Resumo de redacao: O aumento da adesão a procedimentos estéticos na sociedade brasileira



TEXTO I 

Os procedimentos estéticos sempre foram alvo de discussões e desejo. Se antes a influência em fazer ou não alguma intervenção poderia ser reflexo da TV e páginas de revistas, atualmente as redes sociais e apps de embelezamento têm um papel importante nesse sentido. Durante a pandemia, desde o início de março, as buscas por cirurgias estéticas cresceram consideravelmente no Brasil, revelam os dados apurados pela Decode, empresa de big data analytics.

De acordo com o levantamento detalhado no infográfico, a busca pelos procedimentos em voga dispararam: foxy eyes (+860%), lipo HD (+680%), harmonização facial (+115%), rinoplastia (+81%). O já tradicional implante de silicone segue como intervenção mais procurada e cresceu em 33%. Em todas elas, famosos aparecem no top 5 das consultas relacionadas, como Boca Rosa (lipoaspiração), Maiara e Maraísa (bariátrica) e Flávia Pavanelli (rinoplastia). Vale lembrar que o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, tendo superado os Estados Unidos em dezembro de 2019.

Disponível em:https://decodehub.buzz.  Acesso em fev. 2022 (Fragmento)

TEXTO II 

A psicanalista e influenciadora Manuela Xavier explica que o fenômeno da busca desenfreada por procedimentos estéticos tem cunho de origem social, mas, sobretudo, econômica. A psicanalista defende que a ideia de beleza foi um conceito transformado com finalidades comerciais para ser algo que possa ser produzido.

“É imposto um problema para se vender a solução. Como o mercado de beleza serve para  vender beleza, então, a beleza não existe. Não se entende que o bonito é o natural. Ele é bonito desde que seja um natural forjado”, alerta a doutora e mestra em psicologia clínica pela PUC Rio.

Disponível em: https://www.em.com.br. Acesso em fev. 2022

TEXTO III

Disponível em: https://catarinas.info. Acesso em fev. 2022.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O aumento da adesão a procedimentos estéticos na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.