Resumo de portugues: As classes de palavras: O substantivo



O substantivo

 

O substantivo é uma classe gramatical  grupo nominal, possui oito (8) classificações e geralmente é acompanhado por um artigo. Assim, verbos podem ser transformados em substantivos com  presença de um artigo antecedendo-o como no exemplo abaixo:

 

“O andar de Maria é bonito.”


 

As classes de substantivos

 

● Concretos x abstratos

 

As palavras independentes, que não precisam de outras para que possam simplesmente existir e representam coisas palpáveis ou imagináveis são conhecidas como substantivos concretos. Fazem parte dessa classificação, na maioria das vezes, objetos, instituições, pessoas, fenômenos da natureza, lugares e personagens; qualquer coisa na qual você pode, com propriedade, tocar e/ou pensar. Ex: cadeira, empresa, Maria, chuva, parque, fada etc.

 

Palavras que refletem qualidades, sensações, sentimentos e ações são chamadas de substantivos abstratos. Essa classe de substantivos representa o completo oposto da classe anterior (concretos), pois é formada por palavras dependentes, cuja imagem só pode ser produzida quando há a presença de outros elementos. Ex: beleza, medo, amor, beijo etc.

 

● Próprios x comuns

 

Os substantivos próprios são constituídos por palavras que esboçam especificidade, como nomes e sobrenomes de pessoas, nomes de marcas, instituições, livros e filmes. Ex: João, Gabriela, Drummond, Fiat, Nestlé etc. 

 

Os substantivos comuns, por outro lado, são aquelas palavras que fogem da especificidade e permitem diversas possibilidades. Ex: cachorro, carro, casa, mesa etc. Essa classe de substantivos pode conter coletivos, como manada, enxame, alcateia etc, e pode construir figuras de linguagem.

 

● Simples x compostos

 

Substantivos simples classificam aquelas palavras que apresentam um único radical, enquanto os substantivos compostos guardam palavras com mais de um radical. O radical é o elemento dentro da palavra que traz significado a ela e é responsável por originar outras palavras. Ex: roup- é o radical da palavra “roupa”. Desse radical, podem ser formadas várias outras palavras, como roupinha, roupão, roupagem etc. Assim, categorizamos “roupa” como um substantivo simples. “Guarda-roupa”, por outro lado, possui dois radicais, guard- e roup-, constituindo assim um substantivo composto. Outros exemplos de substantivos simples: flor, papel, caneta. Outros exemplos de substantivos compostos: beija-flor, girassol, passatempo.

 

● Primitivos x derivados

 

São constituintes dos substantivos primitivos palavras que originam outras e não derivam de nenhuma outra palavra da língua. Em oposição, são classificadas como substantivos derivados as palavras que são originadas por outras. Exemplos de substantivos primitivos: tarde, feliz, limão. Exemplos de substantivos derivados: entardecer, felicidade, limonada.

 

Observação: 

Algumas palavras podem fazer parte de classes opostas de substantivos, dependendo unicamente do contexto no qual estão inseridas. Veja alguns exemplos:

(1) O amor é um sentimento lindo.

(2) Amor, onde estão as chaves?

Em (1), a palavra “amor” é classificada como um substantivo abstrato, pois está sendo colocada como um sentimento e, por isso, não é palpável ou imaginável. Em (2), “amor” pode ser classificada como um substantivo concreto, pois está sendo usada para se referir a uma pessoa que, nesse contexto, pode ser tocada ou imaginada. 

(3) O Coelho e o Silva chegaram.

(4) Minha irmã adotou um coelho

Em (3), “Coelho” é um substantivo próprio, pois está colocado como o sobrenome de uma pessoa e, dessa forma, indicando alguém em específico. Em (4), por outro lado, “coelho” indica o animal coelho, portanto, o termo é classificado como substantivo comum.


 

A flexão do substantivo

 

A flexão equivale à variação do substantivo num mesmo campo semântico, podendo ocorrer em gênero, número e grau.

 

● Flexão de gênero

 

Os substantivos podem variar em feminino e masculino. Ex: menina / menino.

Quando as palavras para definir gênero acabam mudando sua forma, essas são chamadas de biformes. Ex: mulher / homem.

Quando uma mesma palavra, numa mesma forma, é usada para se referir a ambos os gêneros e utiliza apenas do artigo para os distinguir, essa é chamada de uniforme. Ex: a estudante / o estudante.

