Resumo de fisica: Composição de movimentos



Composição de movimentos - Casos Particulares

Um movimento resultante é a soma vetorial de todos os seus movimentos componentes. 
Alguns exemplos de composição de movimentos:
a) Lançamento Oblíquo: é uma composição de um movimento uniforme e um movimento uniformemente variado perpendicular;
b) Rolamento Puro: é uma composição de um movimento uniforme (translação) e um movimento rotacional (rotação) com velocidade periférica igual à da translação.
c) O barco no rio que desce: é uma composição de dois movimentos uniformes: uma translação do barco em relação à água e outra translação da água em relação ao solo do rio.

EQUAÇÃO DO MOVIMENTO RELATIVO OU TEOREMA DE GALILEU:

V_{rel A, B} = V_A - V_B

que se lê: “a velocidade relativa de A em relação à B é a velocidade absoluta de A menos a velocidade absoluta de B”. As velocidades absolutas são aquelas medidas em relação a um referencial inercial, por exemplo, o chão, o solo.
Mas podemos reescrever essa equação isolando a velocidade de A, o que daria:

V_A = V_{rel A,B} + V_B

Que se lê: “a velocidade absoluta de um corpo é a velocidade relativa desse corpo em relação a B mais a velocidade absoluta de B, essa, por sua vez, é também chamada velocidade de arrastamento.

 

Lançamento oblíquo no vácuo - Movimento Horizontal e Vertical

  • Os lançamentos horizontais são lançamentos onde a velocidade inicial é apenas e exclusivamente horizontal, isto é, em 0x, logo V_{oy} = 0;
  • Em lançamentos horizontais há duas grandezas notáveis: o tempo de queda QUE SÓ DEPENDE DA ALTURA INICIAL DE LANÇAMENTO E DA GRAVIDADE e o alcance horizontal, QUE SÓ DEPENDE DA VELOCIDADE INICIAL, SUPONDO TEMPO JÁ FIXO PELA ALTURA.
  • O sinal da gravidade, em qualquer lançamento gravitacional DEPENDE APENAS DA ORIENTAÇÃO POSITIVA ESCOLHIDA DO EIXO VERTICAL, E UMA VEZ DEFINIDA, NÃO MUDA NUNCA MAIS.......
  • Os lançamentos verticais são MUVs podendo ter velocidade coincidente com gravidade (lançamentos descendentes) ou o contrário (lançamentos ascendentes) e no PONTO MAIS ALTO DA TRAJETÓRIA, A VELOCIDADE É NULA E A ACELERAÇÃO, NÃO , SENDO IGUAL À GRAVIDADE.
  • Os lançamentos oblíquos ocorrem com MUV NA VERTICAL E MU NA HORIZONTAL, primeira coisa a sempre fazer é calcular as componentes iniciais da velocidade de lançamento, tal que na horizontal a velocidade não muda....
  • As equações conhecidas de alcance e altura máxima só valem para lançamentos isocrômicos, isto é, que saem e voltam ao mesmo plano horizontal gravitacional.
     

Resultado de imagem para equações do lançamento obliquo

 

Lançamento oblíquo no vácuo - Alcance e Equação da Trajetória

As equações conhecidas de alcance e altura máxima só valem para lançamentos isocrômicos, isto é, que saem e voltam ao mesmo plano horizontal gravitacional:
                     
            Resultado de imagem para equações do lançamento obliquo

y=y_0+v_{0y}\cdot t\frac{1}{2}gt^2\, (1)

v_y=+v_{0y}\cdot gt \, (2)

v_y^2=+v_{0y}^2\cdot2\cdot g\cdot\Delta y \, (3)

H=\frac{v^2_0\cdot sen^2(\theta _0)}{2g}    A=\frac{v^2_0\cdot sen(2\theta _0)}{g}

PARA  ÂNGULO DE LANÇAMENTO DE 45 GRAUS, O ALCANCE HORIZONTAL É MÁXIMO, E A ALTURA MÁXIMA É UM QUARTO DO ALCANCE;

PARA  ÂNGULO DE LANÇAMENTO DE 90 GRAUS, A ALTURA ATINGIDA É MÁXIMA E O ALCANCE É NULO;

PARA  ÂNGULOS COMPLEMENTARES, O ALCANCE É O MESMO E A SOMA DAS ALTURAS MÁXIMAS É A MÁXIMA ALTURA POSSÍVEL PARA  ÂNGULO RETO DE LANÇAMENTO.
E SE PERGUNTAREM DE EQUAÇÃO DA TRAJETÓRIA OU DA PARÁBOLA Y(X), O LANCE É:
 

y=(tg(\theta _0))x-\frac{g\cdot x^2}{2\cdot v^2_0\cdot (cos^2(\theta _0))}