Veja como se preparar para o Enem e outros vestibulares em 2022

Dicas de Estudo Enem 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou as datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022: 13 e 20 de novembro de 2022.

 

Se você pretende se inscrever, saiba que quanto antes você começar a sua preparação, melhor será o seu desempenho na prova. Ah! E isso também vale para os outros vestibulares que serão aplicados ao longo do ano.

E com tantos conteúdos que são cobrados nesses processos seletivos, é comum ficar um pouco perdido sobre o que estudar no início de ano, em que nem todas as bancas divulgaram o manual do candidato e nem mesmo a lista de livros obrigatórios. Mas calma, abaixo separamos algumas dicas dadas normalmente em cursinhos pré-vestibular:

 

Como se preparar para o Enem 2022 e outros vestibulares?

A preparação para o vestibular exige muita disciplina e dedicação. O equilíbrio emocional também conta muito nessa hora, principalmente para os estudantes que fizeram as provas em anos anteriores, mas não foram aprovados. 

Por isso, o planejamento e a organização são os pontos fundamentais em toda essa jornada de estudos.

Para os alunos que já fizeram provas de Enem e vestibular em outros anos, a dica éolhar o seu desempenho em cada disciplina, pois assim saberá qual a matéria/conteúdo que precisa estudar mais, verificar o que faltou para sua aprovação e a partir daí montar uma grade de estudos”.

Para os estudantes que vão fazer a prova pela primeira vez, o conselho é olhar para os resultados do ensino médio, identificar as potencialidades e os pontos a melhorar, só assim o planejamento será bem sucedido.

Uma das coisas mais importantes nessa fase é o planejamento. “Você não pode priorizar uma única disciplina, você tem que estudar todas as áreas do conhecimento e distribuir isso na sua grade semanal de estudos”. 

A recomendação é que os alunos procurem um apoio, como cursinho pré-vestibular ou materiais voltados para as provas de vestibular e Enem. Assim, os estudantes conseguem ter uma preparação mais focada e direcionada para as provas.

Como fazer um bom planejamento de estudos?

Depois de identificar os pontos que precisam ser melhor trabalhados, é hora de partir para o planejamento, é necessário dedicação para manter uma rotina de estudos diário, como aulas aos sábados e simulados nos fins de semana, e o foco deve estar em priorizar os estudos dentre qualquer outra atividade.

Veja alguns pontos que sugerimos para uma boa preparação:

Dicas para arrasar na preparação para o Enem 2022 e outros vestibulares.

Em meio a tanto foco e dedicação, alguns os alunos esquecem que é essencial equilibrar os estudos com momentos de descontração, lazer e cuidados com a saúde física e mental. Aliando todos esses pontos, com certeza o aluno vai se sentir mais confiante e preparado para mandar bem nas provas.

Veja os tópicos mais importantes que merecem a atenção do vestibulando:

Dicas de filmes para se preparar para o Enem 2022 e outros vestibulares

Que tal unir momentos de lazer com aprendizado? 

Acreditamos que filmes com temática histórica e livros de romances, presentes em listas de vestibulares, são uma boa pedida para o aluno equilibrar esses dois pontos.

E seguindo a mesma ideia de lazer com o ensino, listamos alguns podcasts e filmes para ajudar os estudantes nessa preparação de início de ano. Confira:

Podcasts:

 

Filmes:

 

Sob a pata do boi: fala sobre a questão da pecuária e o agronegócio no país. O filme aborda o conflito entre o avanço da pecuária sobre a área verde no Brasil e sobre o percentual de floresta que virou pastagem.

sob a pata do boi
Foto: Material de divulgação

 

Indústria Americana: o documentário fala sobre a presença chinesa na economia norte-americana e da relação de trabalho entre chineses e americanos. É uma obra de 2019 e está disponível na Netflix.

indústria americana
Foto: Material de divulgação

 

Infiltrado na Klan: trata-se de uma história real de um detetive negro que se infiltra na milícia racista. Então aborda a questão do conflito racial nos EUA e discute também sobre uma reação da população branca contra a conquista de direitos civis.

infiltrado na klan
Foto: Material de divulgação

 

Manual do Enem

E aí, ficou animado para iniciar os estudos? Para te ajudar nessa preparação, também indicamos o Manual do Enem, uma plataforma gratuita com todos os conteúdos que são cobrados no Enem e outros vestibulares, são mais de mil tópicos disponíveis!

Você encontra materiais de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História Geral, História do Brasil, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química, Redação e Sociologia. Além de alguns conteúdos extras como Biografias e Conhecimento Geral.

E, depois de fazer sua prova, confira também o Simulador de Nota de Corte, que com sua nota do Enem te ajuda a encontrar as melhores opções de cursos e faculdades pelo Sisu, Prouni e Fies.

Conteúdos relacionados:

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF