Resumo de fisica: Notação científica, múltiplos e submúltiplos



NOTAÇÃO CIENTÍFICA

 

A notação científica é uma maneira que os cientistas escrevem os números de forma que fique mais fácil a escrita científica.

 

Por exemplo: a velocidade da luz, c, é aproximadamente 300000000 metros por segundo(m/s) e a carga elementar, e, é aproximadamente 0,00000000000000000016 Coulomb(C).

 

Se tivéssemos que escrever esses números com todos esses zeros todas as vezes que fossemos citar essa grandeza em algum artigo seria bem trabalhoso. Então para facilitar os cientistas utilizam potências de 10 para representar o número.


 

Uma grandeza de valor X em notação científica será escrita de tal forma que X = N*10m, em que N é um número no intervalo [1,10) e m é um número inteiro.

 

Assim a velocidade da luz em notação científica é expressa como c = 3*108 m/s, e a carga elementar é  e = 1,6*10-19.

 

MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS

 

Depois de ver as grandezas fundamentais e as unidades de medida que são o padrão de cada uma delas precisamos conhecer também os múltiplos e submúltiplos que são muito utilizados para facilitar o entendimento de grandezas que sejam muito maiores ou muito menores que o nosso padrão. Para isso defini-se alguns prefixos que são colocados antes das unidades de medida e eles definem um fator multiplicativo que deve ser aplicado sobre o padrão, para transformar números grandes ou pequenos demais em números mais simples.

 

Uma tabela com alguns prefixos e seus respectivos fatores encontra-se abaixo(note que dentro dos parênteses há a notação correspondente de cada prefixo apresentado):