que é especializada para a comunicação rápida. Essa célula apresenta a função de receber, fazer o processamento e transmitir as informações para as demais partes do nosso organismo, através dos impulsos nervosos.

São células que possuem a capacidade de responder aos estímulos do ambiente. São alongadas e possuem até 1m de comprimento, como no caso dos neurônios que vão até nosso pé.

De acordo com a sua função, os neurônios podem ser classificados em:

Sensoriais (aferente): recebem os estímulos sensoriais do corpo e do meio externo. Levam as informações para o sistema nervoso central.

Motores (eferente): Conduzem os impulsos produzidos pelo SNC e estabelecem comunicação com músculos, glândulas e outros neurônios.

Interneurônios (neurônios de associação): Faz a comunicação entre os neurônios.

 

Estrutura do neurônio

O neurônio apresenta algumas regiões distintas – os dendritos, o corpo celular e os axônios.

Dendritos: são projeções dos neurônios, elas recebem informações de outros neurônios. A passagem de informação de uma célula nervosa para outra ocorre através dos impulsos nervosos. Os dendritos se ramificam e formam as espículas dendríticas, que entram em contato com outros neurônios, a idade e falta de nutrientes no organismo podem reduzir a quantidade de espículas dendríticas.

 

Corpo celular: é a região do neurônio em que está localizado o núcleo e as organelas, é a região da qual partem os dendritos. O núcleo dos neurônios é grande e apresenta forma oval ou esférica. O material genético encontra-se na forma de cromatina. Há abundância de ribossomos e reticulo endoplasmático rugoso, devido a intensa síntese proteica.

 

Axônio: é responsável por conduzir os impulsos nervosos de um neurônio para outro, também para células musculares e glandulares. Essa estrutura neuronal pode ter mais de 1m de comprimento.

A figura abaixo mostra a estrutura de um neurônio:

 

Partes do neurônio: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-neuronio.htm Acesso em: 23/05/2019.

 

Células da glia (neuroglia)

São as células que ocupam as regiões entre os neurônios e apresentam como função de revestir, sustentar, fazer o isolamento elétrico, assim como fazer a nutrição dos neurônios.

Os se enrolam em torno do axônio, formando uma capa membranosa que atua como um isolante elétrico, o que torna mais eficiente a transmissão dos impulsos nervosos, a membrana plasmática da bainha é composta principalmente por lipídeos e proteínas.  A bainha não forma um envoltório contínuo, há espaços denominados nódulo de Ranvier e que auxiliam na eficiência da condução dos impulsos nervosos.

A figura abaixo mostra a estrutura de um neurônio com a bainha de mielina e nódulo de Ranvier:

 

Agora que já estudamos um pouco mais sobre o tecido nervoso, vamos fazer algumas questões para a fixação do assunto.

 

 No vestibular...


Questões:

 

1. (UECE) Com relação às células nervosas, é correto afirmar:

a) nos vertebrados, além dos neurônios, o sistema nervoso é constituído por células glias, cuja função é dar sustentação aos neurônios.

b) os dendritos são prolongamentos dos neurônios cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos produzidos pelo corpo celular.

c) os axônios são genericamente chamados de fibras celulares, cuja função é conectar os corpos celulares.

d) o impulso nervoso, ou sinapse nervosa, é transmitido de um neurônio para outro com o auxílio dos mediadores químicos.

 

2. (Unirio-RJ) O sistema nervoso possui três componentes básicos, encéfalo, medula e nervos. Estes últimos fazem a ligação das outras duas estruturas com as diversas partes do corpo. Se desfiarmos um desses nervos, veremos que são constituídos de estruturas cilíndricas muito finas denominadas axônios, prolongamentos dos neurônios. Os outros dois componentes estruturais dos neurônios são:

a) as sinapses e as células da glia

b) o corpo celular e as sinapses

c) os dendritos e as sinapses

d) os dendritos e as células da glia

e) o corpo celular e os dendritos

 

 

Gabarito:

1.    A - As células glias são as que envolvem, protegem e nutrem os neurônios. Elas são essenciais para a produção da bainha de mielina, que torna a transmissão do impulso nervoso mais eficiente.

2.    E – As partes dos neurônios são: dendrito, corpo celular e axônio. Essas regiões atuam em conjunto na transmissão dos impulsos e na conexão entre as diversas partes do corpo.

 

 

 

Resumo:

O tecido nervoso é responsável por receber informações do meio ambiente que chegam ao nosso corpo através dos sentidos e também por receber informações do meio interno do organismo. Esse tecido está interligado e forma o sistema nervoso, que é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).Apresenta origem ectodérmica. Esse tecido é composto basicamente dois tipos celulares: os neurônios e as células glias.

 

 

 

Referências:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo,  2016.

Tecido Nervoso: Disponível em: http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/4Nervoso.pdf Acesso em: 25/05/2019.