Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ACAFE | Gabarito e resoluções

1-15 de 24chevron right center
Questão
2018Química

(ACAFE - 2018) Considere as semi-reaes a seguir, nas condies padro. O2(g) + 4 H+ + 4 e- 2 H2O E0 = 1,23V Br2(l) + 2e- 2 Br-(aq) E0 = 1,07V Considere a pilha eletroqumica representada a seguir, nas condies padro. O2(g) + 4 H+ + 4Br-(aq) 2 H2O + 2 Br2(l) Baseado nas informaes fornecidas e nos conceitos qumicos, assinale a alternativa correta que contm o E0 dessa pilha eletroqumica nas condies abordadas.

Questão
2017Química

(Acafe 2017) Recentemente uma grande fabricante de produtos eletrônicos anunciou o recall de um de seus produtos, pois estes apresentavam problemas em suas baterias do tipo íons lítio. Considere a ilustração esquemática dos processos eletroquímicos que ocorrem nas baterias de íons lítio retirada do artigo Pilhas e Baterias: Funcionamento e Impacto Ambiental, da revista Química Nova na Escola, número 11, 2000, página 8. semi reação anódica (descarga da bateria): semirreação catódica (descarga da bateria): Analise as afirmações a seguir. I.Durante a descarga da bateria, os íons lítio se movem no sentido do ânodo para o cátodo. II.A reação global para a descarga da bateria pode ser representada por: III.Durante a descarga da bateria, no cátodo, o cobalto sofre oxidação na estrutura do óxido, provocando a entrada de íons lítio em sua estrutura. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017Química

(Acafe 2017) Uma cuba eletrolítica com eletrodos de alumínio contendo solução aquosa de nitrato de alumínio (1,0 mol/L)foi ligada em série com outra provida de eletrodos de níquel contendo solução aquosa de nitrato de níquel II (1,0 mol/L).Esse conjunto de cubas em série foi ligado em uma fonte durante um certo intervalo de tempo. Nesse intervalo, um dos eletrodos de níquel teve um aumento de massa de 4,4 g.Ao mesmo tempo, houve um aumento da massa em um dos eletrodos da outra célula. Dados: Assinale a alternativa que contém o valor desse aumento de massa.

Questão
2017Química

Baseado nos conceitos sobre os gases, analise as afirmações a seguir. I. A densidade de um gás diminui à medida que ele é aquecido sob pressão constante. II. A densidade de um gás não varia à medida que este é aquecido sob volume constante. III. Quando uma amostra de gás é aquecida sob pressão constante é verificado o aumento do seu volume e a energia cinética média de suas moléculas mantém-se constante. Todas as afirmações corretas estão em:

Questão
2017Química

(Acafe 2017) Baseado nos conceitos sobre funçőes químicas inorgânicas, analise as afirmaçőes a seguir. O ácido fosforoso possui 3 hidrogęnios ionizáveis Os nomes dos seguintes ânions ClO-, NO2-, CrO42-, P2O74-são, respectivamente: hipoclorito, nitrito cromato e pirofosfato. Água régia corresponde a uma mistura de 3 partes de ácido nítrico para 1 parte de ácido clorídrico. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017Química

(Acafe 2017) Considere os seguintes equilíbrios químicos hipotéticos e suas respectivas constantes de equilíbrio (K) sob temperatura de 400 K. Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos, assinale a alternativa que melhor representa o valor de KIV:

Questão
2017Química

Baseado nos conceitos sobre os gases analise as afirmações a seguir. I. Doze gramas de gás hélio ocupam o mesmo volume que 48 g de gás metano, ambos nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP). II. Em um sistema fechado para proporcionar um aumento na pressão de uma amostra de gás numa transformação isotérmica é necessário diminuir o volume desse gás. III. Em um recipiente fechado existe 1 mol do gás A mais uma certa quantidade moldo gás B, sendo que a pressão total no interior do recipiente é 6 atm.Se a pressão parcial do gás A no interior do recipiente é 2 atm a quantidade do gás B é 3 mol. Dados: C : 12 g/mol; H : 1 g/mol; He : 4 g/mol Assinale a alternativa correta.

