Resumo de fisica: Calorimetria



Calorimetria e sistemas termicamente isolados - Calor sensível

O  CALOR SENSÍVEL tem a ver com variação de temperatura, energia cinética e ocorrre em constância de energia potencial de posição ou fase isto é, não há variação de estado físico. É um resfriamento ou um aquecimento. Podemos calcular o calor sensível trocado por um corpo através de:  Q=m\cdot c\cdot \Delta t, com m a massa do corpo, c é o calor específico do corpo, que é o calor necessário para 1 g do material ter uma variação de temperatura unitária, e \Delta t é a variação de temperatura. O produto m\cdot c é chamado também de capacidade térmica. O calor específico depende do material e a capacidade térmica depende do material e da massa do corpo.

 C=\frac{Q}{\Delta T} \Rightarrow C= \frac{m\cdot c\cdot \Delta T}{\Delta T}

C=m\cdot c

  • Quanto menor o calor específico, melhor condutor térmico; isso dá origem às correntes de convecção na praia, em geladeiras, e em lagos congelados.

 

  • O equivalente em água é a massa de água que tem a mesma capacidade térmica que a capacidade térmica do corpo considerado, isto é, E = m_{corpo}\cdot c_{corpo}.

 

Nos gráficos de temperatura por tempo ou calor, caso a potência térmica seja constante, temos que lembrar que os trechos horizontais são MUDANÇAS DE FASE e os trechos oblíquos são AQUECIMENTOS OU RESFRIAMENTOS.

Forma, Retângulo

Descrição gerada automaticamente

Calorimetria e sistemas termicamente isolados - Calor latente:

O calor latente é aquele calor trocado por um corpo isotermicamente, isto é, com temperatura constante, porém mudando de estado físico. O calor latente de cada substância é o calor trocado pela massa da matéria que mudou de estado. Logo temos que Q é o calor latente trocado, m é a massa em transformação e L é o calor latente por grama, por massa:

 

L= \frac{Q}{m} ou  Q= m\cdot L

 

L varia com a mudança de estado e com a substância, por exemplo, para a água temos que o calor latente de fusão é 80 cal/g, e o de vaporização é 540 cal/g, e cada substância tem seus valores. As mudanças de estado clássicas possíveis são:

Diagrama

Descrição gerada automaticamente 

E alguns valores de L para materiais diferentes:  

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO  PONTAL

 

 

Calorimetria e sistemas termicamente isolados - calorímetros:

A soma dos calores trocados num sistema isolado é sempre zero, isto é, a soma em módulo dos calores perdidos é igual a dos calores recebidos:

Exemplos resolvidos - Prof. Fabiano Meira

E há também três tipos de calorímetros:

1. calorímetros adiabáticos ideais: são aqueles que não participam da troca de calor e não permitem a troca de calor com meio externo;

2. calorímetros adiabáticos reais: são  aqueles que participam da troca de calor e não permitem a troca de calor com meio externo;

3. calorímetros diatérmicos reais: participam da troca de calor e permitem trocas de calor com meio externo.