Resumo de portugues: Funções de linguagem



Funções da linguagem - RESUMO*

*o conteúdo completo pode ser conferido na aula específica da frente de Interpretação de Texto. Este material é apenas um RESUMO para lembrá-los - de modo simples - quais são as funções da linguagem.

 

      Para nos comunicarmos, podemos usar a língua de várias formas, dependendo de nosso objetivo. A linguística, ciência que estuda a linguagem, determinou 6 funções, de acordo com o que está sendo priorizado na comunicação.

 

Função emotiva: quando os sentimentos do emissor (falante/escritor) são a prioridade.

"Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.
"

Drummond

 

Função apelativa/conativa: quando o receptor (ouvinte/leitor) é a prioridade. Neste caso, o discurso costuma ser persuasivo, isto é, quer causar uma mudança (de pensamento ou atitude) no receptor.

Exemplo: muito comum em propagandas. Geralmente o modo verbal imperativos é usado.

 

Função metalinguística: quando a própria linguagem é a prioridade no discurso, ou seja, quando usa-se uma linguagem para falar sobre a própria linguagem.

Exemplos: poemas que falam sobre a arte de escrever; livros que fazem referência a si próprios, como Memórias póstumas de Brás Cubas; músicas que falam sobre como fazer músicas etc.

(trecho de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis)

 

Função poética: quando o "como falar" é priorizado, isto é, usam-se diversos recursos da língua (como as figuras de linguagem) para transmitir a mensagem. Diz-se que a prioridade é para a mensagem, mas fiquem atentos, pois não é o assunto que mais interessa e, sim, COMO o assunto será transmitido.

Exemplo: é muito frequente em poemas, pois estes costumam usar figuras de linguagem (metáfora, personificação etc) e dar valor à forma (métrica, rima etc).

 

Função referencial: quando o objeto (o referente, daí o nome "referencial") é a prioridade. Aqui sim temos o assunto como foco.

Exemplo: textos jornalísticos, nos quais importa o assunto que está sendo tratado e não os sentimentos ou a forma.

(trecho de dissertação nota máxima em vestibulares -> prioriza-se a informação/conteúdo)

 

 

Função fática: quando o canal pelo qual a mensagem é transmitida é o assunto (refere-se à verificação do contato estabelecido). Trata-se de um uso bastante restrito e, geralmente, serve apenas para confirmar se o receptor está realmente recebendo a mensagem.

Exemplo: quando dizemos "alô" ou "tchau" ao telefone.

 

por Gianne Pereira