Resumo de sociologia: A formulação Social-Científica



A formulação Social-Científica

Figura 1 - Ferro e Carvão - William Bell Scott - 1855-1860 - National Trust, Wallington, Northumberland

A Sociologia surgiu no século XIX devido a uma necessidade de entender os problemas causados pelas mudanças sociais do período para, então, os corrigirem. Isso ocorre por causa da nova forma de se fazer e pensar ciência, que atinge diretamente os estudos sobre as humanidades. O pai da Sociologia que tinha essa visão cientificista de tudo foi Auguste Comte (1798-1857), e veremos aqui sua teoria científica, o positivismo.

Antes de discutirmos o método sociológico comtiano, precisamos contextualizar o momento. Desde o século XVIII as mudanças sociais foram profundas na Europa. Com a Revolução Industrial de 1760, as manufaturas perderam espaço para a produção industrial, que ditou um novo ritmo de vida. O trabalhador saiu da lógica natural agrícola para o movimento das máquinas à vapor. Como a maioria das fábricas se instalaram as cidades, o deslocamento de pessoas para essas regiões cresceu ao longo do tempo e ganhou novos contornos a partir da segunda metade do século XIX.

A chamada Segunda Revolução Industrial inseriu novas tecnologias, desenvolvendo os meios de comunicação e de transporte, o que trouxe modificações sobretudo para as cidades. O uso do carvão como combustível encheu os centros urbanos de fuligem. Outros países europeus aderiram ao processo industrial ao longo do século XIX, o que significa que as mudanças sociais passaram a ocorrer em novos locais. O ponto é que a partir momento em que as relações de trabalho foram modificadas, a organização social também foi causando problemas até então não vividos por eles.

A acumulação de pessoas ao redor das fábricas, lotação dos novos meios de transporte, ar poluído pelas chaminés, alojamentos insalubres, falta de regulamentação da jornada de trabalho, são exemplos de problemas que surgiram na época, além das questões da violência e saúde pública.

A partir desse contexto podemos entender o paradigma da ciência. As ciências naturais, como a biologia, e as ciências exatas, como a física e a química se desenvolviam por conta dessa modificação tecnológica. A oposição ao senso comum ficava cada vez mais forte, pois a ciência era feita a partir de rigor metodológico, comprovações de teorias e objetividade.  Ou seja, o conhecimento científico era considerado o único legítimo. Além disso, após a Revolução Francesa a organização política teve um abalo depois de séculos de Absolutismo. A França passou por décadas de inseguranças políticas, com transições de poder constantes. Estas características foram transportadas para as ciências humanas, e temos o surgimento da Sociologia.

Figura 2 - Retrato de Auguste Comte - século XIX - s/autor

Auguste Comte foi um pensador francês que criou o Positivismo, sua abordagem científica pela qual buscava sintetizar a organização social e, a partir dele, encontrar soluções para os problemas da época. Conhecido como “pai da Sociologia”, chamada de Física social, mesmo que se entenda que Émile Durkheim seja o primeiro sociólogo de fato. Suas obras célebres foram: Curso de filosofia positiva, que corresponde a seis volumes publicados entre 1830 e 1842, nos quais desenvolveu sua teoria; os livros seguintes vieram derivados desse grande primeiro estudo geral, Catecismo positivista, de 1852; Sistema de política positiva, de 1851-1854; e Síntese subjetiva, de 1856.

A partir da Lei dos Três Estados, Comte demonstrou sua visão teleológica da História, ou seja, o caminho do progresso que a humanidade seguia com a finalidade de chegar no topo da evolução. As etapas são: 1. Estado Teológico: era o período da Idade Média no qual a religião, ou o sobrenatural, era o referencial explicativo da sociedade. Dentro desse estado temos mais três estágios, sendo o primeiro o fetichismo; o segundo o politeísmo e, por fim, o monoteísmo.  É o momento menos desenvolvido da humanidade, sobretudo no sentido material. 2. Estado Metafísico: corresponderia à Idade Moderna até o século XIX, com destaque ao período Iluminista, no qual a base explicativa para a sociedade era a filosofia. Já simbolizava uma evolução em relação ao primeiro. 3. Estado Positivo ou Científico: ocorria no século XIX, momento em que a sociedade alcançava uma das principais etapas da sua evolução a partir da ciência como base explicativa para a compreensão do mundo.

O Positivismo era uma ciência que sintetizava a dinâmica social e a conduzia a partir da ordem, que era o princípio estático, e do progresso, o princípio dinâmico. Assim, com os estudos da sociedade realizados por meio de uma metodologia rigorosa, as instituições sociais eram mapeadas e compreendidas pelos sociólogos. Porém, os escritos de Comte tiveram alcance em várias áreas e foram absorvidos pelos pensadores que vieram depois dele, que, de fato, construíram paradigmas para os estudos sociológicos.

