Resumo de quimica: Estrutura Atômica



A partir da teoria de Rutherford já se sabia que o núcleo do átomo era formado por prótons (partículas positivas) e nêutrons (partículas neutras) e ao redor do núcleo estavam os elétrons (partículas negativas).  Em vista disso foram definidas algumas expressões:

Número atômico (Z)

Número de prótons presentes no núcleo do átomo. O número atômico determina as propriedades químicas de um átomo e raramente sofre mudanças por fatores externos (exceção para reações nucleares e radioatividade). Por isso identifica um elemento químico.

Elemento químico

Conjunto de átomos com mesmo número atômico (Z).

Número de massa (A)

Soma de número de prótons (Z) e de nêutrons (N) presentes no núcleo (A = Z + N).

Convencionalmente o número atômico se escreve na parte inferior esquerda do símbolo do elemento químico e o número de massa na parte superior esquerda ou direita:

 

 

Quando um átomo é eletricamente neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons. No entanto, em determinadas condições, os átomos podem perder ou ganhar elétrons, sem modificar a constituição do núcleo. Nessa situação o átomo adquire uma carga e será chamado de íon, que pode ser positivo ou negativo.

Ânion

Íon negativo quando um átomo neutro recebe elétrons.

Cátion

Íon positivo quando um átomo neutro perde elétrons.

Por exemplo:

O816: esse átomo de oxigênio possui 8 prótons, 8 nêutrons e 8 elétrons.

Cl1735: esse átomo de cloro possui 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons. No entanto, esse átomo pode receber um elétron, tornando-se o ânion cloreto (Cl). Nesse caso, os números de prótons e nêutrons permanecem o mesmo, mas o número de elétrons será diferente, ou seja, 18 elétrons.

Semelhança entre átomos

Isótopos

São átomos que possuem mesmo número atômico (Z), mas números de massa (A) diferentes, ou seja, o número de prótons é igual, mas o número de nêutrons é diferente. Observa-se que como possuem mesmo número atômico são átomos de um mesmo elemento químico.

Isóbaros

São átomos que possuem o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z).

Isótonos

São átomos que possuem mesmo número de nêutrons (N) e diferentes números atômicos (Z) e de massa (A).