ProUni: como funciona e como participar?

Como funciona o ProUni? Como participar dele?

O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, é o maior processo seletivo do Brasil. Ele serve como porta de entrada para diversas universidades públicas nacionais e internacionais. Além disso, a prova também dá a oportunidade de entrar em faculdades privadas através do Programa Universidade para Todos, o ProUni.
O programa foi instituído em 2004 com o objetivo de oferecer bolsas de estudo de 50% (parcial) e 100% (integral). Ele ocorre duas vezes ao ano: no início, para o vestibular de verão; e no meio, para o de inverno.
Mas, como ter acesso a essas bolsas? Como conseguir o tão sonhado diploma de ensino superior? Não crie pânico. A gente aqui detalha todo o processo do ProUni!

Quais sãos critérios para participar do ProUni?

Cada modalidade de bolsa tem um limite de renda diferente. Se você quer:

  • Bolsa integral – renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsa parcial – renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além da renda, o programa tem mais uma exigência para os candidatos. O interessado em prestar o processo seletivo para ambas modalidades de bolsa precisa preencher um dos requisitos:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter feito parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral;
  • Ser uma pessoa com deficiência física;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia

Além dos critérios listados acima, você deve ter prestado o ENEM diretamente anterior ao programa em que concorre. Nesse exame você deve ter obtido a nota mínima para conseguir concorrer às bolsas, isto é, pelo menos 450 em cada uma das provas de múltipla escolha e não ter zerado a redação.
Para arrasar no ENEM, assista às nossas Aulas Ao Vivo DE GRAÇA.

Como me inscrevo?

Aberto o período de inscrição, você precisa se candidatar no site do ProUni. Se você já está cadastrado no SiSU (Sistema de Seleção Unificada), você utiliza a mesma senha. O primeiro passo é você decidir se vai concorrer pelas bolsas integrais ou parciais. A partir daí, o sistema permite que você escolha, em ordem de preferência, até 5 opções entre

  • Faculdade;
  • Curso;
  • Habilitação;
  • Turno (noturno, diurno, vespertino ou integral).

Atualização diária da classificação

A cada dia o sistema vai disponibilizar a classificação dos candidatos em suas 5 escolhas. A ordem de qualificação é definida de acordo com a nota do ENEM de cada um. Considerando isso e o número de vagas disponíveis, dá para saber a nota de corte e descobrir se está momentaneamente aprovado ou não. Se não estiver, você pode mudar suas 5 opções conforme preferir – até o último dia de inscrição. A última escolha é sempre a definitiva.
No fim desse período, o ProUni libera a lista final de classificação em cada uma das modalidades de bolsas. Para entender como funcionam as 5 opções que a gente citou lá em cima: se passou na primeira, está aprovado; se não, o sistema verifica se consegue na segunda opção e assim por diante até acabarem as 5.

Matrícula na Universidade

Aprovado? Maravilha! Meus parabéns! Agora é hora de ir para a faculdade escolhida e mostrar que os dados fornecidos na hora de inscrição eram verdadeiros. Leve RG, CPF, histórico escolar, comprovante de renda… enfim, tudo que comprove que você preencheu sua ficha com as informações corretas.
As instituições de ensino ainda tem direito de realizar mais um exame de seleção com os aprovados no ProUni. Mas elas estão proibidas de cobrar qualquer taxa adicional nessa outra etapa do processo.

Não vacile! O acompanhamento do desempenho é constante

Durante todo o período que o aluno estiver cursando a faculdade através do ProUni, algumas exigências deverão ser cumpridas. Para continuar participando do programa o aluno deve ter aproveitamento de no mínimo 75% das disciplinas prestadas em cada semestre matriculado. Se ele não atingir o desempenho, o coordenador tem direito de o dispensar do programa.
Agora ficou tudo mais fácil, não é? Acompanhe sempre o blog do Kuadro para obter mais informações sobre os vestibulares.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF