Como escolher um bom curso pré-vestibular? Aprenda agora!

Qual a importância de um bom curso pré-vestibular?

Para conseguir a vaga dos sonhos em uma boa instituição de ensino as aulas precisam ser dinâmicas, ministradas por professores experientes e focadas nos conteúdos cobrados no vestibular.

Além disso, o material didático deve ser de qualidade e contar com exercícios, teoria e resumos. Claro, o cursinho também deve ensinar os alunos a escrever bem e corrigir as redações em pouco tempo, já que esse retorno é fundamental para saber como está o seu progresso.

Quer saber como escolher um bom curso pré-vestibular e arrasar nas provas? Preparamos esse material com algumas dicas para te ajudar. Vamos lá? Acompanhe!

Qual a importância de um bom curso pré-vestibular?

O curso pré-vestibular é uma etapa importante para quem quer ingressar em uma boa universidade, seja pública ou particular. Por quê? No ensino médio, os conteúdos são apresentados de forma diluída e alguns tópicos podem ser deixados de lado ou abordados de forma muito superficial.

Só que no vestibular toda matéria estudada nos últimos anos precisa estar em dia, por isso, o conteúdo das provas precisa ser visto e revisto. Isso facilita na hora de aplicar o que foi aprendido na resolução das questões.

Além disso, escolher um bom curso pré-vestibular garante que você entenda as matérias de forma mais lógica e aplique os conteúdos com mais inteligência. Claro, isso é decisivo para passar no exame e deixar a concorrência comendo poeira.

O cursinho também ajuda quando o assunto é entender fórmulas e detalhar acontecimentos políticos e econômicos que têm maior probabilidade de serem cobrados.

Ou seja, o cursinho orienta de forma estratégica os estudos, dá dicas de aprendizagem e torna todo esse processo muito mais simples e prático. Assim, fica muito mais fácil passar no vestibular, não é mesmo?

Como escolher um bom curso pré-vestibular?

Descubra o seu perfil de estudante

A primeira dica para escolher um bom curso pré-vestibular é conhecer o seu perfil como estudante. Você tem um cantinho da casa que permita assistir às aulas e estudar? Prefere assistir às aulas de manhã, de tarde ou de noite? Precisa conciliar trabalho e estudo?

Após responder a essas perguntas, fica mais fácil saber como escolher um bom curso pré-vestibular que se ajuste a sua realidade.

Saiba qual é a metodologia de ensino

Outra dica para escolher um bom curso pré-vestibular é saber como as aulas são ministradas. Os recursos são modernos? O método de ensino prepara para as provas?

Alguns cursos não demonstram muita preocupação quanto a esses itens, o que é péssimo para o aluno que, embora tenha acesso a muito conteúdo, pode ter certa dificuldade em resolver as questões.

Por isso, na hora de escolher um bom curso pré-vestibular opte por uma metodologia baseada em três pilares: entender, aprender e fixar.

O primeiro pilar, entender, foca em aulas explicativas e detalhadas ministradas por professores experientes. Assim, fica fácil compreender todo o conteúdo que será cobrado nas provas.

Já o segundo pilar é aprender. Nessa etapa é importante fazer vários exercícios, começando pelo mais simples até chegar aos mais complexos.

Já o terceiro pilar, fixar, é composto por revisões, exercícios, simulados e provas. O objetivo é reforçar o conteúdo e garantir que você entenda  tudo para o dia da prova. 

Avalie o material didático na hora de escolher um bom curso pré-vestibular

Um bom curso pré-vestibular deve abordar todo o conteúdo que cairá nas provas. O ideal é dar uma olhada no material didático antes de se matricular para descobrir se a leitura é fácil ou não.

Alguns cursos adotam material desenvolvido especialmente para os pré-vestibulandos, o que além de facilitar a compreensão garante que todos os temas da prova serão abordados.

O material pode ser físico ou digital e deve contar com cadernos multidisciplinares, caderno de exercícios, livros e quadros de resumos.

Além disso, as apostilas devem estar atualizadas e ter vários exercícios dos últimos vestibulares. Assim, você ficará muito mais seguro no dia da prova.

Pesquise referências

Quer outra dica para escolher um bom curso pré-vestibular? Busque referências sobre as instituições que você tem interesse. Vale pesquisar pela internet, com a família ou com os amigos.

