Impactos ambientais causados pela ação humana

Vários fatores estão colocando nosso planeta em risco: a elevação da temperatura global, a produção excessiva de lixo e as ações humanas podem causar graves impactos ao meio ambiente. Felizmente, está aumentando a conscientização sobre a necessidade de cuidar da Terra. Esse é um tema muito recorrente no Enem e vestibulares. Vamos falar um pouco sobre esse assunto?

Lixo Urbano

Com o crescimento da população das áreas urbanas, tem aumentado também o problema da produção do lixo. Um grande problema para as cidades é encontrar locais para depositar esses resíduos, infelizmente os impactos ambientais e sociais gerados pelo destino incorreto do lixo são vários.

Fotografia de lixo urbano
Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado / Fotos Públicas

É fundamental dar o destino correto para o lixo, pois enterrar os resíduos sem o devido planejamento pode causar contaminação dos lençóis freáticos – água subterrânea que poderia abastecer a população. A queima desse material também é poluente, pois a queima emite gases tóxicos para a atmosférica, além de ser um desperdício de produtos que poderiam ser reutilizados. Existem algumas soluções para o destino do lixo:

Reciclagem

o reaproveitamento de materiais poderia reduzir a produção de resíduos e também uma forma de poupar recursos naturais. Papel, plástico, alumínio entre outros materiais podem e devem ser reciclados. É importante educar a população e  conscientizar as pessoas acerca desse problema. Por exemplo, criação de campanhas para a separação do lixo.
>> Quer entrar na faculdade pelo ENEM? Conheça o Curso Semiextensivo do Kuadro. <<

Compostagem

a ação dos decompositores transforma o lixo orgânico em um composto, o qual é usado como adubo.

Incineração

usada por muitos países, como a Holanda, por exemplo. O que não foi reciclado e pode ser incinerado, é usado para a produção de energia, contribuindo também para a redução do volume de resíduos que serão destinados aos aterros sanitários. O problema é a emissão de gases tóxicos que podem ser produzidos durante a queima.

Poluição atmosférica

Os principais geradores de poluentes para a atmosfera são as indústrias e veículos (queima de combustíveis fósseis), queimadas de florestas e também de lixo doméstico. E como consequência, várias substâncias ficam dispersas no ar: monóxido de carbono, dióxido de carbono (CO2 ), hidrocarbonetos, óxido de nitrogênio, óxido de enxofre, entre outras.

Aumento do Efeito Estufa

Desde a Revolução Industrial, a utilização das reservas de combustíveis fósseis no mundo tem aumentado a cada dia. A quantidade de carbono liberada na atmosfera é muito grande e essa liberação ocorre de forma acelerada. O desmatamento de florestas pode agravar a situação, visto que são as plantas e outros seres fotossintetizantes os responsáveis por sequestrar o carbono atmosférico.
Mas por que o excesso de dióxido de carbono é prejudicial para o ambiente? O CO 2 é conhecido por ser um gás de efeito estufa, ou seja, ele é responsável por um fenômeno natural que resulta no aquecimento do planeta. Assim, o problema é o excesso, visto que esse gás age como um espelho – ele faz a retenção do calor e evita que este irradie novamente para o espaço, mantendo o calor na Terra. A figura abaixo mostra um esquema:

Esquema Efeito Estufa
Fonte: Ecologia IB USP – http://ecologia.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/es_efeitoestufa.htm

O aumento significativo da temperatura do planeta pode trazer impactos ao meio ambiente. Nas regiões polares, haveria derretimento das geleiras – causando um aumento no nível dos oceanos; nas regiões tropicais ocorreriam chuvas torrenciais mais frequentes entre outros problemas. Além de ficar preso na atmosfera, o CO 2 pode ser absorvido pelos oceanos – acidificando a água e resultando no branqueamento dos corais, podendo causar a morte dos mesmos.
>> Passe em Medicina estudando online! Conheça o curso Medicina do Kuadro. <<

Chuva ácida

Ao queimar combustíveis fósseis, muitos tipos de gases são liberados para o meio ambiente: como por exemplo, o dióxido de nitrogênio (NO 2 ), o dióxido de carbono (CO 2 ) e dióxido de enxofre (SO2 ). Devido à grande quantidade de poluentes no ar, a chuva ácida é muito comum em centros urbanos e industrializados.
Ao reagirem com vapor d’água presente na atmosfera, esses óxidos formam ácidos como o ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ) e ácido nítrico (HNO 3 ), os quais se dissolvem nas nuvens, precipitando na forma de chuva ácida. Uma forma de minimizar a emissão de gases é utilizar catalisadores nos carros, esses catalisadores transformam os gases poluentes emitidos em gases menos prejudiciais.
Entre os impactos ambientais causados pela chuva ácida estão à acidificação de lagos e do solo, porém alguns tipos de solo apresentam a capacidade de neutralizar parcialmente a acidez da chuva, uma vez que possuem calcário e cal (CaCO 3 e CaO) em sua composição natural. Além disso, podem causar prejuízos financeiros, pois causam danos à vegetação, construções e monumentos. A figura abaixo mostra um esquema sobre a formação da chuva ácida:

Chuva Ácida
Fonte: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/2/458chuvaac.jpg

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse tema, veja nossas aulas e resolva as questões! Bons estudos e conte com a gente!

Referências sobre os impactos ambientais causados pela ação humana:

JOSÉ MARIANO AMABIS & GILBERTO RODRIGUES MARTHO. Biologia – vol.3 -3°edição. Editora Moderna. 2009
Níveis de Mercúrio no Chorume: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-ambientais/tecnologia- limpa-aponta-niveis-de-mercurio-no-chorume/ Acesso em: 20/06/2018
Secretaria de Educação Paraná: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/
Química ambiental USP: http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html Acesso em: 20/06/2018

Estude para o vestibular com o Kuadro

Precisa se preparar para o vestibular? Nós podemos te ajudar!
Conheça nossos cursos:
CURSO SEMIEXTENSIVO
CURSO MEDICINA

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF