Quais são as questões mais cobradas no Enem?

Como você sabe, a matéria prevista no edital abrange todo o ensino médio e pode parecer que você não vai dar conta de tudo, não é mesmo?

Por isso, focar nos temas que mais caem é o segredo de quem quer se classificar entre os primeiros lugares, especialmente em cursos mais concorridos como medicina.

É justamente sobre isso que vamos falar a seguir. Vamos lá? Acompanhe!

Qual a estrutura das provas do Enem? 

Antes de descobrir quais são as questões mais cobradas do Enem, é importante conhecer a estrutura das provas, certo?

No primeiro dia, você deve resolver questões de Ciências Humanas e da Natureza. No segundo dia os temas cobrados são Linguagens e Matemática. Além disso, é preciso redigir uma redação de até 30 linhas sobre o tema proposto.

As provas objetivas são divididas da seguinte forma:   

  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);  
  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);  
  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);  
  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (Matemática).  

O exame costuma ser aplicado no segundo semestre — em 2022, o Enem está marcado para os dias 13 e 20 de novembro.

Quais são as questões mais cobradas no Enem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias? 

Quais são as questões mais cobradas no Enem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias? 

Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), as questões mais cobradas abordam os seguintes temas: 

Estudo de texto 

Para se preparar para a prova do Enem, você precisa estudar os gêneros, a composição e a organização textual. Além disso, é importante diferenciar um conteúdo formal de um informal. 

Correlação de textos 

Entre os aspectos linguísticos, os temas mais cobrados nas questões são as relações lógico-semânticas e os procedimentos de construção de textos.  

Aspectos linguísticos  

As questões mais cobradas no Enem sobre o aspecto linguístico focam na coesão textual, uso dos recursos linguísticos, articulação das sequências, seleção lexical e na construção da microestrutura. 

Estudo literário 

Para essa parte da prova você deve estudar as relações entre produção literária e o processo social e a produção nacional.

Também é importante conhecer os gêneros, os procedimentos de construção do texto e a representação literária. Além disso, é importante conhecer a relação entre a literatura e as outras artes. 

Recursos linguísticos 

Ao estudar os recursos linguístico foque na progressão textual, usos e propósitos da comunicação e na função de cada gênero literário.

Práticas corporais 

Nessa disciplina, os tópicos mais cobrados são mitos e verdades a respeito dos corpos femininos e masculinos, simbolismo, produção cultural e autonomia.

Além disso, ao estudar esse assunto é importante focar no que é condicionamento físico, esportes, jogos e brincadeiras e para que elas servem. 

Produção de textos artísticos 

Nesse tópico, você precisa dar ênfase a estrutura morfológica e sintática de criações artísticas como teatro, música, dança e artes visuais.

Também é importante estudar o conceito de diversidade cultural, minoridade social e pluralidade no âmbito das produções artísticas.  

Gêneros digitais 

Aqui, o foco deve ser a comunicação de massa, os recursos linguísticos e a função social das novas tecnologias. Também é importante estudar as principais características do texto digital.  

Qual a estatística dos conteúdos cobrados na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias? 

Os assuntos mais cobrados na prova de Português são tendências contemporâneas, estrutura, formação de palavras e pontuação.

Preceitos de estudos literários, verbo e classe palavras também são conteúdos que aparecem sempre na prova do Enem.

Já as questões mais cobradas no Enem na prova de interpretação abordam os seguintes temas: aspectos do texto, tipos de texto, categorias de mundo e funções da linguagem.

Todas as questões de língua estrangeira são de interpretação de texto. A prova é bem dividida e contempla diferentes gêneros textuais como charges, letras de música, artigos, poesias e anúncios publicitários.

As questões mais cobradas no Enem na prova de Educação Física abordam os seguintes temas: esporte e espetáculo, influência da mídia no corpo e esportes adaptados.

Na prova de artes, o tema mais cobrado é arte contemporânea. Além disso, entre as questões mais cobradas no Enem vale destacar os seguintes assuntos: arte nos séculos XV e XVI, elementos básicos das artes plásticas e elementos básicos de música.

Quais são as questões mais cobradas no Enem na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias?

Ao estudar para essas disciplinas, você deve focar nos seguintes tópicos:

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Para se dar bem nessa etapa da prova, você deve estudar a diversidade brasileira e a cultura material e imaterial. Outro tópico importante é a história dos povos africanos e a sua importância para a formação da sociedade brasileira.

Também é importante estudar a história dos povos indígenas e o seu papel na formação sociocultural brasileira. Além disso, estude os principais movimentos culturais do mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.

Formas de organização social, movimentos sociais e pensamento político e ação do Estado

Entre as questões mais cobradas no Enem, esse tópico se destaca. Estude cidadania e democracia na Antiguidade e os direitos dos cidadãos na Idade Moderna.

Também é importante saber a diferença entre democracia direta, indireta e representativa e conhecer as revoluções sociais que ocorreram na Europa. Além disso, foque os estudos nos processos de independência das colônias brasileiras, no reordenamento territorial e na formação do Brasil.

Os demais tópicos são os seguintes: processos revolucionários do século XX, Imperialismo, Guerras Mundiais, Guerra Fria, sistemas totalitários, nazifascismo, franquismo, salazarismo e stalinismo.

É preciso focar, ainda, nos seguintes assuntos: ditaduras políticas na América Latina, conflitos sociais, luta por direitos civis, políticas afirmativas, segregação social, hierarquia das cidades e organismos multilaterais.

Características e transformações das estruturas produtivas 

Já quando o assunto é transformação das estruturas produtivas, as questões mais cobradas no Enem focam nos seguintes tópicos: feudalismo, escravidão, capitalismo e socialismo.

Economia extrativista brasileira: borracha, café e açúcar. Mineração e ciclo do ouro. Também é importante entender bem a Revolução Industrial, sistema fabril, transformação do processo produtivo e as mudanças ocorridas no espaço-urbano.

As questões mais cobradas no Enem também focam nas estruturas produtivas como fordismo, toyotismo e nos impactos desses processos na sociedade. Espaços urbanos, globalização, consequências das políticas econômicas, políticas, sociais, relação campo-cidade, migração, imigração e a modernização das estruturas tradicionais também são temas importantes.

Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente 

Nesse tópico, para se destacar da concorrência, foque nas relações homem-natureza e na utilização dos recursos naturais pelas sociedades.

Impacto ambiental, utilização dos recursos minerais e os impactos causados na sociedade também são tópicos frequentes entre as questões mais cobradas no Enem.

Estudar os recursos hídricos e o aproveitamento correto das bacias hidrográficas pela população brasileira, mudanças climáticas, efeito estufa e o impacto da poluição no planeta também é muito importante.

Além disso, é preciso estudar a nova ordem internacional, sustentabilidade, classificação climática, características do território e da vegetação brasileira. Também é importante saber quais são os principais domínios vegetais do mundo.

Representação espacial 

Ao estudar representação espacial é importante saber quais são as tecnologias mais utilizadas na área. Também é preciso interpretar gráficos, mapas físicos, políticos e geográficos das diferentes regiões do mundo.

Quais são os conteúdos mais cobrados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias?

As questões mais cobradas no Enem sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias abordam os seguintes temas:

História

Para fazer uma boa prova de história é preciso conhecer bem todos os pormenores da Segunda Guerra Mundial e o Segundo Reinado, pois esses são os temas mais cobrados. A Era Vargas,  Governos Democráticos e a República Velha são temas que também aparecem em muitas questões.

Geografia

A maior parte das questões de geografia aborda mudanças ambientais, a urbanização e o clima. A globalização também é um tema recorrente, que aparece em quase 10% dos conteúdos cobrados.

Filosofia

Cerca de 18% das questões de filosofia abordam Aristóteles e a escola helenística. Outros 17% cobram racionalismo moderno. Escola sofística, Sócrates, Platão, Escola de Frankfurt e Filosofia Contemporânea também são temas que se destacam entre as questões mais cobradas no Enem na prova de filosofia.

Sociologia

Ao estudar para as questões mais cobradas no Enem na prova de sociologia, foque em conteúdos contemporâneos. Esse assunto representa 28% das questões. Cidadania, cultura, educação, política, poder e estado são outros tópicos bastante cobrados.

E as questões mais cobradas no Enem na prova de  Ciências da Natureza e suas Tecnologias? Quais são?

Para se preparar para a prova de ciências da Natureza e suas Tecnologias, não deixe de estudar os seguintes conteúdos:

Física

Para a prova de física é importante dominar: oscilações, ondas, ótica e radiação. As questões mais cobradas do Enem também abordam os seguintes temas: lentes, espelhos, pulsos, propagação, reflexão e refração.

Você também tem que estudar a propagação das ondas em diferentes meios. 

Conhecimentos básicos

Entre os tópicos mais cobrados na parte de conhecimentos básicos de física destacam-se a representação de grandezas, vetores, gráficos, escalas e as operações básicas com esses elementos.

Movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas 

Entre as questões mais cobradas no Enem também é importante estudar as grandezas fundamentais, força, movimento, descrição matemática e gráfica.

Outros conteúdos cobrados são: inércia, dinâmica, movimento linear, força, variação, forças internas, Leis de Newton, torque, atrito e os diagramas que tratam desses temas.

Claro, também é importante resolver questões sobre força centrípeta, hidrostática, empuxo e os Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin.

Fenômenos elétricos e magnéticos 

Ao estudar esse tópico, foque em carga, corrente, campo magnético, superfícies equipotenciais, blindagem, resistência, Lei de Coulomb, medidores, representação gráfica circuitos, símbolos e campo terrestre.

Mecânica

Ao estudar mecânica, treine fazendo muitas questões sobre Leis de Kepler, evolução, origem do universo e gravitação universal. Movimento dos corpos celestes também é um tópico importante.

Calor e fenômenos térmicos

Saber o que é equilíbrio térmico, calor e temperatura é fundamental para quem vai prestar o Enem. Também é importante conhecer os fenômenos térmicos que acontecem no nosso cotidiano e os fenômenos climáticos. 

Energia, trabalho e potência

Outro tópico que merece destaque entre as questões mais cobradas no Enem abordam o conceito de energia potencial e cinética, mecânica e dissipação.

Claro, também é preciso estudar força gravitacional, forças dissipativas e conservativas.

Quais são os tópicos mais cobrados na prova de física?

Na prova de física, o conteúdo mais cobrado é acústica, com 11% das questões. Energia, trabalho e potência representam 16% do conteúdo cobrado. Resistores, ótica geométrica, impulso, quantidade de movimento e calorimetria são assuntos que caem em 5,5% da prova. 

E a Química?

Outra disciplina que merece atenção é a química. Entre as questões mais cobradas no Enem vale destacar compostos orgânicos, compostos hidrogenados, macromoléculas, polímeros, borracha, proteínas, enzimas, amido e glicose.

Transformações químicas

Nesse tópico é preciso estudar, reações químicas, fórmulas, massa, volume e mol. Muitas questões cobradas no Enem focam em cálculos estequiométricos e na constante de Avogadro. 

Energias químicas

Ao estudar para esse tópico foque no impacto ambiental das energias fósseis e nas vantagens e desvantagens da energia nuclear. Entre as questões mais cobradas no Enem também vale destacar tópicos sobre petróleo, carvão, madeira, hulha e gás natural. 

Propriedades dos materiais

As questões sobre propriedades dos materiais focam em métodos de separação, misturas, ligações metálicas, substância iônicas e polaridade das moléculas. 

Também é importante conhecer as propriedades dos ácidos e bases.

Transformação química

Nesse tópico, foque em entalpia, Lei de Hess, reação de oxi redução, pilha, eletrólise e leis de Faraday. Outras questões cobradas no Enem abordam transformação química, reação de oxirredução, fissão ou fusão nuclear e desintegração radioativa e radioisótopos.

Transformação química e equilíbrio

Ao estudar essa parte da matéria, foque na constante de equilíbrio, sais, solubilidade, hidrólise e fatores que alteram o equilíbrio químico.

Relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente

Outro tópico importante para quem vai fazer a prova do Enem. Para ter uma boa pontuação nesta etapa, foque na química dos alimentos, produção de substâncias industriais, mineração e metalurgia. Também é importante estudar a poluição atmosférica e o tratamento de água.

Água

Nesse tópico, vale se concentrar na estrutura e propriedades da água, sistemas, soluções, solubilidade e classificação e nomenclatura.

Muitas das questões mais cobradas no Enem abordam os conceitos de ácido, base e as principais propriedades desses materiais. 

Transformações químicas 

Nesse tópico, é importante estudar modelo corpuscular, natureza da matéria, número atômico, massa, reações químicas e equação dos gases. As questões mais cobradas no Enem também abordam reações químicas e velocidade das reações.

Quais são os conteúdos mais cobrados na prova de química?

Ligações químicas, polaridade e forças representam 13% das provas. Os outros assuntos mais abordados são reações orgânicas, compostos, eletroquímica e leis ponderais. 

E sobre Biologia?

Ecologia

Ao estudar ecologia foque em teia alimentar, ciclos biogeoquímicos, problemas ambientais, conservação da biodiversidade e legislação ambiental. 

Moléculas, células e tecidos

Quando o assunto é moléculas, estude metabolismo celular, biotecnologia, genética, células tronco e estruturas celulares.

Também é importante focar na hereditariedade, funcionamento do corpo humano, grupos sanguíneos e diversidade biológica.

Outros tópicos importantes são: organização dos seres vivos, ciclo de vida, funções vitais, evolução humana e biotecnologia.

Origem e evolução da vida 

A origem da vida, da Terra e do Universo também são alguns dos temas mais cobrados no Enem. Além disso, é importante resolver questões sobre teoria evolutiva de Charles Darwin e sobre seleção artificial. 

Quais são os conteúdos mais cobrados na prova de biologia?

Sistema imunitário, ecossistema e ecologia são os temas mais cobrados na prova de biologia. 

E a Matemática? 

Ao estudar matemática foque nas operações de conjuntos numéricos, relações matemáticas e no princípio da contagem. Já na parte de conhecimentos geométricos, vale focar em figuras planas e espaciais.

Outros tópicos importantes são: teorema de Tales, trigonometria, relações métricas nos triângulos e circunferências.

Estatística e probabilidade

As questões mais cobradas do Enem sobre estatística e contabilidade abordam média, moda e mediana. Também vale estudar probabilidade, desvios e variância.

Conhecimentos algébricos e geométricos

Para estudar esse tópico, foque em questões sobre plano cartesiano, sistemas de equações, circunferência, retas e paralelismo.

Quais os tópicos mais cobrados nessa disciplina?

A maior parte das questões matemáticas é sobre problemas de 1º e 2º graus, porcentagem, matemática financeira, grandezas proporcionais e médias algébricas.

Gostou desse conteúdo sobre as questões mais cobradas no Enem? Então, aproveite para descobrir quantos exercícios fazer por dia para ter uma boa classificação?

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF