Como selecionar o que estudar para o vestibular?

A quantidade de matérias de vestibular para estudar e conseguir ser aprovado é massiva, e disso todos sabem. Para se dar bem na prova e ingressar na universidade desejada é preciso selecionar o que estudar para o vestibular de forma que os conteúdos se relacionem de alguma maneira. Caso contrário, é praticamente impossível ver todas as matérias no período de um ano.

Parece complicado, mas, na verdade, é muito mais simples do que você imagina. É preciso ter em mente que para ter um bom resultado é necessário selecionar os conteúdos e organizá-los por blocos. Depois, você deve aplicar essa seleção em seu cronograma de estudos. Leia este artigo e confira algumas dicas de como estudar para o vestibular.

O Kuadro é o cursinho online que mais aprova.

Selecionando as matérias de vestibular para estudar 

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Matemática, Geografia, Física, Química, Filosofia, Sociologia e Biologia. É preciso compreender o que é essencial em cada uma dessas matérias que caem no vestibular e como os conteúdos se relacionam entre si — principalmente se seu maior objetivo for alcançar um bom resultado no Enem, já que ele é um dos que mais cobra questões interdisciplinares.
Em Matemática, por exemplo, é claro que você precisa dominar aritmética e álgebra, mas também é fundamental saber fazer boas análises. Em História, tente dividir por segmentos. Por exemplo: época moderna e o ocidente, época contemporânea e a crise da hegemonia europeia, e por aí vai.

O mesmo vale para Língua Portuguesa. É preciso contar com um amplo conhecimento linguístico para então analisar textos como reportagens, campanhas publicitárias e poesias, de acordo com as variedades linguísticas existentes no Brasil e nos países de língua portuguesa e relacionar textos verbais e não-verbais.
Compreender o sentido de palavras e expressões em diferentes contextos é uma das coisas mais importantes e está entre o que cai no vestibular com mais frequência. Além disso, essa compreensão ainda pode te auxiliar em outras matérias.

Para ter um bom resultado nos estudos, é preciso saber o que estudar para o vestibular que você vai prestar!
Para ter um bom resultado nos estudos, é preciso saber o que estudar para o vestibular que você vai prestar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 Aposte nos simulados 

Uma dica essencial é tentar ao máximo se habituar ao estilo do vestibular que você vai prestar. Para isso, é necessário conhecer o modelo da prova, suas peculiaridades e se acostumar com o tempo oferecido para realizar as questões no dia da prova. E o melhor jeito de treinar é realizar simulados para o vestibular.
Busque as edições dos anos anteriores e simule como será o dia do vestibular. Desligue o telefone e cronometre o tempo exato que será oferecido para você completar todas as questões. Assim, quando o grande momento chegar, já vai estar adaptado e conseguirá realizar a prova com calma.
Outro jeito de completar o aprendizado, alinhando a parte prática com a teórica, é ler o edital da prova. É lá que estão contidas informações relativas àquilo que é cobrado nas provas, o chamado conteúdo programático, além da relação de livros e filmes, quando existentes.

O Kuadro é o cursinho online que mais aprova.

E como eu devo fazer a seleção de matérias de vestibular para estudar? 

Criar todas essas conexões entre conteúdos e selecionar as matérias de vestibular para estudar em blocos pode ser bastante desafiador. Portanto, contar com um profissional da área para te ajudar nesse momento é um diferencial importantíssimo, que pode ajudar a delinear um bom cronograma de estudos.
O Kuadro, nosso cursinho pré vestibular on-line, conta com acompanhamento pedagógico especializado para seus alunos. Funciona da seguinte maneira: assim que o aluno faz sua matrícula no cursinho, um dos orientadores entra em contato para conhecê-lo melhor, tentar entender sua rotina, suas dificuldades e facilidades.
A partir daí, o profissional consegue auxiliar no processo de seleção desses conteúdos, levando em conta características que são intrínsecas a ele.
Por isso o acompanhamento pedagógico especializado é tão importante. Com ele, você consegue focar seus esforços na recepção e apreensão da matéria, sem se preocupar se o método que você está utilizando é ou não o mais adequado para o objetivo que deseja alcançar.
Se você está em busca de conteúdos relevantes para te ajudar a decidir o que estudar para o vestibular, não deixe de acompanhar o blog do Kuadro! São artigos novos todas as semanas para te apoiar a entrar na faculdade dos seus sonhos.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF