Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - ENEM 2007 | Gabarito e resoluções

1-8 de 8
Questão
2007História

(ENEM - 2007) Aps a Independncia, integramo-nos como exportadores de produtos primrios diviso internacional do trabalho, estruturada ao redor da Gr-Bretanha. O Brasil especializou-se na produo, com brao escravo importado da frica, de plantas tropicais para a Europa e a Amrica do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. ramos um pas essencialmente agrcola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. No se poderia confiar a trabalhadores forados outros instrumentos de produo que os mais toscos e baratos. O atraso econmico forou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padro de vida civilizado, marca que distinguia as classes cultas e naturalmente dominantes do povaru primitivo e miservel. (...) E de fora vinham tambm os capitais que permitiam iniciar a construo de uma infraestrutura de servios urbanos, de energia, transportes e comunicaes. Paul Singer. Evoluo da economia e vinculao internacional. In: I. Sachs; J. Willheim; P. S. Pinheiro (Orgs.). Brasil: um sculo de transformaes. So Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80. Levando-se em considerao as afirmaes anteriores, relativas estrutura econmica do Brasil por ocasio da independncia poltica (1822), correto afirmar que o pas

Questão
2007História

(ENEM - 2007) Considerando a linha do tempo acima e o processo de abolio da escravatura no Brasil, assinale a opo correta.

Questão
2007História

(ENEM - 2007) So Paulo, 18 de agosto de 1929. Carlos [Drummond de Andrade], Achei graa e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getlio Vargas - Joo Pessoa. . Mas veja como estamos... trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de voc. (...). Eu... eu contemplo numa torcida apenas simptica a candidatura Getlio Vargas, que antes desejara tanto. Mas pra mim, presentemente, essa candidatura (nica aceitvel, est claro) fica manchada por essas pazes fraglimas de governistas mineiros, gachos, paraibanos (...), com democrticos paulistas (que pararam de atacar o Bernardes) e oposicionistas cariocas e gachos. Tudo isso no me entristece. Continuo reconhecendo a existncia de males necessrios, porm me afasta do meu pas e da candidatura Getlio Vargas. Repito: nica aceitvel. Mrio [de Andrade] (Renato Lemos. Bem traadas linhas: a histria do Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 305.) Acerca da crise poltica ocorrida em fins da Primeira Repblica, a carta do paulista Mrio de Andrade ao mineiro Carlos Drummond de Andrade revela

Questão
2007História

(Enem 2007) Em 4 de julho de 1776, as treze colnias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da Amrica (EUA) declaravam sua independncia e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a poca, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienveis: o direito vida, liberdade e busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionrios que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na Frana. Emlia Viotti da Costa. Apresentao da coleo. In: Wladimir Pomar. Revoluo Chinesa. So Paulo: UNESP, 2003 (com adaptaes). Considerando o texto acima, acerca da independncia dos EUA e da Revoluo Francesa, assinale a opo correta.

Questão
2007História

(Enem 2007) A identidade negra no surge da tomada de conscincia de uma diferena de pigmentao ou de uma diferena biolgica entre populaes negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histrico que comea com o descobrimento, no sculo XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho s relaes mercantilistas com a frica, ao trfico negreiro, escravido e, enfim, colonizao do continente africano e de seus povos. K. Munanga. Algumas consideraes sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educao: reflexes e experincias. Braslia: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37. Com relao ao assunto tratado no texto, correto afirmar que

Questão
2007História

(ENEM -2007) William James Herschel, coletor do governo ingls, iniciou na ndia seus estudos sobre as impresses digitais que firmavam com o governo. Essas impresses serviam de assinatura. Aplicou-as, ento, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prises inglesas, na ndia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro ingls, mdico de hospital em Tquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando impresses digitais em peas de cermica pr-histrica japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um criminoso pela identificao das linhas papilares e preconizou uma tcnica para a tomada de impresses digitais, utilizando-se de uma placa de estanho e de tinta de imprensa. Internet: (com adaptaes) Que tipo de relao orientava os esforos que levaram descoberta das impresses digitais pelos ingleses e, posteriormente, sua utilizao nos dois pases asiticos?

Questão
2007História

(Enem - 2007) A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que um patrimnio cultural brasileiro, expressa

Questão
2007História

(Enem 2007) Em 1947, a Organizao das Naes Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criao de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa rabe em aceitar a deciso conduziu ao primeiro conflito entre Israel e pases rabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da deciso egpcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Pennsula do Sinai. O terceiro conflito rabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitria de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdo), foras egpcias e srias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A interveno americano-sovitica imps o cessar-fogo, concludo em 22 de outubro. A partir do texto acima, assinale a opo correta.

1-8 de 8