Quando uma mesma palavra, numa mesma forma, é usada para se referir a ambos os gêneros e não varia seu artigo acompanhante, essa é chamada de sobrecomum. Ex: a vítima.

 

Alteração semântica na flexão de gênero: ocorre quando uma palavra, ao ter seu gênero mudado, também tem seu sentido mudado. Ex: a caixa (objeto no qual guardar coisas) / o caixa (caixa de supermercado ou caixa eletrônico).

 

● Flexão de número

 

REGRAS

EXEMPLOS

terminadas em ditongo: +S

história = histórias

terminadas em r, z e n: +ES

cadáver, cruz = cadáveres, cruzes

terminadas em m: -M +NS

álbum = álbuns

terminadas em ão: +S ou vira ães, ões

mão, pão, ação = mãos, pães, ações

paroxítonas terminadas em ão: +S

cidadão = cidadãos

oxítonas terminadas em s: -S +ES

japonês, burguês = japoneses, burgueses

paroxítonas ou proparoxítonas terminadas em s: invariáveis

vírus, lápis, óculos = vírus, lápis, óculos

terminadas em al, el, ol, ul: -L +IS

canal, hotel, anzol = canais, hotéis, anzóis

terminadas em il: -L +S

canil = canis

terminadas em x: invariáveis

tórax = tórax

 

Alteração semântica na flexão de número: ocorre quando uma palavra, ao ter seu número mudado, também tem seu sentido mudado. Ex: costa / costas.

Alteração fonética na flexão de número: ocorre quando uma palavra, ao ter seu número mudado, também tem sua pronúncia mudada. Ex: jogo / jogos.

 

O substantivo composto na flexão de número

 

O substantivo composto que utiliza o hífen ou mais de uma palavra, ao ser flexionado em número, gera um caso especial, afinal, há mais de uma palavra usada como uma só. Observe alguns exemplos:

(5) Couves-flores, amores-perfeitos, segundas-feiras.

(6) Bem-amados, guarda-roupas, pingue-pongues, greco-romanos.

(7) Pés de moleque, bananas nanica.

Em (5), ambas as palavras separadas por hífen são colocadas no plural. Perceba que suas junções são formadas, respectivamente, por substantivo + substantivo, substantivo + adjetivo, numeral + substantivo. Quando o substantivo se dá dessas formas, ambas as palavras são colocadas no plural.

Em (6), as composições das palavras são, respectivamente, advérbio + substantivo, verbo + substantivo, uma onomatopeia e adjetivo + adjetivo. Quando o substantivo se dá dessas formas, apenas a segunda palavra é colocada no plural.

 

ATENÇÃO! É importante deixar claro que advérbios e verbos não são flexionados em número de forma alguma. Não se diz coisas do tipo:

a) *Eles estão bens.

b) *Eles passearans.

 

Por último, em (7), temos formações feitas por substantivo + preposição + substantivo e substantivo + adjetivo (especificador). Ambas as palavras, no entanto, diferentemente do que ocorre em (5), possuem um elemento especificador. Em “pé de moleque”, apesar de se tratar do nome de um doce, a parte “de moleque” é usada para especificar “pé”, assim como “nanica” é usada para especificar “banana”. Substantivos que se dão dessas formas têm apenas a primeira palavra pluralizada.

 

● Flexão de grau

 

A flexão de grau trabalha os substantivos por meio de níveis. Esses são o aumentativo e o diminutivo, podendo ser utilizados de duas formas, a sintética e a analítica. A flexão de grau pode ser usada também como juízo de valor, além de medição de tamanhos.

Observe o quadro abaixo que apresenta as flexões de grau possíveis para a palavra “problema”:

 

FORMAS

Aumentativo

Diminutivo

Forma sintética

problemão

probleminha

Forma analítica

problema grande

problema pequeno

 

Diversos outros sufixos podem ser usados para representar grau. Veja só alguns exemplos:

 

SUFIXOS DE FLEXÃO DE GRAU

Aumentativo

Exemplos

Diminutivo

Exemplos

-aço(a)

corpaço

-ebre

casebre

-alhão

grandalhão

-eco

livreco

-anzil

corpanzil

-eto

livreto

-olhona

bobalhona

-ucho

fofucho

-ázio

copázio

-zinho

livrozinho

etc.