A intervenção em uma sociedade “mais atrasada” era totalmente justificável, pois de acordo com a teoria positivista o altruísmo dos mais evoluídos contribuía para todos chegarem a um equilíbrio. A Europa era o molde para essa visão evolucionista da História, ou seja, todos deveriam atingir a esse patamar. Temos aqui o que chamamos de padrão eurocêntrico de referência para o progresso da humanidade.

Figura 3 - Charles Darwin - John Collier  - 1883 - National Portrait Gallery

 

 

Os estudos de Charles Darwin (1809-1882) em A Origem das Espécies, em 1859 foi fundamental para as ciências biológicas. Sua teoria é uma das mais importantes da humanidade, porém, foi problematicamente traduzida para os estudos sobre sociedades, sobretudo por Herbert Spencer (1820-1903). Em seus escritos, o autor define que o evolucionismo ocorreria inclusive na dinâmica social, ou seja, algumas civilizações estariam em etapas diferentes devido à adaptação. Essa ideia ficou conhecida como darwinismo social, que aumentava ainda mais as diferenças entre povos, pois uns seriam mais complexos e evoluídos que outros.

Esse pensamento embasou a ideologia civilizatória de levar o desenvolvimento europeu a outros países, mascarando o caráter exploratório e destruidor de práticas como o Imperialismo e o Neocolonialismo na África e na Ásia.

Comte foi o responsável pelo início do ordenamento dos estudos sociológicos, e foi extremamente importante para os próximos pensadores para cunharem seus próprios métodos, já que a perspectiva de que a Sociologia deveria ser entendida como uma ciência já estava instaurada.

Auguste Comte foi a primeira influência dos sociólogos no século XIX por causa do seu método científico. Os vestibulares fazem essa ligação entre a teoria comtiana ao período em que foi criada. O boom da ciência naquele período atingiu todas as áreas de conhecimento, e relacionar com a História e a Geografia também é importante.

1. (Uel 2016)  A ordem e o progresso constituem partes fundamentais da Sociologia de Auguste Comte.

Com base nas ideias comteanas, assinale a alternativa correta.

a) A ordem social total se estabelece de acordo com as leis da natureza, e as possíveis deficiências existentes podem ser retificadas mediante a intervenção racional dos seres humanos.   

b) A liberdade de opinião e a diferença entre os indivíduos são fundamentos da solidariedade na formação da estática social; essa diversidade produz vantagens para a evolução, em comparação com a homogeneidade.   

c) O desenvolvimento das forças produtivas é a base para o progresso e segue uma linha reta, sem oscilações e, portanto, a interferência humana é incapaz de alterar sua direção ou velocidade.   

d) O progresso da sociedade, em conformidade com as leis naturais, é resultado da competição entre os indivíduos, com base no princípio de justiça de que os mais aptos recebem as maiores recompensas.   

e) O progresso da sociedade é a lei natural da dinâmica social e, considerado em sua fase intelectual, é expresso pela evolução de três estados básicos e sucessivos: o doméstico, o coletivo e o universal.   

2. (Unimontes 2016) O Positivismo foi uma corrente de pensamento filosófico predominante no século XIX e início do século XX. Seu mais eminente representante foi Auguste Comte (1798-1857), que é considerado o precursor da Sociologia.

No que tange às características fundamentais do Positivismo, pode-se afirmar, EXCETO

a) Para o Positivismo, o conhecimento científico é a “bússola da sociedade”. Nesse sentido, é imprescindível que se tenha o conhecimento acerca dos fenômenos sociais, para que se consiga prever os mesmos e agir com eficácia.   

b) O Positivismo persegue um objetivo principal: descobrir as leis gerais que regem os fenômenos sociais.   

c) O Positivismo é uma doutrina filosófica que enfatiza a busca pelo conhecimento das singularidades sociais, dando ênfase ao estudo interpretativo das ações de indivíduos em uma determinada coletividade.   

d) O Positivismo preza pela regularidade, estabilidade e bom funcionamento das instituições sociais.   

Gabarito:

Questão 1 - [A] – Vejam as leis da natureza de Comte e como isso influenciou na sua ideia de progresso da sociedade.

Questão 2 - [C] – busca uma generalização das leis sociais.

 

Auguste Comte – Pai do Positivismo - Lei dos Três Estados. 1. Estado Teológico; 2. Estado Metafísico; 3. Estado Positivo ou Científico