Nota de corte Sisu: veja o que é e como funciona

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que oferece vagas em universidades públicas por todo o Brasil. O programa utiliza a nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fazer a seleção dos candidatos às vagas disponíveis.

 

+Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas mais de 220 mil vagas no Sisu 2022/1. Pelo site do Sisu, é possível conferir as vagas de acordo com o município, o curso ou a instituição de ensino.

 

Nota de corte Sisu: veja o que é

O Sisu é um sistema de seleção de candidatos para as vagas das universidades públicas federais brasileiras. O processo é on-line e pode participar apenas quem possui o Ensino Médio completo, participou da última edição do Enem e não zerou na redação.

Segundo o edital do programa, os inscritos como “treineiro” na prova não podem se candidatar às vagas do Sisu. O processo é gratuito, ou seja, não há a cobrança de qualquer taxa ao longo da seleção e inscrição. Além disso, as instituições de ensino possuem autonomia para estabelecer notas mínimas e pesos diferentes para as  notas dos cadernos do Enem.

Assim, a chamada “nota de corte” do Sisu nota de corte” do Sisu é o desempenho mínimo necessário para o candidato ser aprovado para um vaga do programa. Por isso, ela muda de acordo com a instituição, o curso e a edição do programa.

Como funciona a nota de corte do Sisu?

Cada candidato pode selecionar até duas vagas disponíveis no Sisu. Para isso, é preciso informar qual foi a nota de cada um dos cadernos do Enem e da redação. Já as universidades podem estabelecer uma nota mínima e pesos diferentes para os cadernos.

Desse modo, monta-se uma espécie de lista, em que os melhores pontuados ocupam as vagas disponíveis de acordo com os critérios estabelecidos. A nota é calculada automaticamente pelo Sisu. Ao longo do processo, o candidato pode verifica qual é a própria posição na lista móvel.

O cálculo é feito de acordo com o número de vagas ofertadas e de candidatos concorrentes para a vaga, na modalidade de concorrência específica. Para consultar tanto a nota de corte como a classificação parcial, basta entrar no  seu boletim de  acompanhamento, na página do Sisu, com seu número de inscrição do Enem e senha.

Quais são as modalidades de concorrência do Sisu:

    • Ampla concorrência;
    • Cotas para alunos de escola pública;
    • Cotas para alunos de escola pública e baixa renda;
    • Cotas para alunos de escola pública e ações afirmativas.

Quem pode se inscrever no Sisu?

De acordo com o edital do Sisu 2022, para se inscrever no Sisu 2022 é necessário ter realizado a última edição do Enem, ter tirado uma nota acima de zero na redação e não ter sido inscrito na condição de “treineiro”.

 

Confira a lista de faculdades do Sisu 2022

Como vimos, o Sisu oferece vagas em universidades públicas por todo os país. Todos os estados do Brasil possuem ao menos uma instituição de ensino superior com vagas no programa. Já outros estados, como Minas Gerais e o Rio de Janeiro, possuem,  respectivamente, 18 e 17 instituições de ensino superior registradas no Sisu 2022,

Mas, quais faculdades, exatamente, oferecem vagas no Sisu 2022? Consulte e lista de faculdades participantes do Sisu 2022.

 

Calendário oficial Sisu 2022

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro de 2022.
  • Resultado da chamada regular: 22 de fevereiro de 2022
  • Prazo para matrícula dos estudantes convocados na 1° chamada: 23 de fevereiro a 08 de março de 2022
  • Prazo para se inscrever na lista de espera: 22 de fevereiro a 08 de março de 2022.

 

Simulador de notas de corte Sisu

Se você deseja simular qual melhor opção de curso para aplicar sua nota do Enem no Sisu, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa. Lá é possível verificar qual curso e instituição você terá mais chances de ingressar.

 

Fui mal no Enem, e agora?

Se você não obteve uma nota boa no Enem para passar no Sisu, não se preocupe! Você ainda poderá aplicar sua nota em outros programas como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Se você deseja estudar em uma universidade particular sem a necessidade de sua nota no Enem, acesse o site da Quero Bolsa! Lá é possível encontrar bolsas de estudo com até 80% de desconto, em mais de 1.000 instituições de ensino superior em todo o país. Confira algumas das universidades que estão na Quero Bolsa:

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF