Resumo de quimica: Modelos Atômicos e Partículas fundamentais - Dalton



 

 

Olá Pessoal, na aula de hoje a gente vai estudar sobre modelos atômicos e partículas fundamentais. Antes da gente analisar os modelos atômicos é interessante entender o que é a química, o que a química estuda e quais as suas preocupações. Então, a química é a ciência que estuda a natureza, as propriedades da matéria (qual comportamento da matéria), a composição da matéria (de quê a matéria é formada) e também estuda as transformações da matéria. Basicamente, a química se preocupa com a natureza, com as propriedades, com a composição e as transformações da matéria.

 

Uma das preocupações da química é com a composição da matéria, ou seja, do quê a matéria é formada. Esta é uma pergunta que perdura desde a Grécia Antiga até a Idade Moderna. Do que a matéria é formada? A gente sabe que uma das propriedades da matéria é a divisibilidade, ou seja, a matéria pode ser dividida, dividida, dividida até que em um certo momento a gente não tem mais como dividi-la. Então,  qual seria esta partícula que a matéria não poderia mais ser dividida. A primeira ideia do que a matéria é formada veio na Grécia Antiga a partir dos filósofos Demócrito e Leucipo, que diziam que a matéria era formada por uma unidade mínima básica que era chamada de átomo, do grego significa não divisível. Isto significava que o átomo era a menor porção da matéria na qual a matéria não poderia mais ser dividida. 

 

O átomo é a menor porção da matéria mas qual é o formato desse átomo? Qual a estrutura deste átomo? A partir daí, vieram propostas modelos de como que eram os átomos. O primeiro modelo atômico proposto de como era a estrutura de um átomo é o chamado modelo de Dalton. O primeiro modelo atômico ficou conhecido como modelo bola de bilhar, dizia que o átomo era basicamente, como o próprio nome diz, um átomo era basicamente uma esfera. Esta esfera tinha seguintes as características primeiro, eram esferas maciças, ou seja, a massa dela era praticamente constante em qualquer qualquer trecho dessa bolinha. Ela era uma esfera indivisível, ou seja, não existe uma partícula menor do que o átomo. É uma esfera indestrutível, ou seja, não poderiam ser criados e nem destruídos e além disso era eletricamente neutro, todo o átomo não tinha carga, nem positiva e nem negativa.

 

Além disso, o modelo de Dalton dizia que átomos de elementos químicos iguais possuíam as mesmas propriedades, ou seja, mesma massa, mesmo tamanho e todos eles, obviamente, eletricamente neutros. Se eu pegasse quaisquer dois átomos de oxigênio, por exemplo, eles seriam iguais em massa e iguais em tamanho assim como dois átomos de hidrogênio. Um átomo de hidrogênio é o menorzinho se comparado com o oxigênio mas dois átomos de hidrogênio seriam iguais. Então, possui a mesma massa, mesmo tamanho, mesmas propriedades e, além disso, é uma proposta interessante do modelo de Dalton é que os átomos eles poderiam se combinar entre si formando moléculas, que eram mais estáveis do que os átomos sozinhos.

 

Por exemplo, dois átomos de hidrogênio poderiam se combinar com um átomo de oxigênio para formar a molécula de água. Essa molécula de água era mais estável do que os átomos de hidrogênio e um de oxigênio isolados. Basicamente, as bolinhas indivisíveis, indestrutíveis e eletricamente neutras.  Mas aí vem a pergunta, será que o átomo ele é realmente indivisível? Não existe uma partícula que é menor do que o átomo? beleza O modelo atômico seguinte veio para afirmar o contrário, que que o átomo na verdade não é indivisível, existe uma partícula menor do que o átomo que é o elétron.