Questão
2017Química

(Acafe 2017) Considere os seguintes equilíbrios químicos hipotéticos e suas respectivas constantes de equilíbrio (K) sob temperatura de 400K. Assinale a alternativa que melhor representa o valor de KIII:

Questão
2016Química

(Acafe 2016) Considere os trechos retirados da portaria número 2914, de 11 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Art. 30, 1: [] o valor máximo permitido de turbidez é 5,0 uT em toda a extensão dosistema de distribuição (reservatório e rede) [...]. Art. 38: [] Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem 0,5 Bq / Lparaatividade alfa total e1,0 Bq / Lpara beta total. [...]. Art. 39, 1: [] Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de6,0 a 9,5 [...]. Art. 39, 4, inc. III: [] Recomenda-se que, no sistema de distribuição, as concentrações de íons ferro e manganês não ultrapassem 2,4 e 0,4 mg / L, respectivamente [...]. Um automóvel do tipo zero quilômetro contém a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) mostrada a seguir Dados: Considerar os valores do litro da gasolina e etanol respectivamente: R$ 3,40 e R$ 2,50. Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir. I. Nas condições abordadas é mais vantajoso financeiramente utilizar a gasolina como combustível, seja o veículo utilizado na cidade ou na estrada. II. O etanol é uma substância polar possuindo um grupo hidroxila. III. A gasolina é constituída, em sua maioria, por hidrocarbonetos. IV. Em termos de poluição ambiental por CO2o etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar) é menos poluente que a gasolina. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016Química

(ACAFE - 2016) Para resolver a questo considere o texto retirado do website da Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP). [...] Junho de 2003. Um erro em uma indstria farmacutica provoca intoxicao em dezenas de pessoas. H uma morte confirmada e outras 15 suspeitas. A causa: um veneno chamado carbonato de brio. O Celobar, medicamento que causou a tragdia, deveria conter somente sulfato de brio. Mas, na tentativa de transformar o carbonato em sulfato, algum erro fez com que quase 15% da massa do Celobar comercializado fosse de carbonato de brio. Pacientes tomam sulfato de brio para que os rgos de seu sistema digestrio fiquem visveis nas radiografias. o chamado contraste. O problema que os ons brio so muito txicos. Quando absorvidos causam vmito, clicas, diarreia, tremores, convulses e at a morte. Cerca de 0,5 g dose fatal. Mas, se a toxicidade do brio, por que o sulfato de brio no perigoso e o carbonato de brio sim? que o sulfato de brio praticamente no se dissolve na gua. Sua solubilidade em gua de apenas 1,0 x 10-5 mol/L (sob temperatura de 25C). O que os pacientes ingerem uma suspenso aquosa desse sal em que a maior parte dele no est dissolvida. Sem dissoluo, no h, praticamente, dissociao do sal. por isso que os ons brio no so liberados para serem absorvidos pelo organismo. No h perigo. Ainda assim, s para garantir, essa suspenso costuma ser preparada em uma soluo de sulfato de potssio, um sal bastante solvel em gua. A funo desse sal aumentar a concentrao de ons sulfato. Desse modo, o equilbrio da dissociao do sal bem deslocado para a esquerda, diminuindo ainda mais a presena de ons brio na suspenso. Com o carbonato de brio diferente. Apesar de pouco solvel em gua, ele reage com o cido clordrico do nosso estmago formando um sal solvel, o cloreto de brio. Ao se dissolver, esse sal se dissocia, liberando ons brio para o organismo. O corpo absorve esses ons, e a intoxicao acontece. Triste saber que uma simples gota de cido clordrico, misturada ao Celobar, teria evitado a tragdia. Essa gota produziria bolhas de gs carbnico, o que evidenciaria a presena do veneno no medicamento [...]. http://www2.unifesp.br/reitoria/residuos//curiosidades/casocelobar (data do acesso: 12/04/2016). Baseado nas informaes fornecidas e nos conceitos qumicos assinale a alternativa que contm as frmulas das respectivas espcies qumicas: carbonato de brio, sulfato de brio, sulfato de potssio, cloreto de brio, cido clordrico e gs carbnico.

Questão
2016Química

O cloreto de potássio é um sal que adicionado ao cloreto de sódio é vendido comercialmente como sal light, com baixo teor de sódio. Dezoito gramas de cloreto de potássio estão dissolvidos em 200 g de água e armazenados em um frasco aberto sob temperatura constante de 60C. Dados: Considere a solubilidade do cloreto de potássio a 60C igual a 45 g/100 g de água. Qual a massa mínima e aproximada de água que deve ser evaporada para iniciar a cristalização do soluto?

Questão
2016Química

(Acafe 2016) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Para resolver a(s) questão(ões) a seguir considere o texto retirado do website da UniversidadeFederal de São Paulo (UNIFESP). [...] Junho de 2003. Um erro em uma indústria farmacêutica provoca intoxicação emdezenas de pessoas. Há uma morte confirmada e outras 15 suspeitas. A causa: um venenochamado carbonato de bário. O Celobar, medicamento que causou a tragédia, deveria contersomente sulfato de bário. Mas, na tentativa de transformar o carbonato em sulfato, algum errofez com que quase 15% da massa do Celobar comercializado fosse de carbonato de bário. Pacientes tomam sulfato de bário para que os órgãos de seu sistema digestório fiquemvisíveis nas radiografias. É o chamado contraste. O problema é que os íons bário são muitotóxicos. Quando absorvidos causam vômito, cólicas, diarreia, tremores, convulsões e até amorte. Cerca de 0,5 g é dose fatal. Mas, se a toxicidade é do bário, por que o sulfato de bárionão é perigoso e o carbonato de bário sim? É que o sulfato de bário praticamente não se dissolve na água. Sua solubilidade emágua é de apenas 1,0 10-5mol/L (sob temperatura de 25 C). O que os pacientes ingerem éuma suspensão aquosa desse sal em que a maior parte dele não está dissolvida. Semdissolução, não há, praticamente, dissociação do sal. É por isso que os íons bário não sãoliberados para serem absorvidos pelo organismo. Não há perigo. Ainda assim, só para garantir, essa suspensão costuma ser preparada em umasolução de sulfato de potássio, um sal bastante solúvel em água. A função desse sal éaumentar a concentração de íons sulfato. Desse modo, o equilíbrio da dissociação do sal ébem deslocado para a esquerda, diminuindo ainda mais a presença de íons bário nasuspensão. Com o carbonato de bário é diferente. Apesar de pouco solúvel em água, ele reagecom o ácido clorídrico do nosso estômago formando um sal solúvel, o cloreto de bário. Ao sedissolver, esse sal se dissocia, liberando íons bário para o organismo. O corpo absorve essesíons, e a intoxicação acontece. Triste é saber que uma simples gota de ácido clorídrico,misturada ao Celobar, teria evitado a tragédia. Essa gota produziria bolhas de gás carbônico, oque evidenciaria a presença do veneno no medicamento [...]. http://www2.unifesp.br/reitoria/residuos//curiosidades/casocelobar (data do acesso: 12/04/2016). Uma amostra de 1,000 g de carbonato de bário foi analisada. Utilizando-sede técnicas apropriadas foram necessários 8,0 mL de ácido clorídrico padronizado naconcentração 1,00 mol/L para reagir completamente com esse sal. Assinale a alternativa que contém a pureza dessa amostra em % (m/m). Dados: Ba : 137,3 g/mol; O : 16 g/mol; C : 12 g/mol.

Questão
2016Química

(ACAFE - 2016) O benzeno um hidrocarboneto aromtico que pode ser usado nas refinarias de petrleo e nas indstrias de lcool anidro. Baseado nas informaes fornecidas e nos conceitos qumicos, assinale a alternativa que contm a energia liberada (em mdulo) na combusto completa de 156 gde benzeno, nas condies padro. Dados: Entalpias de formao nas condies padro: C6H6(l): 49,0 kJ/mol ; CO2(g): -393,5 kJ/mol ;H2O(l): -285,8 kJ/mol Massas molares C = 12 g/mol ; H = 1g/mol.

Questão
2016Química

(Acafe 2016) No jornal Folha de São Paulo, de 23 de junho de 2015, foi publicada uma reportagem sobre a formação de espuma branca no rio Tietê: [...] a formação de espuma está associada à baixa vazão da água e à presença de esgoto doméstico não tratado. A falta de oxigênio na água dificulta a degradação de detergente doméstico []. Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir. O detergente é uma substância anfipática. O complexo formado entre detergente, óleo e água pode ser chamado de micela. O oxigênio é uma molécula apolar formada por uma ligação covalente do tipo sigma ( ) e outro do tipo pi ( ). A espuma branca formada pode ser classificada de coloide. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016Química

(Acafe 2016) Considere os trechos retirados da portaria número 2914, de 11 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Art. 30, 1: [] o valor máximo permitido de turbidez é 5,0 uT em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) [...]. Art. 38: [] Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem0,5 Bq / L para atividade alfa total e 1,0 Bq / L para beta total. [...]. Art. 39, 1: [] Recomenda-se que, no sistema de distribuição, opH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5 [...]. Art. 39, 4, inc. III: [] Recomenda-se que, no sistema de distribuição, as concentrações de íons ferro e manganês não ultrapassem 2,4 e 0,4 mg / L, respectivamente [...]. Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir. I. Pela legislação, em um litro de amostra de água, o número máximo de desintegração por segundo do tipo alfa total é igual à metade da desintegração por segundo do tipo beta total. II. Em uma reação nuclear, a velocidade do processo não depende da pressão, temperatura e de catalisadores. III. A partícula alfa é equivalente ao núcleo do hélio, assim como a partícula beta é equivalente a um elétron. IV. O poder de penetração das emissões radioativas do tipo beta é maior que o tipo alfa. Dado: 1Bq=1 desintegração/segundo Assinale a alternativa correta.

1-15 de 24chevron right center