Questões de Sociologia - ENEM 2014

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-4 de 4
Questão
2014Sociologia

(Enem PPL 2014) Maria da Penha Você não vai ter sossego na vida, seu moço Se me der um tapa Da dona Maria da Penha Você não escapa O bicho pegou, não tem mais a banca De dar cesta básica, amor Vacilou, tá na tranca Respeito, afinal, é bom e eu gosto [...] Não vem que eu não sou Mulher de ficar escutando esculacho Aqui o buraco é mais embaixo A nossa paixão já foi tarde [...] Se quer um conselho, não venha Com essa arrogância ferrenha Vai dar com a cara Bem na mão da Maria da Penha ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007. A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)

Questão
2014Sociologia

(Enem PPL 2014) Desde 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan) tem registrado certos bens imateriais como patrimônio cultural do país. Entre as manifestações que já ganharam esse status está o ofício das baianas do acarajé. Enfatize-se: o ofício das baianas, não a receita do acarajé. Quando uma baiana prepara o acarajé, há uma série de códigos imperceptíveis para quem olha de fora. A cor da roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no candomblé. O lphan conta que, registrando o ofício, esse e outros mundos ligados ao preparo do acarajé podem ser descortinados. KAZ, R. A diferença entre o acarajé e o sanduiche de Bauru. Revista de História da Biblioteca Nacional, n 13, out. 2006 (adaptado). De acordo com o autor, o Iphan evidencia a necessidade de se protegerem certas manifestações históricas para que continuem existindo, destacando-se nesse caso a

Questão
2014Sociologia

(ENEM - 3 APLICAÇÃO 2014) Para o sociólogo Don Slater, as pessoas compram a versão mais cara de um produto não porque tem maior valor de uso do que a versão mais barata, mas porque significa status e exclusividade; e, claro, esse status provavelmente será indicado pela etiqueta de um designer ou de uma loja de departamentos. BITTENCOURT, R. Sedução para o consumo. Revista Filosofia, n. 66, ano VI, dez. 2011. Os meios de comunicação, utilizados pelas empresas como forma de vender seus produtos, fazem parte do cotidiano social e têm por um de seus objetivos induzir as pessoas a um(a)

Questão
2014Sociologia

(Enem PPL 2014) As redes sociais tornaram-se espaços importantes de relacionamento e comunicação. A charge apresenta o impacto da internet na vida dos indivíduos quando faz referência à

NOVIDADES
Kuadro