Resumo de portugues: As classes de palavras: O pronome



O pronome

 

O pronome é uma classe de palavras que, além de acompanhar o nome, também pode substituí-lo. Ele se refere a uma pessoa do discurso, podendo ser a primeira pessoa (quem fala), a segunda pessoa (com quem fala) ou a terceira pessoa (de quem fala). Veja os exemplos a seguir:

(1) Eu vendi meus livros.

(2) Ela comprou uma bala.

No exemplo (1), a primeira pessoa está sendo usada, o “eu”. Portanto, para indicar que os livros pertencem a quem fala, usamos um pronome que representa posse, “meus”.

No exemplo (2), o uso do “ela” indica que o locutor (quem fala) não está falando nem de si mesmo e nem do interlocutor (com quem fala), e sim de uma terceira pessoa (de quem se fala).


 

Os tipos de pronome

 

● Pronome pessoal

 

Os pronomes pessoais substituem o nome e sofrem variação em flexão de gênero (apenas na 3ª pessoa), número e pessoa (1ª, 2ª, 3ª). Eles podem ser divididos em dois casos, reto e oblíquo, e para defini-los, é necessário observar a função que exercem na sentença.

 

a) pronome pessoal do caso reto

 

De acordo com a gramática normativa, a que estamos estudando desde a introdução de gramática e classes de palavras, apenas o pronome reto pode estabelecer o papel de sujeito (quem realiza a ação) numa sentença. Observe os exemplos:

(3) Eu encontrei meu celular!

(4) Nós saímos mais cedo.

“Eu” e “nós” representa o sujeito, quem realiza a ação, e estão conjugando os verbos que os seguem, portanto, são classificados como pronomes do caso reto. 

 

b) pronome pessoal do caso oblíquo

 

Quando o pronome exerce a função de complemento (objeto direto/indireto) ou de adjunto adverbial, ele pode ser classificado como pronome oblíquo. Esse tipo de pronome pode ser usado em duas formas: a tônica e a átona. 

 

Os pronomes oblíquos tônicos sempre seguem preposições (para, de, com etc). Assim, eles exercem a função de objeto indireto da oração. Observe os exemplos:

(5) Ela comprou um presente para mim.

(6) Mostrei minhas anotações para ele.

 

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que não antecedem preposições. Podem exercer a função de objeto direto ou indireto da oração. Observe os exemplos:

(7) Ela me comprou um presente.

(8) Dei-lhe um susto.

 

A tabela abaixo mostra todos os pronomes pessoais e suas divisões.

 

PRONOMES PESSOAIS

Número

Pessoa

Pronomes retos

Pronomes oblíquos

tônicos

átonos

Singular

eu

mim, comigo

me

tu

ti, contigo

te

ele, ela

si, consigo

se, o, a, lhe

Plural

nós

nós, conosco

nos

vós

vós, convosco

vos

eles, elas

eles, elas, si, consigo

se, os, as, lhes

 

ATENÇÃO! Sobre a forma átona: 

Os pronomes me, te, se, nos e vos podem exercer tanto a função de objetos diretos,  quanto de objetos indiretos. Os pronomes o, a, os e as funcionam apenas como objetos diretos. O lhe/lhes exerce sempre a função de objeto indireto na oração, pois sua formação consiste na junção da preposição para + o pronome o ou a, como é possível perceber no exemplo (8).

 

Pronome pessoal de tratamento

 

O pronome pessoal de tratamento tem a função de interlocução (com quem se fala). Portanto, podemos dizer que sempre ele se refere à 2ª pessoa do discurso, apesar de sempre conjugar o verbo em 3ª pessoa.

Exemplos: você, senhora, vossa, sua excelência etc.

(9) Você irá?

(10) A senhora dormiu bem?

Como é visível, os verbos das sentenças (em itálico) estão em 3ª pessoa, mesmo que os pronomes (em azul) se refiram à 2ª. 

 

Valor semântico: o uso dos pronomes de tratamento pode ter valores semânticos distintos, de acordo com os contextos nos quais são usados. Analise os exemplos abaixo:

(11) A senhora pode me responder onde estava até agora?

(12) Vovó! Há quanto tempo não vejo a senhora...

(13) A senhora recebeu o meu e-mail?

Em (11), é perceptível o tom de ironia/deboche carregado no uso do pronome de tratamento, provavelmente sendo dito de uma mãe para uma filha ou entre amigas. Em (12), o tom do pronome é mais respeitoso, redirecionado a alguém mais velho. Em (13), o tom é mais distante, podendo ser para uma professora ou uma chefe de trabalho.

 

● Pronome possessivo

 

Como o próprio nome diz, os pronomes possessivos carregam o sentido de posse. Sua flexão é determinada de acordo com o substantivo a qual o pronome está se referindo. Observe o exemplo:

(14) Vendi meus livros.

(15) Me empresta sua borracha?

Em (14), o pronome (em azul) está se referindo ao substantivo (em itálico) e, já que o substantivo é do gênero masculino e está no plural, o pronome segue essas mesmas flexões. Em (15), por outro lado, o substantivo é do gênero feminino e está no singular. Consequentemente, o pronome assume suas mesmas flexões.

 

A tabela abaixo mostra todos os pronomes possessivos.

