Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - ENEM 2005 | Gabarito e resoluções

1-8 de 8
Questão
2005Português

(ENEM - 2005) A situao abordada na tira torna explcita a contradio entre a:

Questão
2005Português

(Enem/2005) As tiras ironizam uma clebre fbula e a conduta dos governantes. Tendo como referncia o estado atual dos pases perifricos, pode-se afirmar que nessas histrias est contida a seguinte ideia:

Questão
2005Português

(ENEM-2005) As dimensões continentais do Brasil são objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema: (....) Que importa que uns falem mole descansado Que os cariocas arranhem os erres na garganta Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais? Que tem se o quinhentos réis meridional Vira cinco tostões do Rio pro Norte? Junto formamos este assombro de misérias e grandezas, Brasil, nome de vegetal! (....) (Mário de Andrade. Poesias completas. 6. ed. São Paulo:Martins Editora, 1980.) ____________________________________________________________________________________________________________________________________ O texto poético ora reproduzido trata das diferenças brasileiras no âmbito

Questão
2005Português

(ENEM/2005) Texto 1 - AUTO-RETRATO Provinciano que nunca soube Escolher bem uma gravata; Pernambucano a quem repugna A faca do pernambucano; Poeta ruim que na arte da prosa Envelheceu na infância da arte, E até mesmo escrevendo crônicas Ficou cronista de província; Arquiteto falhado, músico Falhado (engoliu um dia Um piano, mas o teclado Ficou de fora); sem família, Religião ou filosofia; Mal tendo a inquietação de espírito Que vem do sobrenatural, E em matéria de profissão Um tísico* profissional. (Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1983. p. 395.) (*) tísico = tuberculoso Texto 2 - POEMA DE SETE FACES Quando eu nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos. (....) Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu não era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo mais vasto é o meu coração. (Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 53.) Esses poemas têm em comum o fato de

Questão
2005Português

(ENEM 2005) Leia estes textos. Texto 1 (QUINO. O mundo da Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 3) Texto 2 Sonho Impossvel Sonhar Mais um sonho impossvel Lutar Quando fcil ceder Vencer o inimigo invencvel Negar quando a regra vender Sofrer a tortura implacvel Romper a incabvel priso Voar num limite improvvel Tocar o inacessvel cho minha lei, minha questo Virar esse mundo Cravar esse cho No me importa saber Se terrvel demais Quantas guerras terei que vencer Por um pouco de paz E amanh se esse cho que eu beijei For meu leito e perdo Vou saber que valeu delirar E morrer de paixo E assim, seja l como for Vai ter fim a infinita aflio E o mundo vai ver uma flor Brotar do impossvel cho. (J. Darione M. Leigh Verso de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.) A tirinha e a cano apresentam uma reflexo sobre o futuro da humanidade. correto concluir que os dois textos:

Questão
2005Português

(ENEM - 2005) Cndido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do sculo XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros. 1. 2. 3. 4. Sobre a temtica dos Retirantes, Portinari tambm escreveu o seguinte poema: (.) Os retirantes vm vindo com trouxas e embrulhos Vm das terras secas e escuras; pedregulhos Doloridos como fagulhas de carvo aceso Corpos disformes, uns panos sujos, Rasgados e sem cor, dependurados Homens de enorme ventre bojudo Mulheres com trouxas cadas para o lado Panudas, carregando ao colo um garoto Choramingando, remelento (.) (Cndido Portinari.Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.) Das quatro obras reproduzidas, assinale aquelas que abordam a problemtica que tema do poema.

Questão
2005Português

(ENEM 2005) Leia o texto e examine a ilustração: Óbito do autor (.) expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que choviapeneiravauma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova:Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isto é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado. (.) (Adaptado. Machado de Assis.Memórias póstumas de Brás Cubas. Ilustrado por Cândido Portinari. Rio de Janeiro: Cem Bibliófilos do Brasil, 1943. p.1.) Compare o texto de Machado de Assis com a ilustração de Portinari. É correto afirmar que a ilustração do pintor:

Questão
2005Português

(ENEM 2005) A DANÇA E A ALMA A DANÇA? Não é movimento, súbito gesto musical. É concentração, num momento, da humana graça natural. No solo não, no éter pairamos, nele amaríamos ficar. A dança não vento nos ramos: seiva, força, perene estar. Um estar entre céu e chão, novo domínio conquistado, onde busque nossa paixão libertar-se por todo lado Onde a alma possa descrever suas mais divinas parábolas sem fugir à forma do ser, por sobre o mistério das fábulas. (Carlos Drummond de Andrade.Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 366.) A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema é:

1-8 de 8