Resumo de fisica: Calor



CALOR

 

Quando dois corpos em diferentes temperaturas formam um mesmo sistema há energia sendo trocada entre eles, fluindo do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Essa energia térmica em movimento é chamada de Calor. Há 3 maneiras para que aconteça essa transferência: Condução, Convecção e Radiação.


 

EQUILÍBRIO TÉRMICO

 

Quando dois corpos estão numa mesma temperatura dizemos que a temperatura em que eles se encontram é a temperatura de equilíbrio.

 

CONDUÇÃO

 

É a forma de transferência de energia por contato direto entre os corpos que estão trocando calor.

 

CONVECÇÃO( Exclusivo dos Fluidos)

 

Quando os fluidos trocam calor eles mudam de densidade pois os fluidos expandem com facilidade, e portanto as massas de fluido mais ou menos quentes se movimentam assim a energia é transmitida na mesma direção da movimentação do fluido.

 

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA

 

É a forma de transferência de energia que permite que a energia liberada pelo Sol chegue na Terra, por exemplo. Não é necessário um meio material para que essa forma de transmissão de energia aconteça. 


 

FENÔMENOS

 

Alguns fenômenos que acontecem com a alteração da temperatura: dilatação dos corpos, mudança de estado físico, alteração na resistência do material, alteração da condutibilidade térmica.

 

ESCALA KELVIN

 

É a escala de temperatura absoluta, que não admite valores negativos de temperatura.

A unidade do sistema internacional de medidas é o Kelvin.(Cuidado pois não se fala grau Kelvin). A relação entre uma temperatura em Kelvin(K) e grau Celsius (ºC) é tal que T(K) = T(ºC) +273,15.