Conhece alguém que assistiu às aulas de um curso específico? Pergunte o que achou do método de ensino e dos professores.

Além disso, busque depoimentos e avaliações de ex-alunos e analise as redes sociais para ver como os seguidores reagem às publicações e também  como foi seu desempenho nas últimas provas.

É importante ler o blog do cursinho pré-vestibular, observando a linguagem e o conteúdo postado, pois eles refletem, diretamente, os valores e a personalidade da instituição.

Leve em conta os custos

Saber escolher um bom curso pré-vestibular é um investimento no futuro. Mas isso, é claro, tem um certo custo.

Por isso, vale a pena saber o que está incluído no valor da mensalidade. Busque por preparatórios que tenham mentoria de estudos em grupo, monitoria de dúvidas, correção de redações e resumo completo de todo o conteúdo. Também é importante contar com treinamento de resolução de provas dos vestibulares anteriores.

Antes de fechar o pacote, leia os benefícios com atenção. É importante saber se há gastos embutidos ou multas por desistência. Além disso, saiba exatamente quanto você pagará por mês e se é melhor investir no plano anual, mensal ou integral.

Se ficar com alguma dúvida, entre em contato com a equipe!

Verifique se há correção de redações

Procure por cursos pré-vestibulares que corrijam todas as redações de forma ágil. Assim, dá para fazer uma redação por dia e chegar bem afiado na hora da prova.

Com o especialista dando feedback por meio de marcações de erros e acertos, você vai desenvolver o seu texto até o dia da prova e tirar a nota alta que precisa para passar entre os primeiros lugares na faculdade que escolher.

Se você derrapa na concordância deve estudar verbos e substantivos com mais atenção. Se escreve muitas palavras erradas ou erra a pontuação, deve cuidar melhor desse aspecto. Agora, se o problema for a repetição de termos, vale a pena ler mais para expandir o vocabulário.

Busque pelo curso pré-vestibular especializado na área que você quer

Alguns cursinhos são voltados para quem quer entrar em uma determinada faculdade. Isso significa que, o material didático e as aulas são desenvolvidos exclusivamente para ajudar você a passar na FUVEST ou UNICAMP, por exemplo.

Também há turmas focadas em um determinado curso, como medicina. Além disso, nesses cursos você faz simulados que imitam o estilo de questão dessas universidades, assim dá para chegar no dia da prova muito mais tranquilo e preparado.

Avalie a carga horária

Ao saber escolher um bom curso pré-vestibular, não deixe de avaliar se a carga horária é adequada ao conteúdo que será estudado. De nada adianta escolher um cursinho barato demais se você não aprender tudo o que precisa para passar no vestibular.

Os cursos online têm aulas gravadas que cobrem todo o conteúdo necessário para passar nas melhores faculdades do país e ainda oferecem aulas ao vivo. Durante essas aulas extras dá para conhecer a turma e interagir com os professores. Nada melhor, não é mesmo?

De fato, esses encontros são fundamentais para reforçar conteúdos e para tirar dúvidas sobre a resolução de algum exercício. Uma boa dica para escolher um bom curso pré-vestibular, não é mesmo? 

Analise a formação dos professores

Outro ponto importante quando o assunto é escolher um bom curso pré-vestibular é a qualificação dos professores.

Além de serem formados na área a qual darão as aulas, eles devem ter experiência nisso. De fato, quanto mais uma pessoa estuda um assunto mais adquire conhecimento sobre o tema e, assim, tem melhores condições de ensinar.

Também é importante avaliar o método de ensino e a capacidade do professor de passar o conteúdo. Afinal, entre um profissional com doutorado, mas que não tenha uma boa didática e um com mestrado, mas que transmita a matéria de forma dinâmica e divertida, melhor optar pelo segundo, não é mesmo?

Observe se o curso pré-vestibular oferece tutoria individual

Alguns cursos pré-vestibular têm acompanhamento pedagógico individual, basta cumprir os pré-requisitos básicos.

Esse “personal trainer” ajudará você a avançar nos estudos, identificar os pontos que precisam ser aprimorados e as disciplinas que você deve estudar com mais afinco. Por meio de conversas privadas por videoconferência você poderá tirar dúvidas que te deixarão mais confiante para ingressar na instituição que deseja.

