Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - ENEM 2000 | Gabarito e resoluções

1-2 de 2
Questão
2000FilosofiaSociologia

(ENEM- 2000)O texto abaixo, de John Locke (1632-1704), revela algumas caractersticas de uma determinada corrente de pensamento. Se o homem no estado de natureza to livre, conforme dissemos, se senhor absoluto dasua prpria pessoa e posses, igual ao maior e a ningum sujeito, por que abrir ele mo dessa liberdade, por que abandonar o seu imprio e sujeitar-se- ao domnio e controle de qualquer outro poder? Ao que bvio responder que, embora no estado natureza tenha tal direito, a utilizao do mesmo muito incerta e est constantemente exposto invaso de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justia, o proveito da propriedade que possui nesse estado muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstncias obrigam-no abandonar uma condio que, embora livre, est cheia de temores e perigos constantes; e no sem razo que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros esto j unidos, ou pretendem unir-se, para a mtua conservao da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade. (Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1991) Analisando o texto, podemos concluir que se trata de um pensamento:

Questão
2000Sociologia

(ENEM 2000) Em 1999, o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatrio do Desenvolvimento Humano, do qual foi extrado o trecho abaixo. [] Nos ltimos anos da dcada de 1990, o quinto da populao mundial que vive nos pases de renda mais elevada tinha: 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportaes mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefnicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexes com a lnternet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distncia da renda do quinto da populao mundial que vive nos pases mais pobres que era de 30 para 1, em 1960 passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997. De acordo com esse trecho do relatrio, o cenrio do desenvolvimento humano mundial, nas ltimas dcadas, foi caracterizado pela:

1-2 de 2