Questões de Física - ENEM 2013

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 15
Questão 52
2013Física

(ENEM - 2013)Em viagens de avio, solicitado aos passageiroso desligamento de todos os aparelhos cujofuncionamento envolva a emisso ou a recepo deondas eletromagnticas. O procedimento utilizadopara eliminar fontes de radiao que possam interferirnas comunicaes via rdio dos pilotos com a torrede controle. A propriedade das ondas emitidas que justifica oprocedimento adotado o fato de

Questão 61
2013Física

(ENEM - 2013)Para oferecer acessibilidade aos portadores dedificuldades de locomoo, utilizado, em nibus eautomveis, o elevador hidrulico. Nesse dispositivo usada uma bomba eltrica, para forar um fluido apassar de uma tubulao estreita para outra mais larga,e dessa forma acionar um pisto que movimenta aplataforma. Considere um elevador hidrulico cuja reada cabea do pisto seja cinco vezes maior do que area da tubulao que sai da bomba. Desprezando oatrito e considerando uma acelerao gravitacional de , deseja-se elevar uma pessoa de 65 kg em umacadeira de rodas de 15 kg sobre a plataforma de 20 kg. Qual deve ser a fora exercida pelo motor da bombasobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado comvelocidade constante?

Questão 65
2013Física

(ENEM - 2013)Uma manifestao comum das torcidas em estdiosde futebol a ola mexicana. Os espectadores de umalinha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de p e se sentam, sincronizados com os da linhaadjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadoresdo estdio, formando uma onda progressiva, conformeilustrao. Calcula-se que a velocidade de propagao dessaonda humana 45 km/h, e que cada perodo deoscilao contm 16 pessoas, que se levantam e sentamorganizadamente e distanciadas entre si por 80 cm. Nessa ola mexicana, a frequncia da onda, em hertz, um valor mais prximo de

Questão 82
2013Física

(ENEM - 2013)Em um piano, o D central e a prxima nota D (Dmaior) apresentam sons parecidos, mas no idnticos. possvel utilizar programas computacionais para expressar o formato dessas ondas sonoras em cada uma das situaes como apresentado nas figuras, emque esto indicados intervalos de tempo idnticos (T). A razo entre as frequncias do D central e do Dmaior de:

Questão
2013Física

(ENEM - 2013)Um circuito em série é formado por uma pilha, umalâmpada incandescente e uma chave interruptora.Ao se ligar a chave, a lâmpada acende quaseinstantaneamente, irradiando calor e luz. Popularmente,associa-se o fenômeno da irradiação de energia a umdesgaste da corrente elétrica, ao atravessar o filamentoda lâmpada, e à rapidez com que a lâmpada começaa brilhar. Essa explicação está em desacordo com omodelo clássico de corrente. De acordo com o modelo mencionado, o fato de a lâmpadaacender quase instantaneamente está relacionado àrapidez com que

Questão
2013Física

(ENEM - 2013)Um eletricista analisa o diagrama de uma instalação elétrica residencial para planejar medições de tensão ecorrente em uma cozinha. Nesse ambiente existem uma geladeira (G), uma tomada (T) e uma lâmpada (L), conformea figura. O eletricista deseja medir a tensão elétrica aplicada à geladeira, a corrente total e a corrente na lâmpada.Para isso, ele dispõe de um voltímetro (V) e dois amperímetros (A). Para realizar essas medidas, o esquema da ligação desses instrumentos está representado em:

Questão
2013Física

(ENEM - 2013) Para serrar ossos e carnes congeladas, umaçougueiro utiliza uma serra de fita que possui três poliase um motor. O equipamento pode ser montado de duasformas diferentes, P e Q. Por questão de segurança, énecessário que a serra possua menor velocidade linear. Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual ajustificativa desta opção?

Questão
2013FísicaQuímica

(ENEM - 2013) Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termmetro. No ponto mdio da distncia entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lmpada incandescente. Em seguida a lmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas: a) enquanto a lmpada permaneceu acesa e b) aps a lmpada ser desligada e atingirem equilbrio trmico com o ambiente. A taxa de variao da temperatura da garrafa preta, em comparao da branca, durante todo experimento, foi

Questão
2013Física

(Enem 2013) O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevação da temperatura da água. Um chuveiro projetado para funcionar em 110V pode ser adaptado para funcionar em 220V, de modo a manter inalterada sua potência. Uma das maneiras de fazer essa adaptação é trocar a resistência do chuveiro por outra, de mesmo material e com o(a)

Questão
2013Física

(Enem 2013) Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?

Questão
2013Física

(Enem 2013) Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança. Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda?

Questão
2013Física

(Enem 2013) Desenvolve-se um dispositivo para abrir automaticamente uma porta no qual um botão, quando acionado, faz com que uma corrente elétrica i = 6A percorra uma barra condutora de comprimento L = 5cm, cujo ponto médio está preso a uma mola de constante elástica k = 5 x 10-2 N/cm. O sistema mola-condutor está imerso em um campo magnético uniforme perpendicular ao plano. Quando acionado o botão, a barra sairá da posição do equilíbrio a uma velocidade média de 5m/s e atingirá a catraca em 6 milissegundos, abrindo a porta. A intensidade do campo magnético, para que o dispositivo funcione corretamente, é de

Questão
2013Física

(Enem 2013) Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da água até 70C. No entanto, a temperatura ideal da água para um banho é de 30C. Por isso, deve-se misturar a água aquecida com a água à temperatura ambiente de um outro reservatório, que se encontra a 25C. Qual a razão entre a massa de água quente e a massa de água fria na mistura para um banho à temperatura ideal?

Questão
2013Física

(ENEM - 2013)Para realizar um experimento com uma garrafa PETcheia d ́água, perfurou-se a lateral da garrafa em trêsposições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com agarrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura. Como a pressão atmosférica interfere no escoamentoda água, nas situações com a garrafa tampada edestampada, respectivamente?

Questão
2013Física

(ENEM - 2013) Medir temperatura é fundamental em muitas aplicações,e apresentar a leitura em mostradores digitais é bastanteprático. O seu funcionamento é baseado na correspondênciaentre valores de temperatura e de diferença de potencialelétrico. Por exemplo, podemos usar o circuito elétricoapresentado, no qual o elemento sensor de temperatura ocupa um dos braços do circuito e a dependência daresistência com a temperatura é conhecida. Para um valor de temperatura em que , aleitura apresentada pelo voltímetro será de

1-15 de 15
NOVIDADES
Kuadro