Também é importante contar com a monitoria. Assim, você não acumulará dúvidas sobre os conteúdos e nem sobre os exercícios referentes aos temas que está estudando.

De fato, acumular dúvidas é um problema sério, porque muitas vezes uma matéria depende da outra e essa bola de neve pode prejudicar o aprendizado. Por isso, é sempre bom contar com um professor para dar uma ajudinha!

Prefira cursos que oferecem gamificação

Gamificação é a aplicação de estratégias de jogos para melhorar o desempenho dos alunos que estão estudando para o vestibular. Baseado em game thinking, o objetivo é aumentar o engajamento e promover o aprendizado das disciplinas cobradas em cada etapa.

De fato, interagir em um ambiente gamificado com outros estudantes e com os professores deixará tudo muito mais leve e você se sentirá mais motivado para conquistar os seus objetivos. A psicologia por trás dessa ferramenta é mostrar que a superação de dificuldades leva a vitória e, é claro, a tão sonhada vaga na universidade. 

Confira a lista de aprovados 

Conferir a lista de aprovados é outra boa maneira de escolher um bom curso pré-vestibular. Também vale observar por quanto tempo os alunos estudaram e em quais cursos ingressaram.

Lógico que outras questões podem afetar o resultado imediato de um aluno. Por exemplo, um aluno que teve uma boa base educacional pode ter mais facilidade de entender o conteúdo, não é mesmo?

Além disso, o esforço de cada aluno conta. Independente da base escolar é preciso estudar muito para entrar em uma boa faculdade e conseguir se destacar na profissão desejada.

Conheça o Kuadro

O Kuadro é um curso pré-vestibular 100% online. Assim, dá para estudar com os melhores professores sem sair de casa e no horário que for melhor para você.

Com o Kuadro você pode controlar os estudos como achar melhor. Ou seja, esse método se adequa a sua realidade e não ao contrário. Já domina algum assunto? Nesse caso, você não precisa assistir às aulas, basta comprovar e fazer os exercícios.

Além disso, dá para revisar os tópicos que você não entendeu muito bem. Isso torna o estudo mais eficiente. As dúvidas e as redações podem ser enviadas para a equipe quando você preferir, sem ter que esperar o horário comercial – quando os monitores estarão disponíveis em um determinado local, como em outros cursinhos.

Tem mais: você não vai perder tempo no trânsito para chegar ao pré-vestibular, podendo dormir um pouco mais e render nos estudos. Outro benefício? Você não terá gastos com ônibus ou metrô e nem com lanche, já que você poderá almoçar e tomar café da manhã em casa.

Se matriculando no Kuadro, você participa de uma comunidade formada por alunos e professores. Assim, recebe orientações técnicas e dicas de como aprender mais rápido e ser mais eficiente nos estudos.

Quem cumpre os pré-requisitos dos estudos ganha tutoria individual e privada. Nesses encontros online você vai criar um cronograma de estudos, reforçar os pontos que precisam ser melhorados e otimizar os resultados. Esse é, sem dúvida, o melhor acompanhamento pedagógico do Brasil.

No Kuadro você encontra ainda listas com mais de 40.000 mil exercícios sobre temas específicos, extraídos dos vestibulares mais concorridos do país. Ou seja, não faltarão questões para você treinar para o curso que deseja.

Nesse curso, você contará com tutores que te guiarão durante toda a jornada de estudos, dando feedbacks de desempenho e motivação para você passar no curso que deseja.

Você pode assistir as aulas daqueles conteúdos que tem mais dúvidas, sempre que quiser, e fazer os exercícios logo em seguida. Assim, dá para medir a sua evolução.

No Kuadro você tem acesso ao conteúdo completo com as aulas, exercícios, simulados e propostas de redação disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para desenvolver todo o seu potencial!

Depois dessas dicas você já sabe como escolher um bom curso pré-vestibular, certo?
Não se esqueça de estudar todos os dias, resolver muitos exercícios e prestar bastante atenção nas aulas.

Agora que você já sabe como escolher um bom curso pré-vestibular, que tal descobrir como passar no Enem?

Conteúdos relacionados:

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF