Resumo de fisica: Leis de Newton



Dinâmica — Força Resultante, Equilíbrio da Partícula e Classe de Força

LEIS DE NEWTON 

As forças são formas de interação entre os corpos, uma maneira que a natureza encontrou para que corpos pudessem trocar impulsos e alterar seus estados de movimento.

PRIMEIRA LEI OU LEI DE INÉRCIA:

Lembrar que a lei da inércia liga a massa a uma resistência mecânica que os corpos possuem em relação à alteração de suas velocidades, e que isso dá origem ao princípio de solidariedade física entre os corpos; um corpo lançado para cima dentro de um vagão em movimento horizontal terá velocidade vertical E HORIZONTAL, POR INÉRCIA.

SEGUNDA LEI DE NEWTON, OU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA:

  • Para condições de equilíbrio a soma das forças opostas em sentido deve ser zero, o que implica que as forças opostas são iguais em sinal; se não houver equilíbrio então a diferença entre os módulos das forças opostas será igual à massa vezes aceleração.

Leis do movimento de Newton Segunda lei do movimento de Newton Força da  inércia Física, equação de aceleração, png | PNGWing 

e para condições de equilíbrio, F = 0, e velocidade constante.

 

TERCEIRA LEI DE NEWTON, OU AÇÃO, OU REAÇÃO:

A ação e a reação representa o fato das forças aparecerem em pares opostos, corpos diferentes e por isso não se anulam. 
Lembrar que se as forças forem consideradas internas as mesmas se anulam....se forem de sistemas distintos NUNCA SE ANULAM, CADA SISTEMA TERÁ SUA RESULTANTE OPOSTA E NÃO NULA.

Terceira lei de Newton: conceito e exemplos - Significados

 

Dinâmica - Inércia e 1ª Lei de Newton

  • Lembrar que o peso e a gravidade são características do meio e a massa é característica intrínseca da matéria, e que P = m.g, o peso é a massa vezes o campo gravitacional.
AS NORMAIS SÃO REAÇÕES AO ESMAGAMENTO, E SEMPRE SÃO OPOSTAS À COMPRESSÃO.


 

  • Lembrar que as forças elásticas são sempre restauradoras, isto é, são sempre opostas à perturbação externa, tendendo sempre a trazer o corpo de volta a sua posição de equilíbrio estável inicial.

Resultado de imagem para forças elásticas

 

  • Lembrar que o atrito é uma força PASSIVA de resistência, que entre sólidos não depende da velocidade e entre sólido e fluido é dependente da velocidade:

Se  a força externa é menor que o atrito estático máximo, a força de atrito  é igual à força externa;
Se a força externa é igual ao atrito estático máximo, a força de atrito é igual ao atrito máximo estático  e o corpo está no ponto de iminência de movimento;
Se a força externa é maior que o atrito estático máximo, a força de atrito é igual ao atrito cinético, e permanece constante nessas condições.

Resultado de imagem para força de atrito

  • Para quedas livres com resistência do ar, a velocidade final é constante e é atingida quando a força do ar iguala o peso.

   Resultado de imagem para velocidade terminal queda livre

  • Para fios ideais, a massa é muito menor que a massa dos objetos carregados, isto é, a força resultante em fios ideais é sempre nula, pois sua massa é desprezível, o que implica que as forças opostas em suas pontas sejam iguais. Tente achar as trações um, dois e três abaixo, para um peso de 10 N. (usar no nó o conceito de ângulo complementar)

Resultado de imagem para fios ideais

                                                     

  • Para polias ideais, a massa da polia é muito menor que a massa dos objetos carregados, isto é, a força resultante em polias é sempre zero, o que implica que a força central de uma polia é o dobro da força lateral. A POLIA REDUZ A FORÇA POR DOIS, APESAR DE TERMOS QUE PUXAR DUAS VEZES MAIS CORDA...E ISSO SE ACUMULA COM 2n, COM n número de polias divisoras móveis.

             Resultado de imagem para polias ideaisResultado de imagem para polias ideais

INÉRCIA E PRIMEIRA LEI DE NEWTON:

TODO CORPO RESISTE À VARIAÇÃO DE SUA VELOCIDADE INSTANTÂNEA NA MEDIDA DE SUA INÉRCIA E MASSA.

 

  • Lembrar que a lei da inércia liga a massa a uma resistência mecânica que os corpos possuem em relação à alteração de suas velocidades, e que isso dá origem ao princípio de solidariedade física entre os corpos; um corpo lançado para cima dentro de um vagão em movimento horizontal terá velocidade vertical E HORIZONTAL, POR INÉRCIA.
  • Para condições de equilíbrio a soma das forças opostas em sentido deve ser zero, o que implica que as forças opostas são iguais em intensidade; se não houver equilíbrio então a diferença entre os módulos das forças opostas será igual a massa vezes aceleração.
  • Se a v é constante, a aceleração tangencial é nula, a força resultante é nula e as forças opostas iguais em módulo...

Diagrama

Descrição gerada automaticamente