Modalidades de redação

Ao fazer o vestibular, o candidato é avaliado não só pela sua capacidade de solucionar questões variadas de conteúdos diferentes, como também pela sua capacidade de elaborar um texto de acordo com o tema e proposta determinados pelo vestibular. E, para que você desenvolva ainda mais essa capacidade de elaboração textual, vamos definir aqui as modalidades de redação que você pode encontrar no dia da prova.
Para compreender melhor o que é a modalidade de redação, vamos definir dois conceitos: o gênero textual e o tipo textual.

O que é gênero textual?

O gênero textual é o texto materializado. Sabe aquele poema modernista que você precisa ler para estudar para o vestibular? É um gênero textual. Sabe aquela charge engraçada e ao mesmo tempo crítica que você lê em jornais, revistas ou sites? É um gênero textual.  O gênero textual são os meios de veiculação dos textos e basicamente todos os nossos meios de comunicação são determinados por um gênero textual.

Além disso, os gêneros tem uma relação sociolinguística, ou seja, são influenciados pelo homem. Mas, como assim? Isso significa que é necessário um contexto para caracterizar o gênero, como: qual a finalidade do texto? Para quem ele foi escrito? Onde ele será publicado? Quem é o autor? Todas as respostas para essas perguntas determinam o gênero textual.

Exemplos: Bula, e-mail, artigo, carta, etc.

O que é um tipo textual?

O tipo textual é mais abstrato do que o gênero textual, o tipo textual é um recurso para você compor o seu texto, ou seja, ele está relacionado à estrutura textual. Para entender melhor, lembre-se que nós, como seres humanos, somos dotados de capacidades cognitivas (e que podem ser aprimoradas através da prática) como por exemplo: narrar, descrever, argumentar e dissertar. Os tipos textuais estão interligados à essas capacidades, por isso são definidos como recursos textuais, ou seja, que nos ajudam a produzir os nossos textos. O tipo textual compõe o gênero.

Exemplo: tipo argumentativo, narrativo, dissertativo e descritivo.

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois conceitos, vamos entender quais são as modalidades de redação que poderemos encontrar no vestibular:

Tipo dissertativo

Tipo argumentativo

Tipo narrativo

Tipo descritivo

Para saber mais sobre as modalidades de redação, dê uma olhadinha na aula da professora Gianne:

Conteúdos relacionados:

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF