Resumo de historia: Problemas da Linha do tempo



A História e o Tempo - Problemas da Linha do tempo

 

O primeiro problema apresentado pela Linha do Tempo é a visão eurocêntrica que esta apresenta.  É utilizada para se falar de todo o mundo, entretanto, apenas a Europa Ocidental está presente. 

Ademais, podemos destacar a presença apenas de fatos políticos. Há apenas grandes feitos e grandes homens, deixa de lado os demais personagens da história. Não há por exemplo a presença do simples camponês, do trabalhador, do operário. 

O terceiro problema da Linha do Tempo é a criação da ideia de progresso ao longo da história. Esta ideia relaciona-se com o positivismo do século XIX, fundado por Augusto Comte que foi amplamente baseado nas ideias do chamado Darwinismo social, no princípio de evolução. Esta linha do tempo traz a ideia de que a medida que o tempo passa apenas o mais apto sobrevive, de que a Idade Moderna seria de alguma forma melhor que a Idade Média. A ideia de progresso não se aplica ao tempo. Há apenas idades diferentes com características diferentes. 

Um exemplo da visão de progresso é o nome do período entre 476 e 1453: Idade Média. A Idade Média está entre a Idade Moderna e a Idade Antiga. Este foi o nome dado pelo iluminismo reforçando a ideia de que este era o século das luzes e a Idade Média o período das trevas. Todos o racionalismo do Iluminismo seria uma herança dos clássicos, da Idade Antiga que agora foi retomado e ampliado pelos modernos, entretanto, há um período entre os dois: a Idade Média, a idade que está no meio. 

Até os dias atuais acredita-se que estamos na Idade Contemporânea. Entretanto, isto não é algo imutável. É possível que a qualquer momento a historiografia estabeleça mais um marco. Exemplo: talvez daqui a 150 anos a historiografia classifique a queda das torres gêmeas em 11 de setembro de 2001 como o marco de uma nova idade. A linha do tempo é sempre feita a partir de um presente olhando para o passado, os nomes são posteriores, é a historiografia olhando para o passado e definindo as rupturas e continuidades.