Resumo de fisica: Leis de Newton



Para ir bem na prova de Ciências da Natureza do ENEM, ou na prova de física de qualquer outro vestibular, é indispensável dominar o conteúdo das Três Leis de Newton.

Assim, para entender melhor como esse assunto cai no ENEM e evitar más surpresas na hora de resolver as questões de Física da prova, não deixe de ler esse resumo que preparamos para você!

Introdução

Dentre as contribuições de Newton para as ciências, estão as três leis que regem os princípios da Mecânica Clássica.

As Leis de Newton estão presentes na física do nosso dia-a-dia e são indispensáveis para resolver qualquer questão de dinâmica ou estática.

Primeira das Leis de Newton

A Primeira Lei de Newton é chamada de Lei da inércia. Segundo ela, se um corpo está em equilíbrio (sob ação de uma resultante nula de forças e torques), ele tende a permanecer no mesmo estado.

Isso quer dizer que dado um corpo em equilíbrio, se ele estiver parado, a tendência é que ele continue parado; mas se ele estiver em movimento, a tendência é que ele permaneça se movimentando com velocidade constante.

Segunda das Leis de Newton

A Segunda Lei de Newton estabelece uma relação quantitativa entre a força aplicada a um objeto e a aceleração que esta força causa nesse corpo.

Ou seja: a força aplicada em um corpo de prova é proporcional a massa dele e a aceleração que ele adquirida por ele devida a essa aplicação. Essa lei pode ser equacionada como:

Leis de Newton

Terceira das Leis de Newton

A Terceira Lei de Newton é chamada de lei da ação e reação. De acordo com ela, para cada ação de uma força, existe uma reação de força igual e sentido oposto.

Ou seja, se determinado corpo A, exerce uma força FAB em um corpo B, essa força é considerada “ação”. Ao mesmo tempo, B exerce em A uma força FBA, que é chamada de reação. A reação possui módulo e direção iguais aos de FAB, porém com sentido oposto. Desse modo, diz-se que FAB e FBA formam um par ação-reação.

leis de newton