 

PRONOMES POSSESSIVOS

Número

Pessoa

Pronomes

Singular

meu, minhas, meus, minhas

teu, tua, teus, tuas

seu, sua, seus, suas

Plural

nosso, nossa, nossos, nossas

vosso, vossa, vossos, vossas

seu, sua, seus, suas

 

ATENÇÃO! Quando, em uma sentença, há dois substantivos após o pronome, esse deve ser flexionado de acordo com o primeiro substantivo.

Ex: Esqueci minhas canetas e lápis.

 

Valor semântico: o uso dos pronomes possessivos pode ter valores semânticos distintos de acordo com os contextos e tons nos quais são usados. Analise os exemplos abaixo:

(16) Que saudade, meu amor!

(17) Quem você pensa que é para falar desse jeito comigo, minha querida?

(18) Seu ridículo!/Sua linda!

Em (16), o pronome possessivo traz a ideia de intimidade. Em (17), o pronome carrega ironia. Em (18), há uma relação de intensidade.

 

● Pronome demonstrativo

 

Os pronomes demonstrativos têm o objetivo de indicar algo no tempo, espaço ou discurso. Veja os exemplos:

(19) Compre este livro, nem esse, nem aquele.

(20) Este ano está sendo melhor que aquele.

(21) Maria e Ana são irmãos. Esta estuda, aquela não.

Em (19), os pronomes estão demonstrando uma posição no espaço. Este indica algo próximo a pessoa que fala (1ª), enquanto esse indica algo próximo a com quem fala (2ª), e aquele indica algo distante de ambos falante e ouvinte.

Em (20), o uso dos pronomes indica tempo. Este está se referindo ao presente, ao passo que aquele se refere ao passado. 

Em (21), os pronomes demonstrativos estão relacionados com o posicionamento do discurso. O nome mais próximo a esta é “Ana”, enquanto “Maria” está distante. Portanto, esta se referente a Ana e aquela a Maria.

 

A tabela abaixo mostra os pronomes demonstrativos.

 

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Pessoa

Variáveis

Invariáveis

Feminino

Masculino

esta, estas

este, estes

isto

essa, essas

esse, esses

isso

aquela, aquelas

aquele, aqueles

aquilo

 

Pronomes anafóricos: aparecem antes do nome referenciado.

Pronomes catafóricos: aparecem depois do nome referenciado.

 

ATENÇÃO! Outras palavras podem substituir o uso dos pronomes. Para tal conclusão, basta substituir o termo pelo pronome. Ex:

 

  1. Nunca vivi semelhante situação. = Nunca vivi esta situação.

  2. Bonito o que vi hoje. = Bonito aquilo que vi hoje.

  3. Tal solução é inviável. = Essa situação é inviável.

  4. Eu mesma farei.

 

*No exemplo d, a palavra mesma se refere a “eu” e intensifica o seu uso, por isso é considerada um pronome nesse contexto.

 

Valor semântico: o uso dos pronomes demonstrativos pode ter valores semânticos distintos de acordo com os contextos, tons e posições nas quais são usados. Analise os exemplos abaixo:

(22) Você vai vestir isso?

(23) Isso é que é vida!

Em (22), isso possui um sentido negativo, chegando a ser pejorativo. Em (23), por outro lado, isso tem um sentido positivo, criando, inclusive, certa ênfase na fala.

 

● Pronome interrogativo

 

Os pronomes interrogativos são aqueles que interrogam algo a alguém, seja de forma direta ou indireta.

(24) O que é isso?

(25) Diga-me quem fez isso.

Em (24), temos uma pergunta direta, promovida pelo pronome interrogativo que. Em (25), temos uma pergunta indireta promovida pelo quem, pois, apesar de não haver um sinal interrogativo, a sentença está, de certa forma, interrogando algo. 

 

● Pronome indefinido

 

Os pronomes indefinidos são usados para generalizar algumas falas. Seu uso, no entanto, pode causar a ideia de imprecisão.

a) Todo mundo chegou atrasado hoje.

b) — Qual doce você quer que eu compre? 

    — Qualquer um.

 

Valor semântico: uso dos pronomes indefinidos pode ter valores semânticos distintos de acordo com os contextos, tons e posições nas quais são usados, como no exemplo abaixo:

(26) Ele é um sujeito qualquer.

No contexto exposto em (26), o uso do pronome tem um sentido pejorativo, indicando que o “ele” é uma pessoa sem relevância, no caso.

 

● Pronome relativo

 

Os pronomes relativos são caracterizados por proporem sempre uma retomada a um elemento da sentença. Ex: que, cujo, onde, a qual/o qual etc.

 

Podem, todavia, causar diferentes efeitos na sentença. Analise os exemplos:

(27) O peso que levantei estava leve. 

(28) O celular cuja tela estava quebrada era meu.

(29) O conto de Clarice, que admiro, ganhou um prêmio.

Em (27), temos sublinhada uma oração subordinada. Esta está sendo introduzida pelo pronome que e, ao todo, retoma “o peso”  para especificá-lo. Qual peso estava leve? O que eu levantei.

Em (28), o pronome cuja retoma “tela quebrada”, indicando que ela pertence ao objeto específico - celular. Dessa forma, indica posse.

Em (29), o que, ao retomar um elemento anterior, cria uma ambiguidade, podendo estar se referindo ao conto ou a Clarice.

 

Onde x aonde

Ambos os termos são usados para referenciar um lugar. O onde é usado para indicar um local fixo, estático, enquanto o aonde apresenta possibilidade de movimento. Veja:

a) Onde você mora?

b) Aonde você vai?